Acessos

Fale Conosco
Tecnologia

A rede wi-fi pode estar prejudicando sua empresa

Por 8 de setembro de 2017

Conectar-se a uma rede de wi-fi pública pode trazer diversos problemas aos dispositivos, desde perde até roubo de dados. Até aí, não chega a ser novidade. Mas e quando o inimigo está dentro de casa?

Quando não tomamos algumas precauções com a nossa própria rede, podemos abrir portas para cibercriminosos dispostos a prejudicar as finanças, comprometer a eficiência ou interceptar dados importantes para o desenvolvimento da empresa.

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar a colocar algumas barreiras para minimizar riscos de ataques. Contudo, recomendamos sempre a análise, monitoramento e ferramentas de segurança oferecidos por prestadoras de serviços de T.I. confiáveis.

  • Personalize a senha

Nada de deixar a senha que veio de fábrica no aparelho roteador. Muitos criminosos têm conhecimento dessas senhas e podem assumir o controle do aparelho. Além disso, não utilize senhas de caracteres sequenciais ou palavras demasiadamente simples. Abuse de letras e números e guarde a senha em lugar seguro caso precise lembrar depois.

  • Proteja o ID

Seu roteador wireless transmite o ID da rede a todo mundo. Para evitar que essa identificação seja encontrada facilmente por hackers, desabilite a função “enable SSID Broadcast” nas configurações.

  • Atualize o firmware

Algumas vulnerabilidades do roteador são corrigidas a cada atualização. Por isso, procure as novas versões de firmware diretamente do site do fabricante. Caso tenha dúvidas na execução dessa tarefa, verifique o manual do aparelho e encontre o passo a passo que descreve a maneira ideal de atualizar a partir de uma fonte segura.

  • Proteja também os dispositivos

Não existe proteção absoluta, mas é possível dificultar (e muito) a ação de cibercriminosos. Utilize ferramentas digitais que aumentam a proteção, avaliam vulnerabilidades, atualizam programas e até melhoram o desempenho dos computadores. Caso tenha alguma dúvida, consulte a Qualiserve para conhecer as melhores práticas e serviços ideais para potencializar a T.I. da sua empresa.