5 estratégias que os CIOs podem implementar após o efeito Covid-19

A mudança de rota forçada por conta da pandemia do novo coronavírus trouxe um alerta para as empresas e para seus respectivos CIOs (ou líderes de TI) em relação ao impulsionamento das ações digitais para proporcionar a continuidade dos negócios.

O trabalho remoto é um exemplo disso e foi adotado para atender a recomendação de saúde que visa o distanciamento social, evitando a aglomeração das pessoas e, consequentemente, a propagação do vírus. Esse modelo de trabalho veio acompanhado da necessidade de mais comunicação e colaboração entre equipes, exigindo que os colaboradores estejam integrados e conectados durante todo o expediente.

A expectativa de muitos é que o regime em home office seja mantido, pois assim continuarão protegidos. Enquanto isso, os empregadores estão percebendo que não é necessário ter todos os seus funcionários em um escritório presencial para que suas atividades sejam executadas e, melhor ainda, que podem adquirir benefícios financeiros e produtivos nesse cenário.

Por isso, neste artigo, trouxemos 5 estratégias que poderão ser implementadas, ainda em 2020, pelos tomadores de decisões para que o funcionamento de suas empresas não seja comprometido nesse momento de transição do espaço físico de trabalho para o espaço virtual. Continue lendo!

 

Estratégia 1 – De olho nos dados

Decisões com base em números são muito mais assertivas, não é mesmo? Para garantir isso, incorporar o Big Data se faz essencial, pois ele permite a geração, captura e processamento contínuo de quantidades massivas de dados. Além disso, para a leitura e análise desses dados, é necessária a estratégia de Business Inteligence. A união dessas duas ferramentas tecnológicas permitirá que os empreendedores tenham acesso a indicadores de risco e interajam com diversas informações úteis para o negócio.

Estratégia 2 – Estruturação e expansão da nuvem

Criar um ambiente em nuvem que seja confiável é importante para empresas terem sucesso a longo prazo no que tange a escalabilidade e economia. Com um bom planejamento e previsão, será possível maximizar o potencial das soluções em nuvem, melhorando seu desempenho, aumentando a confiabilidade e reduzindo os custos. Se a sua empresa ainda não utiliza essa tecnologia, está perdendo grandes oportunidades. Confira tudo o que você precisa saber para realizar uma migração para nuvem bem-sucedida.

Estratégia 3 – Adesão aos serviços gerenciados

Os serviços gerenciados possibilitam que os profissionais de TI foquem apenas em questões estratégicas. Para isso, as empresas precisam contar com parceiros que disponibilizarão um time extremamente capacitado para lidar com as demandas de TI, por meio de programas que farão uma varredura do ambiente de rede da empresa, criptografia de dados para proteger informações, backup e software para gerenciamento. Ou seja, uma otimização do ambiente de tecnologia que facilitará a resolução de problemas.

Estratégia 4 – Realização de gestão de TI e monitoramento

Com uma gestão de TI eficiente e um monitoramento contínuo será possível ter insights de melhorias, garantir que os talentos da equipe de TI dediquem a maior parte do seu tempo criando soluções, além de reduzir os erros de planejamento, execução e análise. Os recursos de gestão, como é o caso dos softwares de monitoramento, são excelentes estratégias para alinhar os objetivos da empresa e promover um crescimento escalável. Conheça ferramentas de gestão que ajudarão o seu negócio.

Estratégia 5 – Garantia de segurança corporativa

A mudança de uma estruturação local dentro de um escritório para uma estruturação virtual deve ser feita com a garantia da segurança dos dados da empresa. Parecer ser um grande desafio alinhar a permissão do acesso aos dados com a cibersegurança, mas não é. Com plataformas mais robustas, políticas de controle reforçadas e um plano de investimentos em segurança da informação, a sua empresa estará protegida de ciberataques para gerenciar seus dados, hardwares e softwares tranquilamente.

Essas estratégias são algumas medidas funcionais para a adaptação das empresas em relação à essa nova realidade e farão com que qualquer empreendimento, independentemente do seu tamanho, esteja à frente de seus concorrentes e de possíveis crises. A melhor defesa é encontrar um parceiro como a Qualiserve, que proporciona inovação, recursos e soluções eficientes para sua organização vencer desafios. Vamos conversar sobre isso? Agende uma reunião com um de nossos especialistas!

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO