×
Compartilhar Inscreva-se

A importância do backup para empresas

Backup

Dentre os diversos processos que ocupam o dia a dia das empresas, um em particular se destaca pela sua importância: a rotina de segurança da infraestrutura de TI. Ou seja, monitorar, criar soluções e, principalmente,  como realizar o backup para empresas nos dias atuais?

Neste artigo, comentaremos um pouco mais sobre este último item: o backup para empresas. Confira!

Backup para o seu negócio: por que fazer?

O armazenamento de informações não é novidade no mercado, além do mais, o backup sempre foi uma forma de garantir que algo — um trabalho, um documento, um contrato — tenha uma cópia de segurança (seja em um servidor, em um computador ou na Nuvem).

No entanto, hoje em dia, não é apenas para isso que um backup é utilizado.

Com a evolução tecnológica, os bancos de dados deixaram de ser uma “garantia” para se tornarem parte ativa do processo de trabalho.

Profissionais copiam arquivos de projetos antigos, pausam o trabalho em uma planilha para finalizá-la em um dia ou em uma semana, utilizam dados atualizados diariamente para definir como abordar um possível cliente entre outros exemplos.

Agora, as empresas se veem na era em que os dados ocupam um papel estratégico, sendo elevados ao patamar de ativo mais valioso. Tanto para guiar a forma com que um novo produto é desenvolvido quanto para manter uma rotina de alta produtividade.

A tecnologia nos dias de hoje

Com tamanha quantidade de informação chegando através das estratégias de marketing, do contato com clientes e fornecedores, de dispositivos IoT (internet das coisas), das conversas por e-mail ou chat, por exemplo, assegurar-se de que tudo isso esteja a salvo e disponível é mais do que uma mera garantia.

Atualmente, realizar o backup para empresas é uma condição para que uma rotina produtiva se mantenha estável e escalável.

Banner Segurança Digital

Um backup para empresas mal executado

Horas de trabalho perdidas se o backup é malfeito.

A perda de dados e informações é um problema com capacidade de abalar a integridade do negócio, colocando-a atrás da concorrência e manchando sua imagem.

Além disso, em casos que extrapolem o backup e envolvam sequestro de dados, a empresa pode sofrer severas multas e restrições, como a nova Lei de Dados ou LGPD (que entra em vigor em 2020) determina.

Dessa maneira, um plano de backup para empresas mal executado pode afetar em questões que envolvem seu negócio, confira:

6 consequências de um plano de backup mal feito

  • Reputação da marca

As notícias se espalham, por mais que alguma empresa tente abafar um caso ruim.

Casos como o do Facebook na polêmica com a Cambridge Analytica, e recentemente em 2022, tivemos casos de vazamento de dados de empresas como Americanas. A confiança do público com a marca piora, o que dificulta o fechamento de novos negócios e a sua relevância no mercado.

  • Retrabalhos

Perder dados e informações, inevitavelmente, provoca uma reação: o trabalho perdido terá que ser refeito. São horas (ou mesmo dias) desperdiçadas que complicam o cumprimento de prazos, contratos ou serviços perdidos.

  • Acessibilidade

Sem um plano de backup ideal, seus funcionários podem ficar limitados a acessarem certos arquivos na rede, principalmente ao trabalhar fora do escritório ou em uma reunião.

Isso pode acontecer quando sua empresa utiliza somente servidores dedicados ou HDs externos.

  • Gastos não planejados

Recuperar arquivos, melhorar a imagem da empresa e apostar em uma nova solução de backup. Todos esses problemas se acumulam e, no final do mês, isso pesa na conta. Ou seja, o prejuízo é inevitável.

  • Desgaste com clientes

Já pensou em apresentar uma cópia de um projeto a um cliente e, por conta de um problema de backup, você nem mesmo possuí-lo em seu sistema no dia seguinte?

Cenários assim mostram certa irresponsabilidade com os projetos em andamento, o que pode desgastar a imagem que o cliente tem da sua empresa e acarretar na perda de confiança.

  • Processo de vendas interrompido

Dados perdidos significa que mesmo as conversas em andamento são afetadas. Esse problema pode afetar o setor comercial, por exemplo, que perderia o histórico de suas negociações em andamento.

Não há possibilidade de localizar dados e atualizações, como por exemplo a nova demanda de um cliente que chegou por e-mail e não foi feita, é impossível tocar os negócios.

Onde fazer o armazenamento de backup para empresas?

Mesmo com os cenários complicados, há várias maneiras de realizar um backup seguro para seu negócio.

Primeiramente, é preciso criar um plano de backup perfeito, que mapeie as necessidades e prioridades da empresa e faça os snapshots do sistema na frequência correta.

Assim, de forma hierárquica, as informações mais importantes e que sofrem constantes atualizações são armazenadas com prioridade.

Com o plano em mãos, é hora de entender quais as soluções de backup mais se encaixam na rotina da empresa. É preciso ter em mente que os riscos mudam de alternativa para alternativa.

Por exemplo, servidores locais podem ser escaláveis, mas são frágeis diante de ataques hackers: se o sistema da empresa for corrompido, o servidor provavelmente será. Além disso, há o risco de desastres naturais.

HDs externos podem ser utilizados em empresas menores, mas correm o risco de panes, roubo ou acidentes (quedas no chão, picos de energia etc). O mesmo problema se aplica aos pendrives.

Backup na nuvem: uma boa alternativa para o seu negócio

O backup na nuvem é uma solução que, dentre todas, merece o maior destaque. É a mais adequada solução de backup para empresas que buscam segurança, escalabilidade e acessibilidade.

Além disso, este tipo de armazenamento, ao contrário dos anteriores, não se limita em espaço e está sempre disponível para acesso (a qualquer momento e de qualquer lugar).

Por estar na nuvem, a disponibilidade é total, tanto dentro da empresa como fora, acessível por smartphones, tablets e notebooks.

Os dados armazenados são criptografados, o que garante segurança de ponta a ponta no banco de dados. A princípio, apenas o pessoal autorizado com login e senha consegue acessar as informações, lê-las, editá-las, salvá-las e assim por diante.

Outro grande atrativo no backup em nuvem é o preço. Graças aos avanços tecnológicos, empresas especializadas conseguem oferecer o serviço à preços acessíveis, dimensionados de forma eficiente de acordo com as necessidades reais dos clientes.

Os benefícios de se contar com a terceirização de Backup para empresas

Afinal contar com o backup em nuvem na sua empresa pode ser uma decisão assertiva, mas sem um parceiro confiável, o processo fica muito mais complicado — e pode sair muito caro.

Portanto, terceirizar o backup dos seus dados traz uma série de vantagens, como:

  • Agilidade no serviço;
  • Apoio de profissionais especializados, focados na solução;
  • Monitoramento da rede, solucionando quaisquer problemas em tempo real;
  • Automatização de rotinas de segurança, snapshots e relatórios;
  • Melhoria no desempenho da rede;
  • Maior capacidade de armazenamento.

Entendeu por que o backup é tão importante para manter sua operação estável? Esperamos que o conteúdo tenha sido valioso para você!

Para entender como a Qualiserve pode ajudá-lo com a melhor solução de backup, entre em contato com nossos especialistas e marque uma reunião.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op