×
Compartilhar Inscreva-se

Especialistas da Qualiserve elegem 5 ferramentas de Business Intelligence para indústrias

dados sendo analisados por profissionais

Sem dúvida, a cada dia que passa, temos mais dados ao nosso alcance. Com isso, o tratamento e proteção deles torna-se um verdadeiro desafio, que cresce diariamente. Mas, existem ferramentas de business intelligence, que facilitam o ato de reunir os dados certos para visualizá-los de forma estratégica.

Por isso, neste texto, te apresentaremos 5 soluções escolhidas pelos especialistas da Qualiserve para sua indústria.

Quer saber quais são elas?

Então, continue a leitura e veja as ferramentas indicadas para o seu negócio! 

O que é BI?

Para começar, antes de revelar quais ferramentas de business intelligence podem ajudar a sua empresa, vamos relembrar um pouco mais sobre o processo.

Portanto, trata-se de um conjunto de ações que visa coletar, armazenar, tratar, analisar e aplicar dados relevantes, para que as decisões sejam mais assertivas e vantajosas para o negócio.

Ou seja, o grande objetivo do BI, é gerar informações estratégias para que a gestão da empresa seja mais inteligente e eficaz.

Porém, como você deve imaginar, para isso, é preciso contar com soluções capazes de apoiar todas as ações que citamos aqui, como mostraremos ao longo deste texto.

Mas antes, caso queira saber mais sobre o business intelligence e quais vantagens ele pode proporcionar para indústrias, temos um texto que fala sobre o assunto em nosso blog.

Nele, revelamos 10 otimizações que só podem ser conquistadas pelo seu negócio por meio do BI. Acesse e agora mesmo e confira!

O que uma ferramenta de business intelligence faz?

De fato, as ferramentas de business intelligence são muito importantes para as empresas que desejam crescer, especialmente para as que querem ter uma gestão baseada em data driven, ou seja, na cultura de dados.

Aliás, as ferramentas certas são capazes de conectar diversos meios para coletar dados, de diferentes setores e origens.

Desse modo, captam conteúdos de arquivos digitais, planilhas, e-mails, softwares de automação, redes sociais e outras plataformas.

Com uma integração ágil e fácil, reúne um grande volume de dados, que serão visualizados de forma detalhada. Todo o conteúdo centralizado, é categorizado e estruturado, para que seja analisado de acordo com os objetivos da empresa.

5 ferramentas de business intelligence para sua empresa

Finalmente, chegou a hora de conhecer quais plataformas são indicadas por especialistas para indústrias como a sua. Veja a seguir:

1 – Microsoft Power BI

Para começar, vamos falar de uma plataforma muito lembrada, já que é uma das tecnologias mais completas do mercado.

Sem dúvida, o Power BI está entre as ferramentas de business intelligence mais elogiadas do ramo.  

A plataforma se destaca por ter conceito self-service BI, com a possibilidade do usuário criar relatórios, dashboards e gráficos como desejar, e tudo isso em poucos minutos.

Com ela, você pode acessar dados que facilitam a análise de informações, de forma fácil e realmente eficaz.

Do mesmo modo, integra diferentes fontes de dados e os disponibiliza para visualização em desktop, tablets e até smartphones.

A ferramenta proporciona vantagens como:

  • Captação de insights em tempo real;
  • Visualização de dados avançada;
  • Painel simples e amigável;
  • Transformação de planilhas do Excel em relatórios interessantes/;
  • Personalização na visualização.
pessoas reunidas olhando dados em relatório

2 – Google Data Studio

Entre as ferramentas de business intelligence indicadas pelos especialistas da Qualiserve, está o Google Data Studio.

Assim como outros serviços do Google, a plataforma é gratuita. Basta uma conta no Gmail para utilizá-la.

Com boa arquitetura e governança no banco de dados, a plataforma oferece consulta direta de banco de dados em nuvens, além de outras vantagens, como integração nativa com as soluções da empresa, garantindo mais agilidade e praticidade para o dia a dia das equipes.

Mas, de acordo com os especialistas, os contras desta solução são: sua visão limitada do consumidor e presença global reduzida, assim como, a limitação de baixar e compartilhar as visualizações somente em PDF, além da falta de variedade de gráficos, como nas outras ferramentas.

3 – Salesforce

De fato, a Salesforce Tableau é uma das soluções mais conhecidas. Ela proporciona excelente visão do negócio, para que gestores analisem, preparem e tomem as melhores decisões, através dos dados.

Em 2021, a ferramenta lançou novas integrações e melhorou sua experiência de NLQ. Da mesma forma, aprimorou os recursos corporativos e adicionou segurança centralizada e conexões de dados virtuais, que permitem que os usuários extraiam e gerenciem tabelas de dados.

Entre os diferenciais da plataforma, está sua experiência intuitiva e a ampla comunidade de clientes, parceiros e pessoas com habilidades de análise.

No entanto, os pontos negativos são: o preço premium, considerado alto, e os problemas com suporte, considerado inferior, principalmente em relação à pontualidade.

4 – Qlik

Com flexibilidade de implementação, que permite aos usuários a chance de implementar com qualquer grande provedor de nuvem, o Qlik, se destaca no mercado.

A ferramenta conta com diversos recursos e seu principal produto, o Qlik Sense, fornece análises de autoatendimento, insights e sugestões contextuais para analistas e consumidores.

A plataforma conta com constante ampliação do portfólio de recursos, além de programas de engajamento do cliente e alfabetização de dados. Mas, é preciso atenção, já que tem complexidade do licenciamento do produto, com custos adicionais e a procura pela ferramenta vem sendo menor, se compararmos com outros líderes do mercado. Aliás, é possível que um dos fatores para a queda, seja a preocupação com preços futuros.

5 – Domo

Por fim, o Domo é uma plataforma em nuvem, que oferece mais de mil conectores de dados, visualização amigável e fácil uso.                     

A ferramenta vem ganhando força, não apenas retendo clientes, mas, conquistando novos parceiros e aumentando sua relevância no mercado.

Entre as vantagens da solução, estão a velocidade de implementação e o foco no design do consumidor.

No entanto, de acordo com os especialistas da Qualiserve, os cuidados com a plataforma ficam por conta da falta de canais de aplicativos mais amplos, sua presença geográfica limitada e os modelos de preço premium, que são mais altos em comparação com outras opões que listamos aqui, como o Power BI da Microsoft, por exemplo.

Como você viu, existem ferramentas de business intelligence, capazes de facilitar o advanced analytics, ou seja, a análise de dados e seu uso estratégico em sua empresa.
Mas, para extrair o máximo de benefícios dessas ações, é indispensável que o seu negócio conte com a ajuda de uma empresa que consiga aliar mais tecnologia e experiência para essas tarefas essenciais.

Então, se deseja acertar em suas tomadas de decisões, além de ter processos mais ágeis, organizados e eficientes, chegou a hora de confiar em quem entende do assunto e, por consequência, melhorar seus números.

O serviço de inteligência de dados da Qualiserve tem tudo o que a sua indústria precisa para crescer de vez no mercado.

Não perca tempo e confira os detalhes das nossas soluções!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op