×
Compartilhar Inscreva-se

Descubra como investir em gestão de segurança da informação de sua rede

analista mostra informacao no monitor para outro analista

Não é novidade para ninguém que a gestão de segurança da informação deve ser um tema presente na estratégia da empresa. Esse assunto rende muitos avanços, que são essenciais para a expansão do negócio.

Mesmo porque, a plena operação da rotina de uma empresa, é a base para o alcance de bons resultados.

Sim, esse é um assunto de alta importância para qualquer negócio. Como somos especialistas no assunto, trouxemos esse artigo com as principais informações sobre gestão de segurança da informação.

Continue a leitura e faça a contratação dessa solução de forma vantajosa para a sua empresa!

Por que sua empresa deve ter gestão de segurança da informação?

Porque a sua empresa é uma grande fonte de dados. Ou seja, desde as informações sobre os produtos, serviços, fornecedores, clientes, faturamento, até os nomes, números de documentos e demais materiais pessoais sobre os funcionários, por exemplo.

Tudo isso cria um volume muito grande de documentos e relatórios, formando o mais valioso ativo da empresa: o banco de dados.

Muitas empresas, portanto, já estão migrando todo esse material para a tecnologia em nuvem. Mesmo porque, essa solução oferece o armazenamento num espaço online, que traz uma série de vantagens para a empresa.

No entanto, não basta apenas colocar todas as informações na nuvem e esperar que elas não sejam roubadas ou sequestradas. É crucial investir em uma gestão de segurança, para preservar esse banco.

Gestão de segurança da informação é a mesma coisa que gestão de TI?

Essa é uma confusão comum, inclusive entre os profissionais de TI. Isso porque, é normal que eles lidem sempre com a segurança de dados. No entanto, segurança de TI é um outro serviço.

Aprenda abaixo, a diferir ambos:

Segurança da Informação

Essa é a solução que tem como função, a proteção dos dados corporativos contra as ameaças. Para isso, ela garante:

  • Defesa contra os ataques hackers;
  • Proteção das informações da empresa que estão na internet;
  • Controle de acessos aos dados sigilosos.

Segurança de TI

A gestão de segurança de Tecnologia da Informação, por sua vez, tem o papel de manter a segurança dos sistemas operacionais, para mantê-los todos ativos. Esse recurso tem uma função estratégica dentro das empresas, pois atende:

  • Endpoints;
  • Provedores;
  • Banco de dados;
  • Servidores.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre as duas soluções, confira como aplicar a segurança de dados na sua empresa.

Os princípios aplicados na gestão de segurança da informação

analista na frente de monitores

Antes de mais nada, vamos falar que esses princípios guiam a aplicação desse recurso, a fim de extrair o máximo dessa solução. Por isso, a segurança da informação é composta por 5 preceitos básicos. Entenda abaixo quais são eles:

Confidencialidade

Deve-se garantir que os dados confidenciais da empresa tenham os acessos controlados. Ou seja, que apenas os usuários de rede autorizados consigam consultar essas informações.

Para isso, é crucial aplicar os meios tecnológicos essenciais, para impedir que as pessoas não autorizadas consigam qualquer tipo de contato com esses dados.

Confiabilidade

Trata-se da disponibilidade de informações genuínas. Ou seja, que tenham qualidade relevante para produzir as operações essenciais para o negócio.

Integridade

E essencial que os dados estejam, de fato, completos e sem nenhum tipo de alteração. Para tanto, é crucial evitar qualquer tipo de fraude, violação e destruição da informação. Seja por motivos de má-fé ou por acidente.

Disponibilidade

Nesse princípio, falamos sobre o dever de manter os dados disponíveis, de acordo com a permissão de acessos. Em especial os acessos remotos, para que esse material possa ser conectado de qualquer lugar, a qualquer hora, a fim de otimizar as operações.

Autenticidade

Por fim, o princípio da autenticidade orienta que, apesar de todos os acessos e aplicações de dados nas operações, eles tenham, de fato, a validação de exclusividade e autoria.

As melhores práticas da gestão de segurança da informação

Para garantir que os princípios da segurança da informação sejam cumpridos, é crucial que o trabalho seja realizado a partir das melhores práticas da segurança de dados.

Conheça algumas delas e como aplicá-las:

  1. Detecção de vulnerabilidades de hardwares e softwares: é importante manter os endpoints, sistemas e aplicativos sempre atualizados. Mesmo porque, a defasagem tecnológica traz muitas falhas para a rede de dados;
  2. Cópias de segurança e backup: esse é um método indispensável para a disponibilidade das informações, além da rápida recuperação do banco de dados, em caso de invasões ou incidentes;
  3. A repetição de sistemas: o ideal é que a empresa tenha uma infraestrutura replicada. Ou seja, quando um aparelho falha, outro similar entra em ação na sequência, substituindo de imediato as operações;
  4. Eficácia no controle de acesso: a soma de meios físicos e dos lógicos resulta no controle de acesso aos dados de rede. Esses meios podem ser, desde fechaduras de portas acionadas por senhas, até softwares como firewall, assinaturas digitais, biometrias, entre outros;
  5. Política de segurança da informação: esse é um documento que deve ser criado, sobretudo, com base no plano de negócio da empresa. Com ele, todos os usuários de rede seguem as regras, que impedem os ciberataques, fraudes, vazamento de dados, entre outros;
  6. Decisão entre tecnologia de nuvem pública, privada ou híbrida: de fato, o mercado tecnológico oferece essas três categorias. Sendo assim, é crucial estudar cada uma delas e optar pela melhor opção, de acordo com as demandas da empresa. Clique aqui e saiba mais sobre os aspectos de cada uma delas;
  7. Gestão de riscos: nesse ponto, então, é crucial garantir os treinamentos dos usuários, para a plena operação dos ativos, controle dos processos internos, e, por fim, o cumprimento das regras da política de segurança da informação.

Conheça a melhor solução em gestão de segurança da informação

Com base em todas as premissas desse texto, nós criamos um recurso de segurança da informação de alta performance. E com isso, atingimos uma parceria de sucesso com nossos clientes.

Assim, nós dispomos de um atendimento robusto para a sua empresa!

Mesmo porque, a Qualiserve IT Experience é uma das poucas empresas de TI no mercado com o selo ISG Provider Lens™.

Nós provemos a sua empresa:

  • Adequação à LGPD;
  • Antivírus gerenciado;
  • Proteção web;
  • Segurança de redes;
  • Backup de arquivos;
  • EDR, com antivírus 2.0;
  • Inteligência de risco.

Por isso, fale agora mesmo com um de nossos especialistas e entenda como é possível levar para a sua empresa, a gestão de segurança da informação sob medida.

Estamos esperando por você!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op