×
Compartilhar Inscreva-se

Como os escritórios jurídicos têm usado a migração para cloud computing, para proteger dados

Mais-segurança-de-dados-para-o-mercado-jurídico

Uma vez que a tecnologia avança, a migração para cloud computing virou uma verdadeira necessidade. E para o setor jurídico, isso não é diferente.

Pelo contrário! Escritórios de advocacia e empresas que oferecem soluções de tecnologia legal têm, cada vez mais, enfrentado um grande desafio: manter os dados seguros.

Isso porque, esse é um setor que lida com muitos dados importantes em suas rotinas. Por isso, são alvos de ataques cibernéticos com frequência.

No entanto, uma forma de proteger todas essas informações, é aplicando tecnologias que possam mitigar esses riscos. Entre as principais tendências, no entanto, está a cloud computing.

Nessa matéria, vamos falar sobre como migrar para nuvem pode ser o caminho ideal para as empresas jurídicas. Continue a leitura e entenda!

O papel da migração para cloud computing para o escritório jurídico

Como todos os processos de inovação, a migração para a nuvem também é longo. Mesmo assim, a cloud computing já apresenta resultados muito positivos, em especial, para os escritórios jurídicos.

Isso porque, a nuvem é uma opção segura e econômica para centralizar os dados da empresa. Assim, otimiza-se a produtividade e disponibilizam-se os dados, para que os usuários da rede acessem de qualquer dispositivo, a qualquer momento.

Por isso, o movimento de migração para cloud computing está cada vez mais perceptível, nas empresas jurídicas.

Como fazer a migração para cloud computing no escritório jurídico?

Antes de mais nada, é crucial desenvolver um planejamento de implantação dessa solução, para sua empresa. Isso porque, esse passo evita que problemas apareçam durante o processo.

Para facilitar, use as questões abaixo:

Estude e obtenha um diagnóstico

O que faz sua empresa precisar do cloud computing? Essa é uma pergunta que guiará o estudo, sobre a estrutura de tecnologia da informação do seu negócio.

Entenda, por exemplo, quais são as principais falhas de TI, sejam elas sobre segurança, ou instabilidade. Ainda assim, entenda quais são as etapas do trabalho que merecem otimização, para agilizar os processos.

Para essa análise, portanto, tente reunir os gestores e alguns usuários de rede, para mapear essas condições.

Liste todas as prioridades

Nesse ponto, é crucial organizar as informações coletadas durante a análise, por ordem de prioridade de resolução.

Considere, então, que nem todos os processos e aplicações devem ir para a nuvem. No entanto, existe uma série de processos que precisam ser migrados, para que a empresa tenha uma boa produtividade.

Essa lista também vai contribuir nos próximos passos, quando você terá as propostas de fornecedores, para serem analisadas. Sendo assim, não pule essa etapa.

Planeje seu financeiro e analise custos

Agora, você já entendeu quais as necessidades, bem como, a ordem de prioridades de cada uma delas. Então, crie o planejamento financeiro para esse investimento.

Considere buscar pelos números, sobre o ganho sobre a disponibilidade dos dados 24h por dia, e as estratégias de segurança oferecidas pelos provedores, entre outros.

Escolha um fornecedor

Um dos pontos de mais atenção da migração para nuvem é, sem dúvidas, a escolha do fornecedor ideal para sua empresa.

Portanto, ao buscar pelas opções, analise a imagem da empresa e quais são as opiniões de seus clientes, sobre o serviços. Deixe claro que, por ser um escritório jurídico, portanto, a segurança da nuvem é indispensável.

Pesquise clientes que já contam com esses parceiros e entenda qual é o nível de satisfação de cada um, sobre os serviços prestados.

Existem ainda, empresas que possuem suporte especializado para o setor jurídico. Esteja atento a essas opções.

Saiba-como-a-cloud-computing-funciona

As boas práticas de migração para cloud computing

Uma coisa é certa: se você deseja ter sucesso na sua empresa, a migração para nuvem é o único caminho possível. O que antes era uma tendência, hoje passa a ser a única opção para o plano de negócio.

A nuvem já é realidade há um bom tempo e, por isso, já temos as boas práticas de migração e uso. Entenda:

Modelo de governança

Comece, com o esboço desse modelo. Isso porque, no futuro, será mais fácil visualizar e encontrar os melhores caminhos. Mas, por enquanto, esse esboço lhe abrirá os olhos para questões importantes, como:

  • Quais são as equipes envolvidas com a migração, e quais são as suas funções?
  • Como será feita a segurança da informação?
  • Quem serão os usuários?
  • Quais serão os acessos autorizados para cada um dos usuários?

Ao responder essas questões, será possível dar início à criação do modelo de governança, políticas de segurança e cultura organizacional que entrarão em vigor, junto com a migração para nuvem.

Treinamento de equipe

Essa é uma das etapas que merecem mais atenção, durante o processo. Isso porque, o treinamento das equipes devem atender dois principais objetivos:

  • A organização de colaboradores que cooperem, para que o processo de migração aconteça de maneira prática e seja, sobretudo, bem aceito pelos demais usuários da rede;
  • Capacitação de todos os usuários de rede, para que usem a nuvem de forma eficiente e segura.

Investir nessa etapa, portanto, é garantir que a migração ocorra de maneira tranquila, além de ser uma mudança com impacto positivo.

Desenho dos processos de migração

As soluções em nuvem são muito conhecidas por serem bastante flexíveis. No entanto, é crucial que se entenda, que é a sua empresa que deve se adaptar às condições da nuvem. Não o contrário.

Por isso, pense em uma implantação tranquila, a partir de processos que estejam adaptados para o seu modelo de negócio. Isso evita, sobretudo, surpresas desagradáveis. Em especial, após a total migração para cloud computing.

Contrate um especialista em nuvem, conte com a Qualiserve!

Para que tudo saia como esperado, é importante que você conte com um fornecedor de cloud computing que esteja, de fato, apto a implantar a solução.

Isso porque, ele será capaz de te oferecer todo o suporte necessário, desde o desenho do processo de migração, até treinamento dos usuários, soluções de segurança da informação eficientes, e todos os demais detalhes, para você ter uma experiência tecnológica de alto nível.

Por isso, entre em contato com os especialistas da Qualiserve IT Experience e invista em quem, além de toda a expertise em TI, seja especialista em soluções para o setor jurídico. Estamos prontos para te atender!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op