×
Compartilhar Inscreva-se

Multicloud ou nuvem híbrida: qual é a escolha certa para o seu negócio?

Multicloud ou nuvem hibrída

Investir em cloud computing trouxe às empresas inúmeros benefícios, transformando a área de TI em um verdadeiro recurso estratégico para o universo corporativo. Entretanto, com o aprofundamento das vantagens do uso dessa tecnologia, surgem algumas dúvidas para quem ainda não está familiarizado com os serviços baseados na nuvem.

Afinal, junto com a computação em nuvem, foi criado um conjunto de termos que referenciam diferentes tipos de serviços de armazenamento e transmissão de dados. Dessa forma, empresas que pensam em adotar essa solução tecnológica devem entender qual é a melhor alternativa para atender às necessidades do seu negócio.

Dois serviços que ainda causam confusão nesse sentido são os modelos multicloud e nuvem híbrida. Qual será o melhor para aplicar em seu negócio? Para responder essa pergunta, preparamos esse artigo com as principais vantagens de ambos e quais são os pontos que a sua organização deve levar em conta antes de implantar uma solução específica. Confira!

As características e vantagens da nuvem híbrida

Conhecida por oferecer “o melhor dos dois mundos”, a nuvem híbrida tem esse nome justamente por permitir aos usuários os recursos da nuvem pública e da nuvem privada, trazendo os benefícios de cada um desses modelos em uma única solução. Ou seja, combina a infraestrutura local (nuvem privada) com as nuvens públicas, oferecendo maior flexibilidade e mais opções de implantação.

É importante ressaltar que a nuvem pública possui um custo mais reduzido, porém entrega menos flexibilidade e segurança de dados. Já a nuvem privada, é mais confiável, flexível e escalável, tendo um valor mais elevado para a sua utilização. Com a nuvem híbrida, você reúne todas as vantagens que citamos acima e trabalha com servidores próprios para oferecer e garantir armazenamento de dados sensíveis com extrema segurança, bem como garantir também alocação de espaço compartilhado para arquivos e informações que não requerem tanta segurança.

Dessa forma, as empresas que adotam essa solução conseguem trabalhar com todos os seus dados sensíveis em alto grau de segurança, desfrutando de custos mais reduzidos em relação à nuvem privada, já que não necessitam armazenar todas as suas informações em servidores especiais.

Multicloud: como funciona e quais são as suas vantagens

O diferencial do serviço de multicloud em relação à nuvem hibrida é a possibilidade de uso de diversos provedores para obter as vantagens que são oferecidas por cada um desses players, garantindo a flexibilidade desses recursos.

Devido às suas características, um dos maiores benefícios da nuvem múltipla é a integração com a infraestrutura da organização que o adota. Com ele, há maior suporte para conexão dos provedores escolhidos.

No quesito segurança, como a empresa conta com várias alternativas de armazenamento e de dados, ela poderá distribuir as informações mais sensíveis da forma que achar mais interessante para o seu negócio, com o objetivo de mantê-las a salvo.

Em relação aos custos, a solução multicloud possibilita que a instituição combine as alternativas de serviços que são mais vantajosas financeiramente, já que ela não fica limitada a um único provedor cloud, ou seja, ela adota as soluções que oferecem o melhor custo-benefício para o negócio.

O modelo multicloud também diminui de modo significativo a possibilidade de ocorrer a interrupção de serviços. A empresa que implanta essa solução conta com serviços de nuvem distintas, caso algum servidor apresente instabilidade, ela não será afetada, pois tem à disposição uma redundância independente em outra nuvem.

Além disso, a empresa que utiliza a multicloud também terá à disposição alto desempenho. Como há uma enorme gama de recursos disponíveis de vários provedores, é possível usar aqueles com maior performance para cada situação e, se porventura algum serviço não atender às necessidades adequadamente, ela poderá usar outro provedor que ofereça uma solução mais efetiva para seu negócio.

Para finalizar, a multicloud proporciona uma enorme versatilidade, garantindo a utilização de todas as suas vantagens em um espaço de tempo muito reduzindo, além dos ganhos em escalabilidade e segurança para as operações corporativas.

Multicloud ou nuvem híbrida: qual modelo escolher?

Realmente, essa é uma pergunta muito difícil de ser respondida. Afinal, como dissemos anteriormente, a TI evoluiu a tal ponto que hoje trata-se de um verdadeiro recurso corporativo estratégico.

Por isso, é importante analisar de maneira cuidadosa quais são as necessidades da sua instituição antes de escolher entre a nuvem múltipla ou a nuvem híbrida.

Por exemplo, ao optar pela segunda opção, a sua empresa necessitará de uma boa conexão com a internet, bem como uma equipe de profissionais capacitados para realizar a integração do ambiente. Uma alternativa, nesse caso, é contar com um parceiro terceirizado que realize esse trabalho.

Pelas características dos serviços, podemos dizer que, de maneira geral, a nuvem híbrida é mais viável para organizações de grande porte, pois já contam com uma boa estrutura de TI. Por outro lado, o multicloud é mais indicado para as empresas que necessitam de um melhor aporte tecnológico para crescer o seu negócio rapidamente.

Caso você tenha dúvidas sobre qual modelo atende melhor a sua organização, entre em contato conosco. Os nossos profissionais possuem a expertise necessária para oferecer e implementar as melhores soluções de cloud computing para o seu negócio!

 

 

 

 

 

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op