×
Compartilhar Inscreva-se

Os 6 principais motivos para você adotar o multicloud

Multicloud

Você sabe do que se trata o termo multicloud? Esse conceito pode parecer um pouco técnico inicialmente, e o uso dessa prática, em uma análise superficial, parece uma realidade um pouco distante para as empresas, principalmente, as de pequeno porte ou que estão iniciando as atividades no mercado. Porém, vale muito a pena conhecê-lo, pois ele proporciona diversos benefícios para o seu negócio. Neste artigo vamos dar os 6 principais motivos para você adotar o multicloud.

Está interessado em saber mais sobre esse tema? Neste post explicaremos detalhadamente o que é o multicloud e destacaremos os motivos para adoção dessa prática no seu empreendimento.

O que é o multicloud?

Para iniciar, o termo “cloud” significa nuvem em português. Dessa forma, a palavra multicloud faz referência à múltiplas nuvens, ou seja, situações em que as organizações utilizam duas ou mais estruturas de cloud computing com a intenção de integrar diversos provedores, como AWS, Azure e Google, por exemplo.

Essa integração entre múltiplas nuvens tem o intuito de melhorar algumas necessidades das empresas. Entre elas, a capacidade computacional, a segurança, a flexibilidade, a disponibilidade e a otimização dos recursos financeiros.

Quais os motivos para adotar o multicloud no seu negócio?

A estratégia de multicloud proporciona diversos benefícios para as empresas, como a melhoria na recuperação de desastres, baixa latência, otimização do ROI, redução dos custos, aprimoramento da segurança e ainda elimina a dependência de um único provedor. Abordaremos essas questões de forma detalhada na sequência do post. Continue lendo!

1.    Integração de serviços de diferentes nuvens

Utilizando diferentes tipos de nuvens, é possível integrar os serviços e tecnologias existentes em cada fornecedor. Isso permite que você tenha acesso ao melhor de cada provedor, obtendo mais alternativas para atender às necessidades da sua empresa de maneira personalizada. Muito bom para o seu negócio, não é mesmo?

2.            Melhoria na recuperação de desastres

Depender exclusivamente de uma fonte de serviços ou de uma nuvem pode ser arriscado. Isso porque sempre há a possibilidade de ocorrer algum imprevisto, como por exemplo a interrupção do serviço. Por esse motivo, a estratégia de utilizar mais de uma nuvem pode ser uma grande aliada à sua empresa, pois não haverá dependência total de um único serviço, tornando a sua infraestrutura mais resiliente. Dessa forma, se um determinado servidor cair, você terá acesso a uma réplica independente em outra cloud.

3.            Menor latência

Quando se decide hospedar as aplicações, é possível fazer a seleção das regiões e zonas da nuvem que estão próximas dos clientes, o que contribui para reduzir a latência e melhorar a experiência do usuário.

Além disso, combinar diferentes provedores de cloud com a intenção de alcançar uma velocidade mais rápida pode valer a pena. Isso porque, quanto menor a distância dos dados dos clientes, mais rápido o aplicativo irá responder às ações dos usuários.

4.            ROI otimizado

Outro aspecto positivo em relação ao uso do multicloud é a otimização do Retorno Sobre o Investimento (ROI). A aplicação das múltiplas nuvens possibilita a combinação de serviços de forma mais competitiva em relação a preços e capacidade de recursos.

Somado a esse aspecto, também é possível reorganizar os recursos e utilizá-los de acordo com a necessidade do seu negócio. Dessa forma, os investimentos serão mais eficientes e justificados, de acordo com a demanda. Todas essas questões resultam em um ROI melhor para o seu empreendimento.

5.            Diminuição dos custos

Investir em ferramentas multicloud aumenta a complexidade dos sistemas, no entanto, ajuda as empresas a reduzirem custos. Além disso, também favorece a contratação de fornecedores mais flexíveis, gerando maiores probabilidades de negociação e sucesso nas parcerias.

É muito importante ressaltar ainda que muitos provedores costumam fornecer descontos. A redução dos preços costuma ser proporcional ao volume de serviços, ou seja, quanto maior for o uso, maiores serão os descontos.

6.            Aprimoramento de segurança

Em questões de segurança, um ambiente multicloud proporciona as vantagens da nuvem pública e privada, auxiliando a reduzir o risco de perda de dados. Outra questão relevante é o menor tempo de inatividade, que geralmente está relacionada com falhas de fornecedores.

É muito importante que o time encarregado pela gestão dos sistemas esteja alinhado em relação às técnicas exigidas pelos diferentes sistemas. Dessa forma, o uso de múltiplas nuvens contribuirá para aumentar a disponibilidade das informações e tende a estimular o uso dos recursos aplicados à proteção dos dados sensíveis. Essas questões, somadas, ajudam empresas a otimizarem a segurança da informação.

A utilização dos sistemas multicloud, por contar com serviços de mais de um provedor, proporciona diversos benefícios para os negócios. Entre eles, a integração de soluções de diferentes clouds, melhoria na recuperação de desastres, otimização do ROI, redução dos custos e melhorias na segurança. Considerando todos esses aspectos positivos, vale a pena implementar essa prática ao seu negócio.

E você, deseja implementá-lo em sua empresa? A Qualiserve sendo parceiro registrado pela AWS, Microsoft e Google pode lhe ajudar a escolher os melhores provedores de nuvem no mercado e, principalmente, aqueles que são mais indicados ao seu negócio e até mesmo auxiliar na construção de sua nuvem privada. Quer saber mais? Agende agora uma reunião.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op