×
Compartilhar Inscreva-se

Serviços em nuvem: conheça o gerenciamento e extraia o máximo do seu departamento de TI

pessoas-trabalhando-em-sala-de-vidro

Uma coisa é certa: empresas que já apostam em serviços em nuvem têm ganhado grande destaque no mercado.

Isso porque, a nuvem tem o poder de agregar mais agilidade, flexibilidade e mobilidade às operações. Ou seja, é uma estratégia que agrega muito às empresas.

De todo modo, esse recurso precisa de cuidado para atingir sua eficiência total. E é aí que entra a importância do gerenciamento de serviços em nuvem.

Nessa matéria, trouxemos tudo o que você precisa saber sobre essa grande sacada tecnológica que nasceu em meio a transformação digital. Continue a leitura e entenda mais sobre o tema!

O que é gerenciamento de nuvem?

Para garantir a máxima performance da nuvem, após migrar, é necessário monitorar o funcionamento e proteger todos os dados e recursos da computação em nuvem, seja ela privada, pública ou híbrida.

O gerenciamento de nuvem nada mais é do que a contratação de um time de especialistas em processos de gestão e organização de ambiente de cloud computing.

Com ele, sua empresa terá uma estrutura de nuvem devidamente alinhada com as necessidades do negócio. Assim, a equipe interna de TI deixa de se preocupar com essa gestão e passa a ter mais tempo para grandes projetos.

O provedor de serviços vai organizar as demandas e realizar todo o gerenciamento para que você consiga focar nas atividades sem se preocupar com as manutenções.

Como funciona o gerenciamento de serviços em nuvem?

Assim como já citamos acima, a partir do momento em que a empresa investe na tecnologia em nuvem, a gestão é crucial.

Mesmo porque, essa solução abrange desde a implementação dos serviços, passando pela correção de possíveis falhas e manutenções. Sendo que, o time contratado assume todas as demandas.

Ainda assim, a gestão também atende às necessidades da empresa, sobre criação e aplicação da rotina de gestão e recuperação de dados, por exemplo.

Ou seja, conforme o trabalho é feito, o usuário sente-se seguro, pois, suas informações de trabalho estão cobertas por uma estratégia de segurança da informação.

Para tanto, o gerenciamento de serviços em nuvem cuida de:

  • Monitoramento de recursos de rede e servidores;
  • Gestão de banco de dados;
  • Monitoramento de recursos;
  • Suporte a usuários;
  • Gerenciamento das licenças de software;
  • Definição e disponibilidade de VPNs;
  • Backup de dados;
  • Estratégia de segurança da informação;
  • Entre outros.

Todos esses serviços têm como base principal, as melhores práticas de governança de TI. Além disso, são adaptados às demandas, perfil e normas de compliance, bem como, seus processos internos. Tudo isso garante que essa solução proporcione para a empresa, altos níveis de qualidade e performance.

serviços em nuvem: mais eficiência e tranquilidade

Quais são as vantagens desse investimento?

Se a sua empresa busca a boa performance da infraestrutura de tecnologia, esse é o primeiro ponto a ser considerado. Mesmo porque, o gerenciamento de serviços de nuvem otimiza a integração entre a cloud e sua equipe. Ou seja, ao investir, você poderá obter:

Planos flexíveis

Basicamente, existem três modelos de gerenciamento de nuvem: infraestrutura como serviço (IaaS), plataforma como serviço (PaaS) e software como serviço (SaaS). 

Cada um cumpre um propósito e a melhor alternativa vai ser definida conforme o uso da sua empresa. 

Mas uma coisa podemos adiantar: contar com um gerenciamento terceirizado costuma ter um ótimo custo-benefício e proporcionar uma tranquilidade à gestão e à equipe que não tem preço.

Atendimento especializado

Imagine que, além da sua equipe interna de TI, a contratação do gerenciamento vai agregar ao seu time uma equipe de especialistas, com foco em gerenciamento em nuvem.

Ou seja, essa é uma estratégia de resultado a médio e longo prazo. Isso porque, os profissionais serão capazes de aplicar metodologias eficientes em gestão de TI, bem como, práticas de governança, conforme o perfil do seu negócio.

Esse time, que estará focado nas melhorias dos processos, trará mais competitividade para o negócio.

Competitividade

Ao longo desse texto, você pode perceber que essa é uma das principais vantagens. Inclusive, já foi citada mais acima. Mas, vamos aprofundar esse ponto.

Com um time especialista, focado nas demandas de nuvem, sua empresa ganha força para investir mais em processos estratégicos e importantes. Ou seja, seu time interno passa a aplicar um trabalho com mais qualidade, para contribuir com o fluxo de trabalho. Assim, obtém-se melhores resultados.

Além disso, já que a nuvem proporciona a melhoria da performance, o gerenciamento ainda garante que a equipe contratada faça a gestão dos recursos de acordo com as demandas da empresa. Isso é feito de forma rápida, evitando falhas. Com isso, o atendimento a todas as necessidades do negócio é garantido.

Mais segurança para os usuários

Uma vez que sua nuvem recebe o gerenciamento, ela passa a ser mais segura e confiável. Mesmo porque, o time contratado define estratégias, para o devido monitoramento, controle dos acessos e dados, de acordo com a demanda da empresa.

Além disso, toda a performance da nuvem é monitorada 24/7, para eliminar as possíveis falhas. Por isso, a nuvem traz benefícios diretos aos resultados da empresa como um todo.

Redução de custos

Uma coisa é certa: todas as empresas buscam reduzir custos. A nuvem traz toda a rentabilidade ao negócio, pois, reduz os gastos sobre equipamentos físicos e manutenções, além de diminuir as falhas e garantir os investimentos.

Com o gerenciamento de serviços em nuvem, os gastos ficam muito baixos. Ou seja, além de todas as economias citadas acima, a contratação da equipe ainda é mais barata, mesmo com um time proativo.

Contrate o gerenciamento de serviços em nuvem certo para sua empresa!

Se o seu foco é ter uma infraestrutura de TI de alta performance, é crucial investir na gestão correta. Por isso, usamos a plataforma de controle e monitoramento, para integrar todas as ferramentas tecnológicas usadas na sua empresa.

Com o monitoramento 24/7, ainda somos capazes de prevenir e resolver problemas com agilidade, para que a operação do seu negócio não seja comprometida.

Conte com os especialistas da Qualiserve

Se a sua ideia é ganhar tempo com uma equipe 24/7, essa é a melhor opção. Isso porque, com o time da Qualiserve IT Experience, sua empresa terá mais performance e menos dores de cabeça.

Nós usamos plataformas de fácil acesso, além de recursos flexíveis ao porte e demandas do seu negócio. Com o nosso time, você terá tudo o que precisa, para atingir a experiência tecnológica perfeita!

Fale agora mesmo com os nossos especialistas para saber mais sobre como o gerenciamento de serviços em nuvem pode elevar a produtividade do seu negócio.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op