×
Compartilhar Inscreva-se

Tecnologia da informação para pequenas e médias empresas: como isso é possível?

Importância-da-TI-para-microempresas

É muito comum, quando pensamos em tecnologia da informação, imaginarmos que esse recurso é aplicável apenas às grandes empresas. Isso porque, acredita-se que o acesso a uma boa infraestrutura de TI exige um investimento de milhões de reais.

O que, de fato, não é verdade. A tecnologia é um recurso muito presente na rotina das empresas e tem aparecido cada vez mais, para suprir várias demandas. Em especial, para aumentar a produtividade e otimizar os processos de trabalho.

Se você é gestor ou empreendedor de uma pequena ou média empresa, trouxemos nessa matéria, tudo o que você precisa saber, sobre meios tecnológicos e as vantagens de investir em tecnologia. Continue a leitura e confira!

O que é tecnologia da informação?

Para iniciar o assunto, vamos entender o que é a famosa TI. É o conjunto de soluções aplicado e desenvolvido a partir dos recursos computacionais da empresa.

Essas soluções de TI são capazes de atender as necessidades, como por exemplo, o armazenamento, a proteção, o tratamento, o gerenciamento, a obtenção e o acesso dos dados, seja de pessoas físicas ou jurídicas.

Nesse ponto, no entanto, é crucial dizer que a tecnologia da informação é um recurso que se molda às reais demandas do negócio e, por isso, pode ser aplicada à empresas de diversos portes.

A tecnologia da informação para pequenas e médias empresas

um-recurso-para-empresas-de-todos-os-tamanhos

Assim como, para todos os outros portes de empresas, a tecnologia é uma parte importante na estratégia do negócio. Mas, para que isso seja, de fato, eficaz, é crucial saber que a TI não é apenas o suporte da empresa.

É certo que, mesmo com um número pequeno de máquinas, hoje em dia, qualquer empresa gera, capta e trata um volume muito grande de dados. Por isso, existem alguns pontos, aos quais, pequenos e médios empreendedores devem estar atentos:

  • Instalar e ativar o antivírus nos endpoints;
  • Ter um sistema de backup regular;
  • Formas de controle de acesso a arquivos e navegação;
  • Entre outros.

Por que esse é o foco para as pequenas e médias empresas?

Quem acompanha a evolução do mercado, sem dúvidas, notou que, nos últimos anos, houve um aumento da abertura de novas empresas.

Em números, no entanto, o Governo Federal afirma que 3.782.437 novas empresas foram registradas, no período de 2021.

Além disso, o Sebrae analisou os dados do Ministério da Economia e concluiu que as pequenas e médias empresas geram em torno de 71% dos empregos do país.

Por serem tão relevantes, no entanto, esses negócios estão sempre na mira dos hackers. Isso porque, ao invadir uma rede com tantos dados, sejam de clientes, funcionários, fornecedores ou parceiros, isso pode render muito lucro.

Por outro lado, as vítimass sofrem grandes prejuízos, com esses ataques. Em muitos casos, podem até decretar o fechamento do negócio.

Portanto, é crucial que as pequenas e médias empresas estejam atentas às soluções tecnológicas que, além de tornar os processos mais simples, melhoram a segurança do negócio.

Esse é um investimento muito alto?

Antes de mais nada, é importante citar que esse é um investimento crucial. Aplicar uma estratégia de TI pode representar custos que, quando comparados com aos prejuízos causados pela falta desse recurso, pode causar, são mínimos.

Isso porque, esse investimento possibilitará:

Isso tudo, no entanto, só é possível, a partir da implantação de boas práticas da gestão de serviços, de riscos e crises, desenvolvimento de softwares, gerenciamento de projetos e, sobretudo, a segurança da informação.

Ainda assim, essa infraestrutura será o ponto principal, para agregar vantagens de mercado importantes ao seu negócio e, como consequência, ser o diferencial da sua marca.

Vantagens da tecnologia da informação para pequenas e médias empresas

O sucesso, sem dúvidas, é o alvo dessa estratégia. Isso porque, a TI é capaz de alavancar o desenvolvimento das empresas, de maneira segura.

O cuidado com a área de TI é, sobretudo, a manutenção dos recursos que as demais áreas utilizam, para cumprir com suas demandas. Ou seja, é através disso que as áreas terão dados seguros, para tomar as melhores decisões, alcançar um nível de maturidade digital mais alto, entre outros.

Como buscar pelos melhores recursos de TI

Ao entender os benefícios da tecnologia da informação, antes de mais nada, busque por um fornecedor que ofereça as soluções necessárias, para atender sua empresa.

Para tanto, consulte a experiência da empresa, pesquise o que os clientes tem a dizer sobre ela, quais são as soluções oferecidas, preços, prazos e todas as características que lhe vão garantir uma boa experiência.

Novidade de TI para pequenas e médias empresas

A fim de oferecer uma experiência digital ainda melhor, para esses negócios, a Microsoft lançou, no final de 2021, um novo recurso exclusivo para empresas de pequeno porte.

Trata-se, portanto, do Teams Essentials, uma ferramenta que visa tornar a digitalização das empresas, um processo ainda mais rápido e prático. Isso porque, é fato que boa parte dos negócios ainda estão na primeira etapa de implementação da tecnologia.

Com isso, a Microsoft disponibiliza às pequenas, recursos que eram de acesso exclusivo das grandes companhias. O Teams Essentials conta, portanto, com soluções em comunicação, organização e organização, como já era conhecido no Teams já existente.

No entanto, esse upgrade é muito mais intuitivo, mais barato e possui sua acessibilidade, mais simples. Ou seja, são recursos de tecnologia da informação cruciais para pequenas empresas, com um valor muito acessível.

Com ele, os usuários da rede poderão realizar reuniões, treinamentos, eventos online para até 300 pessoas, e ter mais segurança com o suporte padrão da Microsoft.

Além disso, as empresas poderão contar com a integração de seus calendários e documentos, e serviço de chat interno. Tudo isso, em um layout profissional.

E então, acha que está na hora de investir em uma estratégia de TI para a sua empresa? Continue em nosso blog e conheça outras dicas importantes para o seu negócio!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op