×
Compartilhar Inscreva-se

Guia da tecnologia em nuvem: tudo que você precisa saber para investir com segurança

entenda-como-funciona-o-cloud-computing

Você já deve saber que a tecnologia em nuvem é uma realidade cada vez mais presente na rotina dos negócios. Mesmo porque, o aumento de geração, captação e tratamento de dados, exigiu das empresas, um armazenamento de informações com mais proteção.

Assim, a nuvem é uma forma de garantir a qualidade e segurança sobre essa demanda cada vez mais urgente. Empresas de vários setores e portes, nos dias de hoje, consideram usar essa solução.

Portanto, esse é um assunto que, se ainda não faz parte da sua rotina, deve fazer, a partir de hoje.

Para te ajudar nessa missão, criamos esse guia, com tudo o que você precisa saber sobre a tecnologia em nuvem. Continue essa leitura e invista com segurança!

O que é a tecnologia em nuvem?

Se você está por dentro do assunto tecnologia da informação, deve conhecer os servidores. Trata-se, portanto, da estrutura física que, no geral, é instalada dentro das empresas.

No entanto, esses servidores têm um custo muito alto para as áreas de TI. Isso porque, os equipamentos se tornam obsoletos em pouco tempo. Além disso, os custos com manutenção desses aparelhos são muito altos.

Então, surgiu o cloud computing. Conhecida também por tecnologia em nuvem, é a possibilidade de transferir toda essa estrutura, para um ambiente online.

Ou seja, ela dispensa o uso de toda a estrutura física de servidor instalada na empresa, para usar um espaços terceirizados. Como, por exemplo, da Microsoft ou de outros fornecedores de cloud.

No geral, a nuvem oferecem serviços, como:

  • banco de dados;
  • armazenamento;
  • disponibilidade de dados e softwares;
  • inovações e atualizações mais rápidas;
  • recursos mais flexíveis;
  • economia escalável.

Como a tecnologia em nuvem é aplicada em uma empresa?

Para investir nessa tecnologia de maneira certa, e extrair o melhor resultado, entenda agora como aplicar em sua empresa.

A princípio, vamos falar do armazenamento na nuvem. No geral, essa é a primeira razão para que as empresas invistam nesse recurso. A nuvem oferece mais segurança e sigilo no armazenamento dos dados. Essa solução tem baixo risco de fraude, além de disponibilidade de acesso das informações, de qualquer lugar.

Para garantir que isso aconteça da melhor forma, no entanto, é possível adaptar a tecnologia em nuvem, de acordo com as tarefas da empresa. Com isso, a solução trabalha de acordo com a linha mestra de atividades de produção.

Entretanto, para que a solução funcione bem, não basta só contratar o espaço de armazenamento de dados. Considere também, a consultoria de profissionais, para a migração da nuvem, e treinamento dos usuários da rede. Só assim será possível atingir um alto desempenho da solução.

Conte-com-a-nuvem-para-alavancar-seus-resultados

Quais são os tipos de nuvem disponíveis?

Por ser uma solução que tem como principal característica, a adaptabilidade às demandas de diferentes empresas, existe mais de um tipo de nuvem. Com isso, é possível optar pelo melhor formato para a sua empresa. Quais sejam:

Nuvem pública

Um dos tipos mais comuns, a nuvem pública é fornecida por um provedor terceirizado desse serviço. Então, é administrado por esse provedor, que pode oferecer mais serviços relacionados à tecnologia.

Um exemplo de nuvem pública, no entanto, é o Microsoft Azure. Com esse modelo, o hardware da empresa, softwares e todos os demais recursos, infraestrutura e suporte, são gerenciadas pelo provedor.

Ou seja, os usuários têm acesso através do navegador do dispositivo.

Nuvem privada

Esse é o tipo de cloud computing exclusivo a uma única empresa. Essa nuvem pode ser instalada fisicamente, no datacenter da própria empresa. Por isso, gestores que optam por essa solução, muitas vezes, também investem em provedores terceirizados, para hospedar sua nuvem.

Entenda mais a respeito, no descritivo da Microsoft, clicando aqui,

Nuvem híbrida

Trata-se, então, da combinação da nuvem pública com a nuvem privada, através de uma tecnologia que compartilha os dados entre ambas.

Ou seja, ela oferece muito mais flexibilidade para as empresas. Com isso, é possível ter mais opções de implantação, além da ajuda com a segurança da informação e conformidade com as normas já existentes, como por exemplo, a LGPD.

Serviços de tecnologia em nuvem: quais estão disponíveis?

Existem 4 categorias do cloud computing:

  • Iaas – Infraestrutura como serviço;
  • PaaS – Plataforma como serviço;
  • SaaS – Software como serviço;
  • Sem servidor.

Entenda, as principais diferenças entre elas:

IaaS – Infraestrutura como serviço

Essa é a categoria mais básica dos serviços de nuvem. Portanto, com ela, é possível alugar uma infraestrutura de TI que contenha ainda, os servidores e as máquinas, VMs, sistemas operacionais e redes, de um provedor de nuvem.

Assim, essa categoria ainda permite que o pagamento seja feito de acordo com o uso da solução.

PaaS – Plataforma como serviço

Nesse serviço, a empresa desfruta de um ambiente que permite a criação, testes, fornecimento e gerenciamento de aplicativos. Ou seja, a rotina de desenvolvimentos web ou de aplicativos móveis de maneira mais ágil.

Com o PaaS, o desenvolvedor e os demais usuários da rede não precisam se preocupar com as configurações ou gerenciamento de infraestrutura dos servidores, da rede, dos bancos de dados e do armazenamento.

SaaS – Software como serviço

Muito comum nas áreas de TI, o SaaS é o método que tem, como principal vantagem, a distribuição de aplicativos e sistemas sob demanda. No geral, eles são baseados em assinaturas.

Assim, os provedores de nuvem que trabalham com o SaaS, fazem a hospedagem e o gerenciamento de aplicativos da infraestrutura, bem como, as manutenções e atualizações de sistemas e patches de segurança.

Sem servidor

A nuvem sem servidor se parece com o PaaS. No entanto, ele tem uma vantagem a mais. Pois, permite que aplicativos sejam criados, sem a preocupação com o gerenciamento contínuo dos servidores, além de toda a infraestrutura necessária.

Por isso, esse é um serviço que possui sua arquitetura escalonável em altos níveis. Também é possível controlar essa estrutura por eventos, através de recursos encontrados apenas quando esse evento ou outras funções desencadeiam o uso.

Para que a tecnologia em nuvem é usada?

Essa é uma solução que está mais presente na sua rotina, do que você imagina. Por exemplo, o uso de e-mail, de streaming de filmes, músicas, edição de documentos, jogos, armazenamento de fotos, entre outros.

Partindo desse ponto, portanto, podemos afirmar que existe uma grande variedade de aplicações da tecnologia de nuvem para empresas. Citamos abaixo algumas possibilidades:

  • Armazenamento;
  • Backup e recuperação de dados;
  • Análise de dados;
  • Transmissão de áudios, vídeos, imagens, entre outros;
  • Criação e teste de aplicativo na nuvem;
  • Inserção de inteligência artificial e decisão baseada em dados;
  • Fornecimento de software sob demanda.

Agora que você já sabe como a tecnologia em nuvem funciona, acesse a matéria sobre os 3 principais avanços que sua empresa só vai conquistar, ao investir nessa solução.

Até a próxima!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op