×
Compartilhar Inscreva-se

Conheça 6 tendências de segurança da informação que vão proteger os dados da sua empresa em 2022

Atualize-se-sobre-as-principais-tendências-para-o-ano

Manter a segurança da informação da sua empresa é garantir que sua rede esteja protegida contra os ataques de hackers. Muito comuns nos dias de hoje, esses ciberataques roubam os dados, expõem informações e tornam a sua imagem vulnerável perante o mercado.

E, mesmo com o aumento dos trabalhos remotos, os profissionais de TI notaram que as redes estão ainda mais expostas a esse tipo de risco. No entanto, ao serem alvos de um ataque cibercriminoso, sua operação corre risco de ficar parada. E isso, somado aos possíveis sequestros de dados, por exemplo, pode lhe causar prejuízos incalculáveis, levando a empresa até ao fechamento.

Mas, para começar o ano de forma mais segura, listamos nessa matéria, as principais tendências para proteção da sua rede e mais privacidade na internet, para o ano de 2022. Continue a leitura e aplique em sua empresa!

O que é segurança da informação?

Antes de mais nada, precisamos lembrar que segurança da informação é justamente sobre a defesa dos dados da rede. Ou seja, trata-se do conjunto de práticas que mantêm as informações de sua empresa em sigilo.

O importante, é garantir que essas informações sejam acessadas exclusivamente por pessoas autorizadas.

Quando uma empresa não se preocupa em manter a segurança de sua rede, ela torna seus dados vulneráveis aos acessos e distribuições dessas informações, de forma indevida.

Para tanto, anualmente, novas estratégias surgem a fim de proteger ainda mais a rede. Confira, na sequência.

Esteja-pronto-para-proteger-sua-rede

Tendências de segurança da informação para 2022

Você já sabe como adequar sua empresa às tendências e proteger-se contra os mais novos interesses dos hackers? Invista nos pontos abaixo.

1: Reforço da estratégia de proteção de dados

Com a evolução contínua das tecnologias, é crucial que a sua estratégia de proteção de dados seja revista. Aproveite o início do ano para fazer esse reforço, focando em:

  • Proteção de dados: esse continua sendo o principal foco da segurança da informação. Em especial, para cumprir as diversas leis mundiais específicas sobre proteção de dados;
  • Hansomwares: no ano de 2021, percebeu-se um aumento muito significativo dos ataques hansomware. Em especial, nas empresas brasileiras. Por isso, esse será um ponto focal importante para o ano de 2022;
  • Home office: como todos já sabem, esse é o ano em que o home office seguirá como um modelo de trabalho, mesmo que de maneira híbrida. E isso torna a rede das empresas ainda mais vulneráveis. Portanto, em 2022, é importante reparar se a sua empresa possui esse formato e, se positivo, reforçar a estratégia de proteção para esses pontos.

2: Aumento da proteção de endpoints

Conhecida também por Endpoint Security, a proteção de endpoints é uma forma de proteger todos os dispositivos com acesso à rede da empresa. Assim, cria-se uma barreira de segurança contra as possíveis invasões e tráfegos maléficos.

Essa tendência ganha forma nesse ano, em especial, pela continuidade dos trabalhos remotos e acessos à rede de diversos dispositivos. Com isso, previnem-se os ataques e estende-se a proteção para outros locais de rede em que esse dispositivo tem acesso, por exemplo.

Por isso, é importante criar algumas regras de gestão e controle de permissões, para que os usuários saibam o que podem ou não acessar. Por exemplo: sites, permissões e demais espaços, de acordo com a estratégia de segurança de dados da sua empresa.

3: Adequação da estratégia de segurança da informação à LGPD

Se em 2021 nós vimos empresas serem punidas de maneira muito dura sobre a falta de proteção dos dados coletados, nesse ano a LGPD se mantém como forte tendência.

Isso porque, em 2022 veremos essa lei ser aplicada na prática. Se você ainda não entende como ela funciona e é importante para a sua empresa, confira nessa matéria.

4: Mais proteção para o Big Data

Quando ativa, uma empresa está em constante produção e coleta de dados, o que aumenta o volume cada vez mais. Por isso, é crucial que se faça a otimização do uso dessa tecnologia em 2022.

Mesmo porque, esse é um recurso que ajuda na tomada de decisões importantes para a empresa, bem como, na redução de custos do negócio.

Sendo assim, além da otimização, é indispensável que sua empresa invista na adequação dessa tecnologia à LGPD.

5: Visibilidade e detecção de ameaças

A partir de 2022, as empresas devem pensar e implantar a ideia de visibilidade e detecção de ameaças para proteger seus dados. Isso porque, esse cuidado permite que elas sejam capazes de visualizar os ataques complexos e vulnerabilidades, de forma mais lúcida.

Ainda assim, é possível priorizar os alertas de ameaças com sistemas que detectam e propõem soluções rápidas sobre os verdadeiros riscos. De todo modo, é fundamental que esses sistemas garantam a operação em níveis especializados. Com isso, realiza-se a análise de maneira ágil, identificando os incidentes e os padrões de ameaças, bem como, a complexidade dos ataques e quais ameaças ele oferece à segurança da rede.

6: Mais inteligência artificial

Uma tecnologia que colocou a automatização em prática, reduzindo o volume de trabalho e aumentando a produtividade. Sem dúvidas, a inteligência artificial é um grande foco de investimento de segurança da informação para o ano de 2022.

Presente em nossos dispositivos móveis, sistemas de gestão, algoritmos de redes sociais e em diversos outros lugares, a ideia é aplicar e desenvolver a AI na proteção de dados. Isso porque, essa tecnologia será capaz de evitar golpes e fraudes.

Invista nessas tendências e proteja a rede da sua empresa

A grande missão da área de TI para 2022, é tornar as estratégias de segurança da informação ainda mais robustas. E esse, é um trabalho que já não pode mais ser adiado.

No entanto, tratamos nesse texto, de alguns pontos focais que facilitam o reforço dessas medidas, de maneira prática e organizada. Em caso de dúvidas, acesse nosso site e conheça algumas soluções acessíveis para a sua empresa.

Em nosso blog, você pode conferir mais conteúdos sobre esse e outros temas, para otimizar a proteção de dados e a produção da sua empresa.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op