Como a TI é importante para o negócio das empresas

TI

Não é novidade que o departamento de TI vem se tornando cada vez mais relevante no dia a dia das empresas. Dos menores aos maiores negócios, cabe a este setor movimentar as operações e servir de ferramenta para realizar os processos, dos mais simples aos mais complicados.

Uma das provas desse crescimento está no investimento que está sendo direcionado pelas empresas para a tecnologia. Segundo dados da IDC, em 2019, 54% das empresas da América Latina aumentarão seus investimentos em TI, totalizando um crescimento de 8,2% no setor. O que justifica o fato que, até 2022, a economia digital representará cerca de 50% do PIB latino-americano.

Ou seja, para as empresas que ainda não depositam total confiança no departamento de TI, talvez seja a hora de voltar à prancheta e reavaliar o planejamento. Mas antes, é preciso entender como a TI é importante para qualquer negócio, seja ele de pequeno, médio ou grande porte.

E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Confira.

O papel estratégico da TI nas empresas

A principal característica que enaltece como a TI é importante para o negócio é sua aplicação em questões estratégicas das empresas. Com soluções cada vez mais personalizadas, integradas e seguras, como softwares e aplicativos específicos para cada etapa do trabalho, a TI vai assumindo um lugar de grande importante na tomada de decisões.

Isto é, se antes o papel da TI se restringia ao suporte ao usuário, agora o setor já atua como base para que as empresas definam suas estratégias e futuras decisões.

O uso dos dados é uma prova disso. O “big data”, um conjunto massivo de dados desestruturados, vem orientando ações de marketing e publicidade das empresas. Além de fornecer informações para que as companhias conheçam à fundo seus prospects, também guiam a forma de atingi-los, aumentando a assertividade e melhorando os resultados.

Além disso, para entender como a TI é importante para o negócio, basta avaliar seu impacto na eficiência operacional das empresas — especialmente industriais, como as empresas de automóveis —, e o efeito dominó que isso causa, resultando menores custos e melhores resultados.

A tecnologia está presente na rotina de todas as áreas das pequenas, médias e grandes empresas.

A TI aliada da transformação digital

A Transformação Digital é desses movimentos de mercado que atingem todo mundo. No momento, a maioria das corporações já está falando e pesquisando sobre o tema, mas nem todas estão se transformando efetivamente. Logo, será imprescindível que todas as empresas estejam inseridas nesse novo contexto.

O objetivo da Transformação Digital é dar mais foco para os ambiente digitais de uma empresa, assim como à experiência do cliente. Ou seja, unir ferramentas e processos digitais aos produtos ou serviços vendidos, aproximando-se do cliente e transformando a forma de se relacionar com ele.

E como o dia a dia das pessoas (logo, consumidores) é condensado em suas interações online, é natural que as empresas cada vez mais estejam presentes no ambiente digital.

Nesse processo todo, fica fácil entender como a TI é importante para o negócio: ela servirá de base para que as empresas façam essa migração. Além de utilizar soluções tecnológicas atuais, elas precisarão criar novas, que conversem com os seus clientes e as suas necessidades.

Melhora na produtividade dos negócios através da TI

Um ponto crucial para entender como a TI é importante para o negócio e vem assumindo um posto mais estratégico é a forma com que suas soluções impactam na produtividade.

Resgatando o exemplo da fábrica de automóveis, os avanços tecnológicos da TI possibilitaram construir toda uma infraestrutura de montagem automatizada. Além dos enormes ganhos de lucro e produtividade, as empresas tiveram índices de falhas reduzidos.

 

Banner Transformação Digital

A importância de uma boa equipe de TI para o negócio

A equipe de TI também é valiosa para toda operação. O time ideal conta com profissionais experientes em soluções digitais, certificados nos maiores players do mercado e versáteis.

Ou seja, capazes tanto de atuar no suporte, como também na parte estratégica, analisando os dados em busca de melhorias para a operação ou de acordo com o que pede o mercado (como no caso da Transformação Digital).

O valor de profissionais de tal calibre é imenso para todas organizações, principalmente pelo potencial que possuem em auxiliar nas decisões estratégicas.

 

O papel da segurança da informação para o negócio das empresas

Já que a segurança de dados e informação está em pauta há algum tempo, é preciso entender como a TI é importante para o negócio exatamente neste ponto: protegendo-o.

Como os dados são ativos importantíssimos e hoje são altamente valiosos, eles, constantemente, estão sob perigo. Malwares e programas maliciosos se aproveitam de empresas sem uma infraestrutura de segurança e sequestram essas informações, chegando até mesmo a cobrar altos valores de resgate.

Portanto, várias empresas de tecnologia criaram soluções de segurança muito efetivas, que blindam toda empresa: da caixa de e-mail dos funcionários ao seu banco de dados.

Antivírus gerenciados, utilização da nuvem para manter os dados, criptografia e blockchain, assessment e backups constantes. Tudo isso são meios para manter o que a empresa tem de mais valioso.

A importância de um parceiro de TI

De tudo isso que falamos nesse artigo, um fator se destaca: realizar todos esses passos sozinho é um enorme desafio, principalmente para pequenas e médias empresas.

Além do investimento, há o tempo dos profissionais e todo processo de adequação da estrutura da empresa. Por isso, um parceiro de TI é essencial para auxiliar na correta avaliação e aplicação das melhores soluções.

Dessa forma, é possível contar com um departamento completo de TI para a sua empresa, focado em questões operacionais e de segurança, como Cloud, Suporte, Licenciamento de Softwares e Aplicativos e também manutenção de Infraestrutura de Rede.

A contratação de um parceiro especializado em serviços de TI gera oportunidades incríveis de crescimento para o seu negócio, como de tirar o peso das obrigações operacionais e de suporte do seu time de TI, que pode focar nas questões estratégicas do core business.

Portanto, se quiser dar um passo à frente com o seu departamento de TI, e aproveitar todo potencial dele em suas operações, converse com uma empresa especializada.

A Qualiserve possui mais de 15 anos de experiência, oferecendo o know-how de nossa equipe de especialistas para que sua empresa se desenvolva cada vez mais. Ficou interessado? Converse com nossos especialistas.

 

 

 

 

No Comments

Leave a Comment