×
Compartilhar Inscreva-se

O que é a arquitetura da proteção de dados como serviço (DPaaS)?

Serviço de proteção de dados para empresas

Com a evolução e os recursos tecnológicos sendo otimizados a cada dia, as empresas têm se movimentado no sentido de buscar soluções que auxiliem na proteção de seus dados.

Afinal de contas, as informações e o acesso a elas estão no topo das prioridades para que um negócio possa operar diariamente e, mais do que isso, gerar resultados para seus clientes. 

A confirmação desse cenário está no relatório “Backup primário na nuvem e recuperação de desastres”, do Enterprise Strategy Group, que validou a arquitetura DPaaS primária na nuvem por sua facilidade de configuração e gerenciamento. De forma prática, a solução faz com que a equipe de TI gaste menos tempo gerenciando backups e restaurações. 

Neste conteúdo, você vai entender melhor sobre a arquitetura da proteção de dados como serviço (DPaaS), seu objetivo na prática e também as principais diferenças entre o DPaaS e o modelo de backup tradicional. 

Continue a leitura, saiba mais e entenda tudo sobre este tema!

O que é DPA proteção de dados?

Data Protection Agreement ou Acordo de Proteção de Dados (DPA) refere-se a um conjunto de medidas e práticas destinadas a proteger as informações pessoais contra acesso, uso, divulgação ou processamento não autorizado.

A DPA visa garantir a privacidade e a segurança dos dados pessoais, além de promover a conformidade com as leis e regulamentos de proteção de dados.

Diariamente, as empresas trabalham com dados sensíveis de seus clientes e também de sua equipe interna e isso requer um compromisso de alto nível para garantir a segurança e a privacidade dessas informações. 

As medidas técnicas para proteção de dados podem incluir criptografia, que é o processo de codificar os dados de forma que apenas as partes autorizadas possam decifrá-los; controle de acesso, que envolve a restrição de acesso aos dados apenas a pessoas autorizadas com base em suas funções e necessidades de trabalho.

Além disso, também há o monitoramento de segurança, que envolve a supervisão contínua dos sistemas e infraestrutura de tecnologia da informação para identificar e responder a incidentes de segurança.

E o DPaaS?

A partir desse cenário, surge a solução do DPaaS, que é a arquitetura da proteção de dados como serviço. De forma prática, pode ser definido como a terceirização da gestão e proteção de seus dados a provedores especializados. Esses provedores oferecem uma variedade de recursos e funcionalidades para garantir a segurança e conformidade dos dados.

Esses provedores – empresas terceirizadas – oferecem recursos como backup e recuperação de dados, criptografia, controle de acesso, gerenciamento de identidade e acesso, monitoramento e conformidade e implementação de políticas de retenção de dados para garantir a segurança e conformidade dos dados do cliente.

O DPaaS permite que a sua empresa foque seus esforços, seu tempo e seus talentos no atendimento e no relacionamento com o seu cliente, deixando a segurança de dados para quem realmente entende do assunto.

Você passa a contar com um parceiro tecnológico estratégico da sua empresa, que vai atuar proativamente no desenvolvimento e na implementação da segurança de dados do seu negócios. 

Quais são os princípios de proteção de dados?

Quais são os princípios de proteção de dados

Algumas premissas norteiam a proteção de dados dos clientes e devem estar sempre na essência desse serviço, caso ele seja terceirizado (DPaaS). Entre eles, pode-se destacar: 

Confidencialidade: neste primeiro ponto, está a garantia de que os dados sejam acessados somente por pessoas autorizadas. Isso inclui a implementação de medidas de segurança para evitar o acesso não autorizado aos dados.

Integridade: os dados devem ser mantidos precisos, completos e inalterados ao longo do tempo. Isso envolve a implementação de controles para evitar, assim, a modificação não autorizada ou corrupção dos dados.

Disponibilidade: aqui, reside a garantia de que os dados estejam disponíveis quando necessários. Os serviços de DPaaS devem fornecer mecanismos para evitar interrupções e garantir a disponibilidade contínua dos dados.

Segurança: é essencial a implementação de medidas de segurança adequadas para proteger os dados contra ameaças e incidentes de segurança, como malware e outras formas de ataques.

Conformidade: a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) é uma realidade e as empresas precisam cumpri-la. Os serviços de DPaaS devem ajudar as organizações a manter a conformidade com as regulamentações como essa.

Qual é o principal objetivo da proteção de dados dos clientes?

A proteção de dados visa os direitos e interesses dos indivíduos em relação às suas informações pessoais, evitando o acesso, uso, divulgação ou modificação não autorizada desses dados.

No caso das empresas que trabalham com esses dados, trata-se de um dever contribuir com essa proteção dos dados.

Além da privacidade e da segurança, há também a transparência no tratamento dos dados, fornecendo informações claras e compreensíveis sobre as práticas de proteção de dados da empresa. 

Então, ao cumprir esses objetivos, a proteção de dados dos clientes ajuda a estabelecer confiança entre as empresas e seus clientes. Além de promover a segurança e a ética no tratamento das informações pessoais.

Quais as diferenças entre o DPaaS e o modelo de backup tradicional?

Conforme a pesquisa realizada pelo Enterprise Strategy Group (o mesmo estudo que citamos no início desse conteúdo), 53% das empresas participantes do estudo afirmaram que o ambiente de TI de sua organização é mais complexo ou significativamente mais complexo do que há dois anos. Essa realidade requer, portanto, novas soluções em proteção de dados, diferentes, por exemplo do modelo de backup tradicional. 

Mas, na prática, quais as diferenças que podem ser destacadas entre o DPaaS e este modelo que já conhecemos? Entenda!

O primeiro ponto que se pode destacar é que o DPaaS vai além da “cópia dos dados”. Então, o DPaaS abrange uma abordagem mais abrangente para a proteção de dados, considerando todo o processo e, mais do que isso, fazendo seu gerenciamento. 

Com o DPaaS, o backup tradicional acaba sendo uma parte do todo. Isso significa que o provedor de DPaaS assume a responsabilidade pela administração e operações de proteção de dados. Assim, ele libera a sua empresa do ônus de gerenciar infraestrutura, software e processos de backup.

O DPaaS oferece maior escalabilidade e flexibilidade em comparação com o modelo de backup tradicional. Torna-se possível ajustar os recursos e a capacidade de armazenamento conforme necessário.

Com uma gama ampla de serviços para proteção de dados, o DPaaS oferece recuperação de desastres, criptografia, gerenciamento de identidade e acesso, monitoramento de segurança e conformidade, entre outros. Assim, esses serviços fornecem uma camada adicional de segurança e conformidade para os dados.

O modelo de backup tradicional requer investimentos significativos em infraestrutura, hardware, software e recursos humanos para configurar, manter e gerenciar as operações de backup. O DPaaS utiliza toda a estrutura de seu provedor, centralizando o investimento para o seu negócio. 

No modelo de backup tradicional, a empresa fica com a tarefa de buscar atualizações e fazer as manutenções. Ao contar com o DPaaS, as atualizações de software, manutenção e correções de segurança são tratadas pelo provedor de serviços, garantindo que a infraestrutura de proteção de dados esteja atualizada e segura.

Por que adotar o DPaaS na sua empresa?

Ao compreender as diferenças entre eles, então, fica mais claro entender como o DPaaS pode ser a melhor alternativa para a sua empresa.

Otimização de custos, menor infraestrutura e mão de obra interna, atualização constante de acordo com a legislação e com as novidades do segmento são apenas alguns exemplos de como adotar o DPaaS no seu negócio é um excelente investimento

A proteção de dados já é uma realidade nas empresas e tende a crescer nos próximos períodos, afinal, a troca de informações será cada vez mais intensa. Assim, contar com um gerenciamento profissional da proteção de dados, que vai além do backup tradicional, fará sentido e será um diferencial. 

A Qualiserve acompanha todo processo, passando pela avaliação, implementação e seguindo com o monitoramento para manter tudo em ordem e seguro.

Com a gente, a arquitetura da proteção de dados como serviço (DPaaS) da sua empresa está sempre em pleno funcionamento.

Quer saber mais como a Qualiserve pode te ajudar nesse processo? Agende uma conversa com nossos consultores!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op