×
Compartilhar Inscreva-se

Migrar para nuvem: qual é o melhor momento para realizar esse processo?

Quando-levar-minha-empresa-para-a-tecnologia-em-nuvem

O que você vai aprender neste artigo:

Se você busca a expansão do seu negócio, a migração para nuvem é mais do que uma tendência, é uma necessidade. Como parte essencial da transformação digital, essa solução concentra armazenamento, banco de dados, servidores, rede, análise e muito mais em um espaço online.

Mas, como saber o momento ideal para dar esse passo crucial?

Neste artigo, vamos explorar os sinais que indicam que chegou a hora de migrar para a nuvem. Prepare-se para descobrir como essa tecnologia pode impulsionar a expansão da sua empresa a caminho do sucesso. Continue lendo!

Migração para nuvem: quando considerar a transição?

Há alguns indícios que são um alerta que uma empresa está chegando no ponto de transição, quando o assunto é migração para nuvem. Se sua empresa está começando a enfrentar desafios como:

  • Altos custos com aquisição e manutenção de servidores físicos;
  • Processos e rotinas empresariais aquém do seu potencial máximo;
  • A escalabilidade tecnológica e a falta de controle na segurança se tornaram uma preocupação constante;
  • Equipe de TI está sobrecarregada com tarefas operacionais;
  • Aumento da mobilidade e trabalho remoto da equipe;
  • Mudanças nos padrões de trabalho, com adoção de metodologias ágeis, por exemplo.

Se pelo menos um desses tópicos é familiar na rotina do seu negócio, isso é um sinal claro de que está na hora de considerar a migração para nuvem.

Prepare-se para a transformação: 5 razões convincentes para adotar a nuvem agora

Se o seu alerta ligou por aí e você percebeu que sua empresa já está passando por algumas das situações que listamos acima, saiba que sobram motivos para você iniciar essa mudança o quanto antes. Entre os ganhos, é possível destacar: 

1. Elimine gastos com infraestrutura física ao adotar a nuvem

A nuvem elimina os gastos sobre a compra de aparelhos físicos, hardwares e softwares, bem como, com as instalações e execução dos datacenters instalados na empresa.

2. Mantenha seus dados protegidos com soluções como a Azure

Um dos pontos que mais geram atrito quando se fala em migração para a nuvem é a questão da segurança. O que muitos gestores não sabem é que o nível de segurança na nuvem é muito superior em relação à estrutura física. 

O Azure, por exemplo, é o provedor da Microsoft que possui uma estrutura de segurança de nuvem robusta. Conta com a política, controles de acesso e tecnologias que protegem os dados contra ameaças.

3. Acesse seus arquivos e aplicativos de qualquer lugar, a qualquer hora

Limites geográficos para operação da empresa não podem ser um entrave ao crescimento do negócio. Por isso, ao fazer a migração para a nuvem dá a liberdade de acesso a tudo que é preciso para fazer a operação rodar, sem abrir mão da segurança.

4. Adapte sua infraestrutura de TI às necessidades em constante evolução

Se até determinado momento, as transformações tecnológicas levavam mais tempo para acontecer, a realidade é que elas se tornaram – e ainda se tornarão – cada vez mais ágeis. Isso requer uma adaptação constante das empresas a esse cenário de mudança constante. 

A migração para a nuvem dá essa flexibilidade aos negócios, contribuindo no seu crescimento organizado. 

5. Impulsione a transformação digital e ganhe vantagem competitiva 

Quando se fala em market share, há sempre o desejo e o objetivo de ampliar a participação de mercado, sendo a principal opção do seu cliente. E, para isso, a transformação digital pode ser um ponto de virada das empresas. 

Como migrar para nuvem?

Antes de mais nada, é crucial definir os objetivos da sua empresa, sobre essa migração. Os tópicos acima podem ajudar nesse processo. 

Assim, é possível identificar quais as necessidades do negócio e como a computação em nuvem poderá atender essa demanda. Existem muitos recursos oferecidos por essa solução, que variam de facilidade para a criação de aplicativos, a análise de dados e inteligência artificial.

Como migrar para nuvem?
1. Escolha a plataforma ideal para a sua empresa

Agora que você já sabe sobre as principais necessidades do seu negócio, conheça as plataformas e o que elas podem oferecer.

Nessa etapa, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto, para que você tenha a melhor experiência possível. Assim, essa empresa será capaz de te ajudar a identificar a melhor oferta, com o custo-benefício mais adequado para você.

Estude, então, os recursos oferecidos, a segurança, a flexibilidade e, sobretudo, os preços de cada uma.

2. Invista nos backups para não perder nada ao migrar para nuvem

Durante o processo de migração para nuvem, alguns riscos e problemas podem aparecer. Por isso, a melhor maneira de evitar que sua equipe perca dados e documentos, é garantir que o backup estejam em dia.

Mesmo porque, a segurança dessas informações só é possível após todo o processo de migração. Antes disso, é possível que documentos, sistemas, senhas e outros dados se percam no caminho. Evite que isso aconteça!

3. Faça um planejamento detalhado

Para que tudo ocorra nos conformes, é fundamental que todos os usuários sigam um roteiro. Isso porque todo o cuidado é pouco nesse processo.

De todo modo, seu planejamento teve início quando você listou as necessidades lá em cima, lembra? Agora, é hora de dar sequência nesse processo, listando os próximos passos.

A migração, no entanto, deve receber toda a atenção possível para que não surjam problemas futuros, por falta de alguma etapa.

4. Teste a segurança e o desempenho da solução contratada

Durante todo o processo de migração para nuvem, faça testes sobre a segurança. Com isso, é possível prever se há alguma falha no percurso, bem como, fazer a correção.

Além disso, teste também, o desempenho desta solução e se ela atende a todas as promessas feitas durante a contratação.

O melhor momento de migrar para a nuvem é agora!

Se você ainda tem dúvidas sobre qualquer benefício de migrar para nuvem, converse com nossos especialistas e conheça mais sobre essa solução, que vai elevar a maturidade digital do seu negócio.

Seja uma pequena, média ou grande empresa, nós temos tudo o que você precisa, para investir em cloud computing de maneira segura e ter a melhor experiência tecnológica para o seu negócio.

    Agende uma conversa com a Qualiserve!

    Nossa equipe está preparada para ajudar o seu negócio a crescer com tecnologia.

    Compartilhe

    Junte-se a nossa lista de leitores.

    Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

    Campo obrigatório
    Email inválido

    Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Selecione uma opção.
    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

    Agora estamos prontos para ajudar você!

    Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


    © Copyright • Qualiserve - IT Experience •
    Política de privacidade • Dev by 2op