×
Compartilhar Inscreva-se

Migrar para nuvem: qual é o melhor momento para realizar esse processo?

Quando-levar-minha-empresa-para-a-tecnologia-em-nuvem

Se você acompanha o nosso blog, já deve ter entendido que migrar para nuvem já não é mais uma tendência. Agora, essa solução passa a ser inevitável para empresas que buscam expansão, digitalização e, sobretudo, o sucesso.

Esse é um recurso que passou a fazer parte do movimento de transformação digital das empresas. Portanto, é um assunto que deve estar presente nas principais estratégias de TI.

Isso porque, a computação em nuvem concentra, em um único lugar, armazenamento, banco de dados, servidores, rede, análise e muito mais. Tudo isso, através de um espaço online, que torna os processos mais ágeis, flexíveis, econômicos e seguros.

Ainda assim, é um recurso com o melhor custo-benefício. Pois, trata-se de uma tecnologia que tem o valor pago, apenas pelo espaço contratado e utilizado. Então, a questão é: qual é o melhor momento para migrar para a nuvem?

Continue essa leitura e descubra!

O que leva uma empresa a migrar para nuvem?

De início, a nuvem é uma solução que pode corrigir diversas falhas e trazer resultados, como:

  • Redução de custos com servidores físicos e manutenção desses aparelhos;
  • Otimização de processos e rotinas;
  • Mais escalabilidade tecnológica;
  • Limitação das tarefas operacionais e mais tempo para a equipe de TI focar em projetos do core business.

Por isso, se sua empresa busca por um desses indicadores, certamente procura por:

Migrar para nuvem traz mais economia para a sua empresa

Como já citamos acima, a nuvem elimina os gastos sobre a compra de aparelhos físicos, hardwares e softwares, bem como, com as instalações e execução dos datacenters instalados na empresa.

Ainda assim, essa solução reduz os custos de contratação de funcionários, para trabalharem na manutenção desses servidores, atualização dos sistemas e dar suporte a essa estrutura.

Isso porque, ao contratar o serviço, toda essa parte será direcionada ao provedor de cloud computing.

Mais segurança

O Azure, por exemplo, é o provedor da Microsoft que possui uma estrutura de segurança de nuvem robusta. Conta com a política, controles de acesso e tecnologias que protegem os dados contra ameaças.

Mais produtividade

Com a disponibilidade das informações, bem como, a limitação das tarefas das equipes, tudo se torna mais eficiente.

Isso porque, as tarefas passam a ser mais rápidas. Além disso, as equipes deixam de atender coisas simples, para focar em atividades, de fato, importantes para o crescimento do negócio.

Escalabilidade

A medida que o seu negócio expande, a nuvem acompanha esse movimento. Isso porque, ela possui dimensionamento elástico, que permite o uso da quantidade correta dos recursos tecnológicos.

Portanto, sua empresa pode se manter na busca constante por inovação, bem como, modernizações. Pois, a nuvem acompanha todos esses processos.

Inovação e novas tecnologias

Com a constante evolução tecnológica, empresas têm buscado, cada vez mais, por inovações. Isso porque, essa é uma forma de se diferenciar no mercado, diante dos concorrentes.

Por isso, pode surgir um momento em que sua empresa se veja sem saída, sobre essa modernização. E a nuvem é a solução que, como já citamos acima, acolhe todas essas informações.

Por isso, se sua empresa precisa inovar e se destacar no mercado, o cloud computing será como a base, para essa expansão.

Como migrar para nuvem?

Antes de mais nada, é crucial definir os objetivos da sua empresa, sobre essa migração. Você pode tomar por base, portanto, os tópicos acima. Assim, é possível identificar quais a necessidades do negócio e como a computação em nuvem poderá atender essa demanda.

Entre as principais soluções buscadas, na prática, estão:

  • Armazenamento de dados;
  • Compartilhamento seguro das informações;
  • Mais eficiência nos processos.

No entanto, existem ainda, muitos recursos oferecidos por essa solução, que variam de facilidade para a criação de aplicativos, a análise de dados e inteligência artificial.

Vale-a-pena-investir-em-nuvem-agora

Escolha a plataforma ideal para a sua empresa

Agora que você já sabe sobre as principais necessidades do seu negócio, conheça as plataformas e o que elas podem oferecer.

Nessa etapa, o ideal é contar com uma empresa especialista no assunto, para que você tenha a melhor experiência possível. Assim, essa empresa será capaz de te ajudar a identificar a melhor oferta, com o custo-benefício mais adequado para você.

Estude, então, os recursos oferecidos, a segurança, a flexibilidade e, sobretudo, os preços de cada uma.

Invista nos backups, para não perder nada ao migrar para nuvem

Durante o processo de migração para nuvem, alguns riscos e problemas podem aparecer. Por isso, a melhor maneira de evitar que sua equipe perca dados e documentos, é garantir que o backup estejam em dia.

Mesmo porque, a segurança dessas informações só é possível, após todo o processo de migração.

Antes disso, é possível que documentos, sistemas, senhas e outros dados se percam no caminho. Evite que isso aconteça!

Faça um planejamento detalhado

Para que tudo ocorra nos conformes, é fundamental que todos os usuários sigam um roteiro. Isso porque, todo o cuidado é pouco nesse processo.

De todo modo, seu planejamento teve início, quando você listou as necessidades lá em cima. Lembra? Agora, é hora de dar sequência nesse processo, listando os próximos passos.

A migração, no entanto, deve receber toda a atenção possível, para que não surjam problemas futuros, por falta de alguma etapa.

Teste a segurança e o desempenho da solução contratada

Durante todo os processo de migrar para nuvem, faça testes sobre a segurança. Com isso, é possível prever se há alguma falha no percurso, bem como, fazer a correção.

Além disso, teste também, o desempenho dessa solução e se ela atende à todas as promessas feitas durante a contratação.

O melhor momento de migrar para a nuvem é agora!

A Qualiserve não tem dúvidas de afirmar isso. Mesmo porque, o sucesso de sua empresa, perante os seus concorrentes, depende desse investimento.

Se você ainda tem dúvidas sobre isso, clique aqui e conheça mais sobre essa solução, que vai elevar a maturidade digital do seu negócio.

Seja uma pequena, média ou grande empresa, nós temos tudo o que você precisa, para investir em cloud computing de maneira segura e ter a melhor experiência tecnológica para o seu negócio. Fale agora com nossos especialistas e conheças todas as condições.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op