Como os dados são essenciais para a área de Business Intelligence da sua empresa

Business Intelligence

Não faz muito tempo que as decisões estratégicas das empresas eram tomadas em cima de duas premissas: a experiência e a intuição do decisor. O feeling corporativo moldou, por décadas, os movimentos de mercado.

Atualmente, grande parte das empresas busca oferecer soluções inovadoras para disparar na corrida contra a concorrência. Esse movimento é natural, afinal, conforme os negócios evoluem, a competitividade também se torna mais acirrada.

No entanto, para as empresas conseguirem competir e se destacarem no jogo dos negócios, não bastam apenas experiência e intuição, como dissemos no começo desse artigo. É justamente aí que entra o Business Intelligence: uma forma mais assertiva e precisa de fazer os negócios se desenvolverem.

A necessidade das empresas de hoje é serem cada vez mais sistemáticas e escaláveis. Para isso acontecer, o uso do Big Data e a adoção do Business Intelligence são essenciais para que a companhia cresça e se desenvolva.

Business Intelligence: o que é?

Muito além de ser uma ferramenta, o Business Intelligence é uma estratégia. Sua importância para os negócios é tão grande que, em algumas empresas, já é comum ver setores inteiros dedicados à Inteligência de Negócios.

Sua função é coletar, organizar e analisar dados, para então sugerir ações baseadas nessas leituras e que tenham o potencial de melhorar o negócio (nos mais diversos campos, como operacional, produtivo, gerencial etc.).

Outra função do Business Intelligence é o monitoramento constante dos resultados, criando assim um ciclo analíticos dos dados.

Todo esse conjunto de processos tem o intuito de fornecer uma visão assertiva do mercado, para que as empresas tomem decisões estratégicas que melhorem seus resultados e às mantenham competitivas frente à concorrência.

Em um contexto no qual todas as empresas buscam aderir à Transformação Digital, intensificando sua presença online e conferindo um maior protagonismo ao setor de TI e suas ferramentas, o Business Intelligence surge como uma solução híbrida e completa.

O modus-operandi da Inteligência de Negócio leva em conta os mais diversos dados, seja do ambiente digital como das operações reais, seus impactos, benefícios e consequências.

Portanto, com o BI, a empresa consegue mergulhar na totalidade de seus resultados, analisando-os de ponta a ponta.

Dessa forma, é possível encontrar nos dados os caminhos mais precisos para que processos sejam melhorados.

Banner Transformação Digital

Business Intelligence e Big Data: como se relacionam

Apesar de soarem parecidos, o Business Intelligence não pode ser confundido com o Big Data.

Na verdade, este último consiste apenas da matéria-prima: os dados, sejam eles estruturados (nome, endereço de e-mail) ou não-estruturados (documentos de texto, imagens, comentários em redes sociais etc.). O Big Data, como conceito, se trata da geração, captura e processamento contínuo de quantidades massivas de dados para que as empresas utilizem em suas leituras e análises.

Já o Business Intelligence é justamente essa próxima etapa: por meio de estratégias, softwares e aplicativos, realizar leituras e análises de fluxos de dados em busca de informações comerciais, operacionais e estratégicas.

A união desses dois conceitos em um contexto corporativo cria a cultura de Data Intelligence. Ou seja, possuir uma estrutura preparada para armazenar o Big Data, além de profissionais e ferramentas próprios para a análise de dados.

As vantagens de se unir BI e Big Data nas empresas

A união entre Business Intelligence e Big Data se traduz em uma visão aprofundada e simplificada dos muitos dados gerados pelo negócio. Para isso, são utilizados recursos como gráficos, apresentações e indicadores. Assim, a empresa consegue ler o mercado e encontrar os caminhos para suprir as necessidades do consumidor.

Esse poder analítico permite que as empresas se antecipem aos movimentos de mercado e façam adequações ou promovam inovações em seu negócio, independente do setor que atue.

Assim, o Big Data e o Business Intelligence cooperam para uma melhoria constante dos processos internos da empresa, para encontrar novos caminhos estratégicos e auxiliar em inovações que aprimorem seus produtos ou serviços. É a forma de alavancar o seu negócio no presente — e especialmente no futuro!

 

Se você acredita no potencial do Business Intelligence em sintonia com o Big Data para o futuro da sua empresa, saiba que a Qualiserve oferece soluções completas para transformar seu negócio.

Graças às tecnologias utilizadas pela equipe certificada da Qualiserve, sua empresa aproveita de uma leitura facilitada de dados relevantes e alinhados com suas necessidades (como redução de custos, reorganização interna, inovação em produtos ou serviços e aumento do faturamento, por exemplo), que facilitam a tomada de decisões estratégicas.

Quer alavancar o seu negócio com a ajuda de uma empresa especializada no assunto? Então agende uma conversa agora mesmo com um de nossos especialistas.

Assim, poderemos entender as suas necessidades e explicar como o Business Intelligence pode ser aplicado em seu negócio!

 

No Comments

Leave a Comment