×
Compartilhar Inscreva-se

Armazenamento em nuvem como experiência tecnológica: veja os dados positivos dessa tecnologia

homem-apertando-ícone-de-pesquisa-de-satisfação

Você é uma daquelas pessoas que não acredita que o armazenamento em nuvem pode impactar os resultados do seu negócio?

Não é novidade que a tecnologia em nuvem é um recurso que as empresas usam para otimizar a rotina. Isso porque, esse é um meio que organiza, disponibiliza e armazena dados da forma simples.

Mas, como tudo isso acontece na prática? Nessa matéria, vamos te contar como a nuvem traz grandes avanços para as empresas. Continue a leitura e programe a sua evolução.

Quais as vantagens de contar com o armazenamento em nuvem?

  • Mais economia: ao migrar para a nuvem, você pode deixar de lado os equipamentos e toda a estrutura física de servidores. Com essa economia, é possível investir em outras áreas da empresa;
  • Mais segurança: uma vez que os arquivos estão na nuvem, eles estão seguros contra a ação do tempo, ou demais imprevistos. Ou seja, se algo acontecer com os seus aparelhos, é possível recuperar os dados de maneira ágil. E, para que tudo isso aconteça da melhor forma, o backup para a nuvem é feito de modo automático e muito discreto;
  • Aumento da produtividade: imagine ter sua rede disponível de qualquer lugar, a qualquer hora. Isso permite, portanto, que os usuários possam trabalhar de onde estiverem, com integração total com a equipe;
  • Modernização da estrutura: com todas essas vantagens somadas, sua empresa ganha força para crescer!

Resultados do armazenamento em nuvem, na prática

Agora que você já sabe quais são as vantagens dessa tecnologia, conheça abaixo, um case de sucesso da Qualiserve em nuvem.

Esse foi o trabalho que atendeu o Banco Daniele. Trata-se, então, de uma empresa do setor financeiro, que tinha como principal urgência a segurança de dados.

Isso porque, o número de ciberataques cresceu muito e, junto com eles, surgiu ainda a LGPD. O momento inspirava a tomada de ações importantes, para que a empresa pudesse entregar o ambiente ideal para seus clientes.

Os principais objetivos do projeto

Esse cliente é uma instituição financeira focada, sobretudo, no desenvolvimento corporativo. Para tanto, ela oferece soluções de crédito de forma prática e sem tantas burocracias.

Ou seja, para esse projeto nós listamos como prioridades:

  • Elevar os serviços gerenciados;
  • Desenvolver soluções de Backup;
  • Migração para a nuvem;
  • Implantação de plataforma colaborativa, a Microsoft 365 (SharePoint, Teams, Flow e PowerApps).

Com isso, conseguimos ter um ambiente monitorado e gerenciado em escala 24/7, sem falhas. Ainda assim, elevamos o nível de disponibilidade para 99,99%, abrangendo os setores de:

  • TI;
  • Operações;
  • Financeiro;
  • Administrativo.
computador-com-ícones-de-serviços-em-nuvem

Qual foi a estratégia de armazenamento em nuvem usada?

Antes de mais nada, ao pegar esse caso, nós fizemos um estudo de caso muito profundo. Mesmo porque, era crucial entender o cenário da empresa, para propor mudanças.

Assim, nossa equipe encontrou todas as falhas e oportunidades possíveis para o caso. Em especial, para o aumento da disponibilidade, correções na segurança e mais conectividade.

É certo que, no meio do caminho, outros problemas surgiram e estudamos um a um. Em especial, aqueles que podiam impactar de forma direta na centralização dos colaboradores que estavam em home office.

Ou seja, na etapa inicial, o nosso desafio era de atender a demanda com urgência. Assim, foi preciso criar um tempo de resposta ágil, com uma equipe técnica de alta performance, para uma entrega que determinasse o projeto.

Os desafios dessa estratégia

O projeto emergencial foi a etapa que mais exigiu atenção. Isso porque, nós recrutamos um time robusto de especialistas, composto por arquitetos, analistas e o NOC – Centro de Operações de Rede.

Nessa etapa, portanto, o trabalho tinha como foco principal, a correção e a movimentação do ambiente em um período de 72h.

Em paralelo, nós corrigimos e aprimoramos as ações sobre a segurança de dados, novos recursos e, além disso, migramos as plataformas e serviços para a nuvem. Com isso, fizemos com que o banco de dados tivesse mais informações, para antecipar os problemas da empresa.

Os principais resultados do projeto de armazenamento em nuvem

Assim como citamos acima, a Qualiserve levou para dentro da empresa, a Plataforma Colaborativa Microsoft 365, que otimizou o uso do Teams, Flow e PowerApps. Mas, além disso, nós aplicamos:

Ou seja, atingimos um nível acima de maturidade digital, com um ambiente de TI monitorado e gerenciado em escala 24/7, sem qualquer tipo de problema.

Impactos práticos da implantação do projeto

Com esse projeto, os impactos na rotina de trabalho dos usuários de rede se tornaram visíveis. Entre os quais, a otimização aconteceu no tempo de realização de cada tarefa, nos serviços e projeto. Mas, também teve um grande impacto na gestão dos processos, com resultados de alto nível.

Reduzimos, também, a indisponibilidade do ambiente de TI e aplicamos a prevenção sobre a segurança, para que os usuários tenham mais tranquilidade no uso.

Em suma, todas essas ações trouxeram um aumento da produtividade e, como consequência, a captação de novos clientes.

Um projeto de grande importância para o desenvolvimento tecnológico

Esse case de sucesso é um exemplo claro de que as ações de segurança só foram possíveis, porque unimos uma equipe técnica a processos eficientes. Ou seja, a tecnologia foi aplicada na correção e, sobretudo, na prevenção de falhas.

Por isso, foi crucial identificar esses pontos, na análise profunda. Mesmo porque, essas falhas não são fáceis de serem percebidas, na rotina comum de trabalho.

A partir de agora, a empresa pode extrair muito mais de cada uma das tecnologias usadas. Isso é possível, pois os usuários de rede ganharam conhecimento para que o uso da infraestrutura de TI seja fonte de ações positivas e auxiliem a TI a mitigar as falhas que possam surgir.

Leve essa experiência para sua empresa!

Agora que você já conhece o case de sucesso do nosso cliente Banco Daniele, leve para o seu negócio essa experiência tecnológica e veja seus resultados crescerem.

Para isso, entre em contato com nossa equipe e nos conte quais são os seus principais gargalos. Temos total certeza que aqui, temos as soluções ideais para você e vamos oferecer o que há de melhor em tecnologia da comunicação.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op