×
Compartilhar Inscreva-se

Business Intelligence com Power BI como centro das decisões: entenda como isso é possível

computador com power bi em sua tela

Já sabemos que os dados são o novo ouro do mercado, não é mesmo? Mas, para realmente aproveitá-los da maneira correta, é preciso contar com o trabalho de Business Intelligence com Power BI.

Contar com sistemas, ferramentas e softwares de B.I está se tornando cada vez mais popular no mercado. Ainda mais nas empresas que contêm um interesse em trabalhar com a análise de dados para tomar decisões mais assertivas em suas estratégias.

Se em sua rotina de trabalho, uma de suas particularidades é apresentar resultados, porém, ainda enfrenta algumas dificuldades para gerar gráficos e relatórios com dados confiáveis e consistentes, você precisa conhecer o Power B.I. Uma solução de Business Intelligence que é capaz de fornecer respostas para as perguntas mais diversas, com grande riqueza de detalhes sobre tudo aquilo que você precisa demonstrar para a diretoria.

E o melhor dessa ferramenta, é que ela te dá autonomia para analisar as suas informações e dados sem a necessidade de uma intervenção da equipe de TI. Sendo assim, se você for um gestor, analista ou diretor de qualquer departamento, pode obter ótimos insights e, a partir disso, tomar suas decisões com mais assertividade e agilidade, utilizando a melhor solução do mercado ao seu lado.

Então, nesse texto, nós vamos te mostrar como essa ferramenta pode te ajudar nas tomadas de decisões. Acompanhe a leitura e confira!

O que é BI?

Primeiramente, vamos relembrar o que é BI. Conhecido também como Business Intelligence, é um conjunto de técnicas e estratégias que as empresas utilizam com o intuito de analisar dados e melhorar as suas tomadas de decisões com base em informações concretas. Como a sua tradução mesmo já indica, é a maneira de promover a inteligência para os negócios.

O Business Intelligence é um termo que inclui infraestrutura, ferramentas, aplicativos e as melhores práticas para a análise de dados com o intuito de otimizar o desempenho e as decisões da empresa que aderem a essa solução.

E para atingir os resultados esperados, o B.I precisa ser tratado como uma área importante do negócio, assim como o RH, o marketing e o financeiro também são.

O que é o Power BI?

Bom, agora que você relembrou o que significa o Business Intelligence, vamos falar sobre a solução Power BI.

Ele é a união de soluções com foco na análise de dados. Sendo assim, ele é capaz de apresentar informações dinâmicas e integradas através da criação de dashboards. Além disso, conectam-se com várias fontes de dados, trazendo em tempo real as informações. E, dessa forma, os seus relatórios podem ser publicados para que todos os colaboradores de uma organização tenham acesso.

Portanto, o Power B.I é ideal para negócios de todo porte. Sua função é unir os dados de uma determinada empresa, estejam eles alocados em um ambiente físico ou na nuvem, com a possibilidade de criar dashboards e relatórios em computadores ou em dispositivos móveis.

Ou seja, trata-se de uma solução de B.I self-service que proporciona, assim, uma maior autonomia aos usuários para criar os seus relatórios e realizar consultas sem a necessidade de um profissional de TI para isso. E dessa maneira, é possível ter uma melhor análise de dados para ser mais assertivo nas ações da empresa, sem grandes dificuldades.

mulher analisando dados no computador

Business Intelligence com Power BI como centro das decisões

Quando falamos sobre a união do Business Intelligence com Power BI, há vantagens que podem ajudar as empresas a tomarem suas decisões com precisão. E isso é possível, graças as suas vantagens, como:

Implantação rápida e prática

Uma das vantagens do Power BI, é sobre a sua rápida e prática implantação. Você pode realizá-la com pouca ou com nenhuma ajuda de profissionais de TI. Isso possibilita, aos tomadores de decisão da empresa, iniciarem a utilização da solução com mais rapidez.

Uso local ou em nuvem

A sua implantação, e também o seu uso, podem ser feitos em ambiente local ou na nuvem. A seguir, vamos falar sobre cada um deles:

Ambiente Local

O Power BI, com o seu Servidor de Relatório, oferece a possibilidade de gerar insights e explorar dados, de relatórios corporativos do SQL. Assim, você pode desenvolver relatórios com uma infraestrutura local, mesmo tendo a opção de armazenamento na nuvem com essa solução.

Nuvem

O Power BI acaba oferecendo a opção SaaS. E, assim, é capaz de fornecer um tempo de atividade com 99,9% e rápida implantação em nuvem. Dessa forma, é possível conectar-se a diversos bancos de dados, em tempo real, na nuvem. Essa solução está sempre sincronizada, sem a necessidade de configurar suas atualizações.

Conexão com variadas fontes de dados

Com essa solução, você pode conectar-se aos dados da empresa, além de importar e exportá-los sem perder qualquer informação ou fonte de dados como, por exemplo, planilhas de Excel, páginas web, soluções na nuvem ou outros tipos de banco de dados.

Maior integração

A solução também fornece uma API com determinados recursos e um acesso programático. Assim, é possível realizar a integração entre os relatórios do Power BI com todos os colaboradores da empresa com total praticidade. Além disso, uma outra maneira de realizar essa integração entre os Dashboards, é realizando o seu compartilhamento por meio da sua URL.

Fácil mobilidade

Com uma solução como o Power BI, é possível acessar todos os seus dashboards a qualquer hora e a qualquer lugar, por meio de dispositivos móveis como tablets, celulares, entre outros. Você terá, também, as mesmas funcionalidades e recursos acessando a solução de qualquer navegador de internet.

Notificações e Alertas

Uma das maiores vantagens do Business Intelligence com Power B.I, é o monitoramento de suas metas e projetos por meio de alertas da solução. Dessa forma, quando há alguma alteração nos seus dados, você poderá ser notificado. Para isso, basta criar os alertas que vão disparar mensagens em sua central ou através do e-mail.

Com todos esses recursos, fica muito mais prático utilizar o Business Intelligence com Power B.I para tomar as decisões de uma empresa. Pois, com dados concretos e uma boa análise, as estratégias trarão maior assertividade e sucesso para o negócio.

Se você gostou desse conteúdo e o achou útil, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode encontrar mais textos como esse, que serão importantes para o desenvolvimento da sua empresa!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op