×
Compartilhar Inscreva-se

Mercado de TI 2023 – Descubra as principais tendências!

O ano de  2023 promete ter investimentos massivos na área de tecnologia, pensando nisso elaboramos esta publicação para ajudá-lo a descobrir as principais tendências do Mercado de TI 2023.

 A Gartner principal empresa de pesquisa global, apresentou neste último semestre de 2022 as 10 principais tendências para este mercado, nela, foi observado que essas tendências estão sob três pilares: otimização, pioneirismo e dimensionamento. Com objetivos de:

  • Fortalecer a resiliência e confiança nas operações por meio da otimização;
  • Serem pioneiras na criação de novas oportunidades de negócios e engajamento;
  • Um melhor dimensionamento de entrega de novos produtos e serviços.

Vale lembrar também que a pesquisa IDC também reforçou sobre um aumento de gastos com TI na América Latina que será de 12%.

Destacamos as 10 principais tendências:

1. Inteligência Artificial Adaptável

Ferramentas como Power BI, por exemplo, são uma excelente prova desta tecnologia na utilização da inteligência artificial adaptável através de um aprendizado de dados de forma rápida e inteligente.

2. Sistema Imunológico Digital

A necessidade de novos sistemas e formas de prevenção a ataques cibernéticos veio para ficar e vai além de uma simples proteção, agora ela agrega uma análise mais aprofundada de pontos de vulnerabilidade até a realização de testes automatizados. Eles inclusive, podem ser realizados através de serviços gerenciados.

3. Sustentabilidade

Este tema já vem sido debatido em 2022 e agora apresenta uma relevância ainda maior, uma vez que os empresários precisam investir em novas soluções para atender as demandas do ESG, através de ações que tenham rastreabilidade, inteligência artificial e possuem a necessidade de implementação de ferramentas de TI para auxiliar seus clientes.

4. Engenharia de Plataforma

Aplicativos intuitivos de fácil uso como os de “low code” tornam a experiência de desenvolver muito mais tranquila, assim, é possível entregar um valor adicional para o cliente.

5. Gestão de Confiança, Risco e Segurança de Inteligência Artificial

Não é de hoje que vemos o número de empresas que sofrem sérios ataques de hackers, só no Brasil, no primeiro semestre de 2022, tivemos 31,5 bilhões de tentativas de ataques segundo levantamento da Fortinet, dessa maneira é necessário que as empresas invistam em recursos e garantam a confiabilidade, segurança e proteção de dados com uma ressalva especial a inteligência artificial.

6. SuperApps

São conhecidos por integrarem diferenças ferramentas e funcionalidades em um único software, um exemplo deste tipo de aplicativo é Microsoft Teams. Além disso, aplicativos assim, fornecem um ambiente ideal para pessoas desenvolverem dentro dele mini aplicativos.

7. Metaverso

Este assunto já está em pauta desde 2021 porém agora estará ainda mais aprimorado e será apresentando como uma construção compartilhada entre realidade virtual e digital, criando uma experiência cada vez mais imersiva e para todos os diversos tipos de dispositivos.

8. Plataformas em Nuvem

Elas conseguem entregar três tipos de serviços integrados: software, plataforma e infraestrutura, através da modulação de atividades, atuando assim, em diferentes áreas.

9. Realização de valor sem fio

Com o início do 5G aqui no Brasil, imediatamente aumentamos a possibilidades de empresas utilizarem esta tecnologia para diversas conectividades que vão desde o Wi-fi até serviços de baixo consumo de energia, assim é possível gerar insights cada vez mais integrados e com um custo muito menor.

10. Observabilidade Aplicada

Dados cada vez mais explorados! Podemos assim, definir este tema como uma análise mais aprofundada e organizada, através do monitoramento de ações e atividades: tempo de downloads, logs, rastreamento e transferência assim, sendo possível, uma tomada de decisão mais assertiva e fundamentada.

Quer mais tendências? Descubra as principais para o mercado de MSP!  

Queremos aproveitar e compartilhar também o nosso Qualitalks de novembro onde trouxemos novas tendências também voltadas ao mercado de serviços gerenciados, confira abaixo:

Assim, retornando ao assunto principal, agora que você já conheceu as 10 principais tendências no mercado de TI 2023, é importante contar com uma empresa que saiba auxiliar a sua organização e aplicá-las no dia a dia corporativo.

A transformação digital do seu negócio começa com a Qualiserve

Somos uma empresa referência em serviços gerenciados, segurança e expertise em ferramentas Microsoft, aproveitamos ao máximo para explorar o potencial dentro do seu negócio.  

Temos algumas dessas tendências do mercado de TI já em nossas operações como: a nuvem de dados, que auxilia na forma de armazenamento e na proteção de seus ativos, a gestão de risco de segurança através de nossos serviços gerenciados, ferramentas de segurança e por fim, a inteligência artificial para a geração de insights valiosos.

Agora você se interessou?  Entre em contato com o nosso time e comece hoje a transformação digital da sua empresa.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op