×
Compartilhar Inscreva-se

Como indústrias têm aplicado o Microsoft Business Intelligence, para orientar suas estratégias

empresário analisando dados no painel

O Microsoft Business Intelligence vem ganhando cada vez mais notoriedade no mercado. Ele pode beneficiar as estratégias de empresas de qualquer segmento. Ainda mais, nos tempos de hoje, onde vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e conectado.

E, para te mostrar como essa ferramenta vem ajudando as organizações, preparamos esse texto. Então, se você ficou interessado no assunto e quiser saber mais, acompanhe a leitura!

O que é o Microsoft Business Intelligence?

Antes de tudo, vamos falar sobre a definição do Microsoft Business Intelligence. Pois, para você entender como essa ferramenta pode ajudar a sua empresa, é preciso saber o que é e como ela funciona.

O Business Intelligence, conhecido também como BI, é responsável por revelar importantes insights que ajudam na tomada de decisões estratégias dos negócios. Essas ferramentas são capazes de analisar todo o histórico de dados da sua rede, assim como os atuais, e apresentar todas as descobertas de uma maneira bem visual e intuitiva.

Como funciona o Microsoft Business Intelligence?

Agora, vamos te mostrar como o Microsoft Business Intelligence funciona. Há quatro principais etapas que essa ferramenta segue até transformar os dados brutos em informações fáceis de serem compreendidas e utilizadas por todos os colaboradores da empresa.

As três primeiras etapas, definem o cenário, a partir da quarta até a última etapa, são responsáveis pela tomada de decisão. Antes do BI surgir, as organizações realizavam toda a sua análise de dados de forma manual. Mas, as ferramentas de BI vieram para automatizar todos esses processos, economizando muito tempo e, também, esforços para as empresas.

Agora, vamos te mostrar quais são essas quatro etapas. Confira:

Etapa 1: coleta de dados e informações

No geral, as ferramentas de B.I acabam utilizando um método conhecido como ETL, que diz respeito a extração, transformação e carregamento. E com isso, agregam dados estruturados e, também, não estruturados vindos de várias fontes.

Essas informações, então, são remodeladas e transformadas antes de serem totalmente armazenadas em um único local. Para que, dessa forma, todos os aplicativos consigam analisá-los facilmente e consultá-los no local de armazenamento central, no momento em que quiserem.

Etapa 2: descoberta de tendências e falhas

Quando falamos sobre a mineração e a descoberta de dados, geralmente, utiliza-se a automação para realizar uma a análise rápida destes dados. E assim, encontrar os padrões e as exceções a fim de ter uma ampla visão do cenário atual das empresas.

Com as ferramentas como o Microsoft Business Intelligence, é possível encontrar diversos tipos de modelagem de informações e análises como, por exemplo: descritiva, exploratória, preditiva e estatística. Elas são capazes de explorar mais dados ainda, além de prever tendências e oferecer recomendações.

Etapa 3: utilize os dados para realizar descobertas e apresentá-las

pessoas analisando dados no computador

Com os relatórios de B.I, é possível utilizar o visualizador de dados para facilitar o entendimento de todas as suas descobertas. Os métodos de geração de relatórios da ferramenta, inclui gráficos, painéis de dados e mapas que acabam ajudando todos os usuários a enxergar o que realmente está acontecendo na empresa naquele momento.

Etapa 4: crie estratégias baseadas nos insights em tempo real

Com a rápida exibição dos dados e atividades da empresa, a velocidade para passar de insights a ações, aumenta bastante. Além disso, o B.I permite que você faça ajustes em tempo real, assim como, mudanças estratégicas de longo prazo.

E, dessa forma, é possível adaptar-se rapidamente às mudanças do mercado, além de corrigir as falhas em sua rede que prejudicam os processos da empresa.

Quais os benefícios do Microsoft Business Intelligence para as empresas?

Agora que você já viu o que é Business Intelligence e como ele funciona, chegou a hora de conhecer os benefícios que ele pode oferecer a negócios de todos os mercados.

Como as ferramentas de BI são capazes de acelerar toda a análise de dados e a avaliação da performance das empresas, elas são muito valiosas colaborando com essas organizações a reduzirem suas ineficiências, alertar possíveis problemas em potencial e, também, encontrar novos fluxos de receita e sinalizar as áreas de mais crescimento no futuro.

Dessa forma, alguns benefícios específicos que uma empresa pode ter ao utilizar o Microsoft Business Intelligence, são:

  • Mais eficiência em todos os seus processos operacionais;
  • Acompanhamento do marketing, vendas e performance financeira com precisão;
  • Insights precisos dos comportamentos de seus clientes e padrões de compra;
  • Alertas simultâneos sobre qualquer falha ou problemas em sua rede;
  • Parâmetros claros de comparação baseados em informações e dados atuais e históricos;
  • Compartilhamento de análises entre os departamentos, em tempo real.

Antigamente, as ferramentas de BI eram muito utilizadas entre os usuários de TI e analistas de dados. Hoje, as plataformas como o Microsoft Business Intelligence tornaram o BI disponível e acessível para todos, desde os gestores até as equipes de operações.

Aplicação do Microsoft Business Intelligence em empresas

O Microsoft Business Intelligence é utilizado de diferentes maneiras, de um negócio para outro. Ele pode ser aplicado em indústrias de fabricação, saúde, finanças, tecnologia, educação, bens de consumo, entre outros.

Então, agora vamos te mostrar dois exemplos, onde as empresas têm alcançado sucesso com essa ajuda. Confira:

Fabricação

Quando uma fábrica implanta uma solução de Business Intelligence, equilibrando autonomia na criação de relatórios com a governança e, também, fornecendo análises avançadas e precisas. Assim, essa solução acaba mantendo vivo o espírito de autoatendimento, além de fornecer um maior controle sobre a TI e informações de onde e como todos os dados serão armazenados e acessados.

Ou seja, traz uma maior praticidade para a indústria realizar os seus processos, conseguindo ser mais assertiva em suas estratégias, utilizando as informações de forma correta.

Serviços financeiros

Em uma instituição financeira, é possível utilizar o BI para conectar as fontes de dados da empresa e permitir que a equipe de TI e os usuários de negócios, desenvolvam suas soluções e relatórios. Tornando, dessa forma, todos os negócios mais dinâmicos e ágeis.

Assim, os serviços de atendimento ao cliente, online banking, marketing e outros departamentos podem utilizar o Microsoft Business Intelligence para melhorar o seu desempenho e a sua eficiência.

Bom, espero que você tenha entendido a importância e as vantagens que uma empresa pode conquistar ao lado de uma ferramenta de B.I. E lembre-se de contratar serviços como esse, apenas de fornecedores confiáveis, para evitar riscos.

Sendo assim, se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar nosso blog para aprender mais sobre o mercado de TI e suas funcionalidades!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op