×
Compartilhar Inscreva-se

Migração para a nuvem: entenda o que é, qual a importância e saiba como migrar

migração para a nuvem

Ainda é muito comum, quando se fala em migração para a nuvem, associar o termo ao armazenamento de arquivos na internet. 

Mas, essa é apenas uma das funcionalidades e vantagens que uma empresa terá ao migrar para a nuvem, a ponta do iceberg. 

Após ler esta matéria, você vai perceber que a migração para a nuvem se trata de uma estratégia completa de digitalização, indispensável para empresas que buscam expansão, segurança e alta performance.

E, apesar de as dúvidas que ainda surgem acerca desse recurso, a nuvem não é algo novo no segmento de tecnologia da informação, e muito menos inacessível financeiramente. Nos últimos anos, deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade e uma necessidade de empresas de diversos tamanhos e segmentos.

Fique com a gente para entender:

O que é nuvem? 

Para compreender o que é migração para a nuvem, vamos por partes. Primeiro, é necessário entender o que é a nuvem por si só. 

Também conhecida como cloud computing (computação em nuvem), a nuvem é uma rede global de servidores. Apesar de parecer algo intangível, a nuvem é composta por servidores físicos espalhados ao redor do mundo nos chamados data centers, que são prédios de altíssima segurança e inacessíveis à maioria da população. 

A grande diferença desses servidores para aqueles tradicionais encontrados nas empresas, é que eles não ocupam espaço físico no seu local de trabalho e nem têm limites de armazenamento interno. Além disso, estão protegidos das ações do tempo e são monitorados o tempo todo por equipes especialistas em tecnologia da informação e também por inteligência artificial.

Isso é a nuvem, um espaço online que concentra, em um único lugar, sistemas, documentos, rede, banco de dados e muito mais. 

Fica mais fácil de entender se você imaginar, por exemplo, aquele streaming de filmes ou de música que você costuma usar no dia a dia. Não é necessário fazer download dos arquivos, bastam alguns cliques para que milhões de pessoas autorizadas acessem o mesmo arquivo. Isso só é possível graças à cloud computing.

O que é migração para a nuvem? 

A migração para a nuvem é o processo de mover toda a sua estrutura de informações para um ambiente de computação em nuvem, ou então, de uma nuvem para outra. É semelhante a uma mudança física, mas envolve a transferência de ativos digitais em vez de bens físicos.

Durante a migração para a nuvem, os dados e aplicativos são movidos de servidores locais ou obsoletos para a nuvem pública ou outro provedor de nuvem confiável, como a Microsoft Azure. Isso permite que as empresas obtenham benefícios como economia de custos, maior flexibilidade, escalabilidade e acesso a tecnologias atualizadas.

Além disso, a migração para a nuvem pode ser feita tanto da infraestrutura local para a nuvem quanto entre provedores de nuvem. É importante ressaltar que a migração para a nuvem também pode envolver a otimização e modernização contínua dos sistemas após a transferência.

Quais são os tipos de migração para a nuvem?

Existem diferentes tipos de migração para a nuvem, que variam de acordo com as necessidades e objetivos de cada empresa. Uma das estratégias mais utilizadas na indústria de tecnologia para ajudar as empresas a decidirem como migrar suas cargas de trabalho para a nuvem são os 5Rs, que representam o seguinte:

Rehost (Rehospedar)

Também conhecido como “lift-and-shift”, essa estratégia envolve migrar uma carga de trabalho existente para a nuvem sem fazer alterações significativas em sua arquitetura. É uma abordagem rápida e simples, onde a carga de trabalho é movida para a nuvem com poucas ou nenhuma modificação.

Refactor (Refatorar)

Essa estratégia envolve fazer modificações na carga de trabalho para aproveitar melhor os recursos e serviços da nuvem. Geralmente, implica em otimizar o código, reestruturar a arquitetura ou adotar serviços gerenciados na nuvem para obter maior escalabilidade, desempenho ou eficiência.

Rearchitect (Rearquitetar)

Nessa estratégia, a carga de trabalho é reconstruída na nuvem, aproveitando os serviços nativos e específicos da plataforma. Isso pode envolver a recriação da arquitetura e a adoção de serviços altamente disponíveis, escaláveis e gerenciados pela nuvem.

Rebuild (Reconstruir)

Essa estratégia implica em reconstruir completamente a carga de trabalho na nuvem, aproveitando ao máximo os serviços e recursos disponíveis. Geralmente, envolve a reescrita do código e a adoção de uma abordagem nativa da nuvem, resultando em uma arquitetura mais flexível e escalável.

Replace (Substituir)

Nessa estratégia, a carga de trabalho é substituída por um novo aplicativo ou serviço baseado na nuvem. Isso pode ser apropriado quando a carga de trabalho existente é obsoleta, não escalável ou não oferece mais suporte às necessidades da empresa.

Cada estratégia possui vantagens e considerações diferentes, e é importante ressaltar que o conceito dos 5Rs é uma simplificação dos principais caminhos de migração e fornece uma estrutura útil para avaliar as opções disponíveis.

No entanto, cada organização pode adaptar ou personalizar essas estratégias de acordo com suas necessidades e requisitos específicos, principalmente quando conta com um parceiro especialista no assunto como a Qualiserve, que é Microsoft Gold Partner.

A Qualiserve oferece e executa diferentes opções de migração para a nuvem, com o apoio e expertise da Microsoft. Nossa parceria nos permite utilizar soluções e serviços avançados, como o Azure Migrate, uma ferramenta projetada especificamente para facilitar a migração de cargas de trabalho para o Microsoft Azure. Com nossa experiência e conhecimento especializado, podemos aplicar e executar os processos de migração, garantindo uma transição suave e eficiente para a nuvem.

Lembre-se, nossa equipe está à disposição para tirar todas as suas dúvidas e planejar a jornada para a nuvem da sua empresa. 

Quais as vantagens da migração para a nuvem?

Quando utilizada corretamente, a nuvem traz com ela um vasto universo de vantagens e possibilidades. Redução de custos, segurança e produtividade são apenas alguns dos benefícios de adotar essa tecnologia. 

Confira a seguir os principais benefícios:

Redução de custos

Logo de cara, o armazenamento em nuvem vai reduzir os gastos da companhia com equipamentos físicos. Computadores, servidores e climatizadores consomem muita energia elétrica e requerem manutenção frequente, o que gera custos elevados ao caixa da empresa. 

E, além da economia financeira, há também a economia de espaço. Prepare-se para trabalhar em um ambiente mais organizado, sem tantos fios e cabos, e com mais espaço para o seu negócio crescer. 

É importante lembrar que a nuvem não é uma tecnologia gratuita, mas tem um excelente custo-benefício, pois você pagará apenas pelo espaço contratado e utilizado. 

Cibersegurança

A nuvem é um dos lugares mais seguros do mundo corporativo. Uma vez lá, todas as informações do seu negócio estarão protegidas por criptografia de dados, barreiras avançadas de proteção para firewalls e critérios que atendem à LGPD

E você sentirá ainda mais proteção e tranquilidade se contar com um serviço de gerenciamento de nuvem. Nesse caso, especialistas em nuvem estarão à disposição 24×7 neutralizando ameaças, garantindo a privacidade e a performance da nuvem. É assim que trabalhamos aqui na Qualiserve. 

A migração para a nuvem também vai agregar valor à sua marca, mostrando que você se preocupa com a segurança dos dados dos seus clientes, equipe, investidores entre outros. 

Mobilidade

Nos últimos anos, ficou clara a importância de poder trabalhar de qualquer lugar, não é mesmo? Mas, não dá para fazer isso de qualquer forma e arriscar a integridade da empresa. 

A cloud computing facilita o trabalho remoto e o home office ao disponibilizar todas as ferramentas e documentos que a sua equipe precisa através da internet, com todos os protocolos de segurança necessários. 

Isso resulta em mais mobilidade e colaboração entre gestores e equipe, que conseguem concluir tarefas mais rapidamente e tomar decisões mais eficazes, baseadas em dados. 

Backups

O que você faria se hoje perdesse todos os dados e documentos importantes da sua empresa? Seria um desastre, não é mesmo? Essa é uma preocupação que empresas que já migraram para a nuvem não precisam mais ter.

A cloud computing permite o acesso a soluções de backup e recuperação de desastres por valores muito mais acessíveis e com muito mais agilidade que no formato off line. 

Após todas essas vantagens, você ainda está em dúvida se a nuvem é para a sua empresa? 

Assista ao vídeo e veja 3 avanços que sua empresa só vai conquistar, ao migrar para nuvem.

Quando migrar para a nuvem?

A pergunta agora não é mais se a sua empresa deve migrar para a nuvem, mas sim quando e como será a migração. 

O mercado por si só já é um indicador de que está na hora de migrar. Se seus concorrentes estão avançando e você precisa tornar a sua empresa mais competitiva e a nuvem é o caminho. As soluções da cloud proporcionam escalabilidade e modernização de processos, seja em pequenas, médias ou grandes empresas. 

Um outro indicador para saber quando migrar para a nuvem, é a segurança dos dados. Se a sua empresa coleta dados dos clientes, usa aplicações ou sistemas de gestão para armazenar informações e até mesmo, se ainda trabalha com planilhas salvas no computador, você está sujeito a vazamento de dados, ataques cibernéticos e perda de informações. Migrar para a nuvem vai garantir mais segurança, conformidade com a legislação e tranquilidade no dia a dia.

Também é importante considerar o tempo que uma migração para a nuvem pode levar. O período de mudança varia conforme o plano pré-estabelecido para cada empresa, mas existem várias etapas que precisam ser cumpridas. Quanto antes você der o primeiro passo, antes poderá aproveitar todas as vantagens de ter uma infraestrutura de T.I em nuvem

Neste vídeo, nós falamos sobre outros pontos que vão te ajudar a decidir quando migrar para a nuvem. Mas já damos um spoiler: hoje é um ótimo dia para falar com a Qualiserve e iniciar sua jornada rumo à nuvem. 

Como fazer a migração para a nuvem?

Aqui na Qualiserve, trabalhamos com uma jornada para a nuvem enxuta e inteligente, que abrange 5 etapas principais: planejamento, sustentação, migração, otimização e aceleração. 

Assim, conseguimos acompanhar sua empresa desde o primeiro passo até a manutenção do recurso, para garantir a máxima performance. 

  • Planejamento: Desenhamos um plano personalizado para sua migração, mapeando sua infraestrutura tecnológica e definindo por onde começar.
  • Sustentação: Realizamos análises de configuração para identificar workloads compatíveis, fazendo modificações básicas quando necessário.
  • Migração: Migramos seus dados para um cloud server em tempo real, permitindo que sua empresa continue operando normalmente.
  • Otimização: Garantimos o máximo aproveitamento de performance, escalabilidade e investimento na nuvem, analisando dados de consumo e oportunidades de otimização.
  • Aceleração: Melhoramos a velocidade, qualidade e eficiência de suas aplicações, reduzindo custos operacionais e alinhando processos com a tecnologia.

Tudo isso, com planos personalizados para viabilizar a computação em nuvem para empresas de todos os tamanhos, conforme explicamos neste vídeo:

Desafios da migração para a nuvem: o que as empresas devem considerar antes de migrar?

Quando o assunto é migração para a nuvem, planejamento é a palavra-chave para garantir que tudo ocorra bem e, para isso, é indispensável contar com um provedor de serviços em nuvem para lhe ajudar a tomar algumas decisões importantes, como:

  • Definir o espaço necessário para a sua empresa e assim, pagar apenas pelo espaço que for usar;
  • Entender qual é a estrutura ideal de nuvem para a sua empresa, se é nuvem pública, privada ou híbrida;
  • Escolher entre um dos 3 tipos de serviços associados à nuvem, com base em uma análise das demandas atuais: SaaS, IaaS ou PaaS
  • Elaborar um plano de migração para dimensionar como a empresa vai implantar a computação em nuvem.

Além disso, uma jornada de migração para a nuvem bem planejada e executada vai ajudar sua empresa a superar alguns desafios, como:

  • Evitar a perda de dados;
  • Garantir a interoperabilidade, ou seja, realizar ajustes necessários para garantir que os processos e aplicações atuais se comportem bem na nuvem;
  • Lidar com possíveis períodos de inatividade dos servidores internos e;
  • Treinar a equipe para esse novo modelo de trabalho. 

Apesar desses desafios, temos certeza de que migrar para a nuvem é o único destino para as empresas de sucesso. Falamos mais sobre esse assunto no vídeo a seguir:

A Qualiserve pode ajudar sua empresa a migrar para a nuvem

Em resumo, realizar o processo de migração para a nuvem internamente pode ser uma decisão arriscada. Nesse momento tão importante para a sua empresa, que vai impactar diversos processos, o ideal é contar com uma empresa experiente que tenha uma boa reputação no mercado, como a Qualiserve. 

Afinal, somos destaque em três quadrantes da Microsoft no ISG Provider Lens 2023 e estamos preparados para transformar a tecnologia em uma aliada estratégica da sua empresa.

    Agende uma conversa com a Qualiserve!

    Nossa equipe está preparada para ajudar o seu negócio a crescer com tecnologia.

    Compartilhe

    Junte-se a nossa lista de leitores.

    Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

    Campo obrigatório
    Email inválido

    Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

    Selecione uma opção.
    Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

    Agora estamos prontos para ajudar você!

    Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


    © Copyright • Qualiserve - IT Experience •
    Política de privacidade • Dev by 2op