×
Compartilhar Inscreva-se

Confira 3 avanços que a sua empresa só vai conquistar se migrar para nuvem

Entenda-os-benefícios-dessa-tecnologia

Uma atitude que antes era vista como tendência, migrar para a nuvem, nos dias de hoje, é uma realidade.

Assim como as pessoas, as empresas adotaram essa tecnologia. Isso porque a computação em nuvem (cloud computing, em inglês), permite o acesso à arquivos, programas e demais recursos da computação que não estão no computador.

Para você ter uma ideia, quando acessamos e-mails e redes sociais, por exemplo, esses serviços já estão em nuvem. Isso porque, todas as informações e arquivos que aparecem, não estão no seu computador.

Então, é óbvio que a computação em nuvem está presente em nosso dia a dia há um bom tempo. Mas, quais os benefícios de ter o cloud computing em sua empresa? Continue essa leitura e confira as 03 principais vantagens!

O que significa migrar para nuvem?

Investir em computação em nuvem é ter um serviço de banco de dados, processamento de software, armazenamento, rede, entre outros recursos realizados pela internet.

Assim, esses recursos são capazes de otimizar e aumentar a eficiência do trabalho e a capacidade dos endpoints da rede.

Um ótimo exemplo de armazenamento em nuvem das empresas é o acesso remoto à e-mails. Mas, boa parte das estruturas que atendem às empresas são mais robustas. Por isso, oferecem ainda armazenamento ilimitado, processamento de aplicações e, para o período de home office, acessos remotos.

Como migrar para nuvem da melhor forma?

Se você entendeu a importância de contar com o cloud sourcing e sente que essa é a melhor hora para esse investimento, confira abaixo um breve passo a passo para uma migração de sucesso:

Defina o espaço necessário para a sua empresa

Uma característica muito valiosa sobre a infraestrutura de nuvem é a possibilidade de pagar apenas o que for usar. Por isso, é muito importante que você defina o espaço em nuvem que sua empresa irá ocupar.

Por ser escalável, é importante que sejam somados os funcionários que farão uso da nuvem, para entender qual o nível de uso.

Escolha a estrutura que irá usar

Entre as opções, você encontrará a nuvem pública, privada ou híbrida. Para escolher a melhor, é importante conversar com especialistas de TI, para entender qual delas é capaz de atender toda a demanda da empresa.

Estude os custos e analise mais de um fornecedor

Não feche com o primeiro fornecedor que aparecer. Investigue vários, conheça os valores e analise quais serão capazes de prestar consultoria durante o processo de migração, do início ao fim. Isso facilitará, em especial, os seus colaboradores, que receberão auxílio para migrar seus dados e realizar novos acessos.

Nesse ponto, portanto, é crucial conversar diversas vezes com o fornecedor, entender se ele possui conhecimento para lhe acompanhar nessa etapa, se possui o conhecimento e as certificações necessárias, entre outros.

Invista-na-nuvem-para-expandir-sua-empresa

Os benefícios de migrar para nuvem

Agora que você já sabe como fazer a migração da maneira correta, confira abaixo as 03 principais vantagens desse investimento.

01 – Software como Serviço

Conhecido em inglês por SaaS – Software as a Service, o Software como Serviço pode ser usado na computação em nuvem. Ao contar com a tecnologia em nuvem, é possível ter um espaço no servidor para usar como precisar, ou, para aplicar um software que atenda uma ou várias áreas da sua empresa.

Assim, é possível fazer esse uso, sem a necessidade de novas configurações. Uma das principais vantagens de contar com esse aluguel, por exemplo, é receber as atualizações do software, bem como, suas versões mais novas, sem pagar a mais por isso.

Além disso, ao contratar um novo funcionário, basta aumentar uma licença e criar o novo usuário no sistema. Tudo muito rápido e prático.

Ainda assim, ao optar por descontinuar o uso desse sistema, basta cancelar a assinatura.

2 – Redução de custos

Antes da tecnologia do cloud computing, as empresas investiam um valor alto na compra de equipamentos, para o servidor da empresa. Era preciso, também, comprar muitas licenças e o bancos de dados para o negócio. Além da contratação de uma equipe especialista, para instalação e manutenção de toda essa estrutura.

Ainda assim, era preciso renovar e/ou substituir esses aparelhos com uma certa frequência, pois as máquinas se tornavam obsoletas em pouco tempo.

No entanto, adquirir e manter todo esse sistema operando perfeitamente era um grande desafio. Em especial, para a expansão do negócio, que ficava limitada aos recursos adquiridos.

Com a nuvem, no entanto, as empresas podem contratar o espaço que precisarem, por um custo bem acessível. E, na necessidade de expansão, é possível aumentar esse espaço em poucos cliques, com custos muito menores do que a ampliação da infraestrutura física.

Ainda sobre os custos mais baixos proporcionados pela nuvem, estão:

  • Acesso à rede de qualquer lugar, a qualquer hora, sem a necessidade de equipamentos físicos de armazenamento;
  • Redução dos custos com mão de obra de manutenção de servidores;
  • Correções de instabilidade inclusas no valor e feitas pelo fornecedor.

3 – Escalabilidade do negócio, a partir do acesso à tecnologia de ponta

Empresas de todos os tamanhos, desde as menores, até as maiores, podem e devem contar com a infraestrutura em nuvem. Isso porque, ela reduz os custos com softwares muito caros e permite o acesso à recursos de tecnologia avançada.

Por permitir o pagamento apenas da quantidade usada, as pequenas empresas podem contar com opções mais robustas em gestão de negócios.

Ou seja, essa é uma tecnologia que acompanha e se adequa à expansão das empresas. Tudo isso, sem a necessidade de arcar com custos muito altos, para a compra de novos servidores para a empresa maior, por exemplo. Para isso, basta ampliar o espaço contratado na nuvem.

Uma outra vantagem sobre isso é que, se você conta com o SaaS, o próprio fornecedor aumenta esse espaço e oferece o suporte necessário para essa expansão.

A Qualiserve te ajuda a migrar para nuvem

Somos uma empresa especialista em oferecer aos nossos clientes, a melhor experiência tecnológica. Assim, conseguimos oferecer uma migração para a nuvem segura e completa, para que sua empresa não corra nenhum risco no processo.

Por isso, acesse nosso site e conheça toda a nossa história, nosso catálogo de soluções, bem como, a nossa proposta de excelência em TI para as empresas. Conte com nossos especialistas e entenda melhor como podemos atuar sobre essa demanda.

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog e conheça mais sobre os recursos de TI que vão otimizar os resultados de sua empresa.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op