×
Compartilhar Inscreva-se

O que é cloud computing: o case de sucesso da Qualiserve e Mania de Churrasco

mulher-loira-apertando-mãos-com-homem-branco-de-barba

A cloud computing, em tradução livre “computação em nuvem“, se tornou muito popular nos últimos tempos. Em especial, para as empresas que buscam a tão sonhada otimização da rotina.

Por isso, é possível que você, que usa a internet com frequência, tenha a sensação de que tudo é feito através da cloud computing. Em especial, dentro de empresas que investem em sua digitalização.

No entanto, ainda surgem muitas dúvidas sobre o que realmente é essa solução. E se ela é, de fato, eficiente para as empresas.

Por isso, nessa matéria, vamos te explicar sobre a solução e te mostrar um case de sucesso, que alcançamos em um de nossos clientes. Ficou interessado? Continue essa leitura e confira como foi possível.

O que é cloud computing?

Antes de entender se essa solução pode trazer benefícios para a sua empresa, é crucial saber o que é a nuvem, e como ela funciona dentro de uma empresa.

Assim, cloud computing é uma solução que promove a conectividade em grande escala. Trata-se, portanto, de um espaço online, que armazena todos os dados, programas e recursos que uma empresa precisa para operar.

Dessa forma, ela elimina a necessidade da instalação de um servidor físico dentro da empresa. Os usuários podem, então, acessar tudo o que precisam, através de dispositivos conectados à internet.

Esses acessos podem acontecer de qualquer local, a qualquer hora e, ainda assim, serem controlados, para garantir a segurança dos dados.

Em suma, essa tecnologia traz para as empresas, benefícios como: redução de custos com manutenção e compra de infraestrutura de TI, economia de espaço, centralização e disponibilidade de rede, segurança para usuários remotos, entre outros.

Como aplicar a cloud computing de forma estratégica?

Ao pensar em cada uma das vantagens que a tecnologia de nuvem agrega a uma empresa, podemos afirmar que esse é um meio seguro para obter bons resultados.

Mas, como fazer com que esses resultados aconteçam? Vamos falar agora sobre o case de sucesso Mania de Churrasco. Nele, você entenderá como a Qualiserve IT Experience criou uma estratégia robusta para a empresa, com base na cloud.

Qual era a demanda da empresa Mania de Churrasco?

Vamos começar pela principal falha da empresa. Em 2017, a Mania de Churrasco, que é uma rede varejista de fast food, notou a indisponibilidade contínua da infraestrutura de TI.

Em um primeiro momento, alguns problemas de sistema foram apontados como causas dessas falhas, que trazia resultados muito negativos às operações do negócio.

Por causa dessas falhas, os gestores notaram uma baixa significativa na produtividade, uma vez que as atividades ficaram paradas, muitas vezes, por longos períodos.

Esse problema acontecia, sobretudo, sob a contratação de empresas de TI que não tinham o suporte ideal para o problema. Ou seja, o parceiro conhecia somente sobre os processos mais básicos de infraestrutura.

Mas, por ter sido um problema contínuo, os executivos resolveram contratar uma solução robusta e assertiva. E, para isso, buscaram os especialistas em TI para analisar o caso.

Assim, encontraram a equipe da Qualiserve IT Experience.

Qual foi a estratégia usada?

Assim que o contato foi feito, o cliente solicitou de nossa equipe, uma análise completa e urgente sobre o cenário da empresa. Isso permitiu, portanto, que estudos profundos indicassem uma série de falhas na segurança e na conectividade do negócio.

Essas falhas tinham origem e relação com cabeamentos, servidores, rede wireless, entre outros. Ou seja, era um problema que exigia ação rápida e inteligente. E assim foi feito.

Nós atuamos de forma eficiente, com a decisão de cada uma das técnicas aplicadas, o que foi crucial para criar uma relação de confiança com o nosso cliente. Em especial, na etapa inicial.

Ou seja, tão breve nós demos início às correções, o cliente já tinha um ambiente de TI disponível, com operações contínuas e qualidade na conexão. Essa foi uma ação que atendeu todos os restaurantes da rede ao mesmo tempo.

mão-utilizando-ipad-com-efeitos-visuais-de-rede-de-nuvem-transpostas-na-frente

Isso foi possível, com a cloud computing

Nessa estratégia, a rede Mania de Churrasco fechou um pacote estratégico sob medida para a empresa. Nele, nós indicamos soluções que atenderiam a rede como um todo.

Esse pacote era composto por:

  • Serviços Gerenciados Qualiserve;
  • Microsoft Azure;
  • Migração para Cloud Computing;
  • Plataforma Colaborativa – Microsoft 365.

Assim, a empresa passou a contar com o monitoramento e gestão de TI em escala 24×7. Ou seja, as ações preventivas e corretivas dessas soluções eliminaram todo tipo de falha da infraestrutura, a partir dos serviços de:

  • Projeto de remoção e proteção contra malwares;
  • Implementação de um novo firewall;
  • Migração para novo servidor;
  • Reestruturação de todo o cabeamento da infraestrutura;
  • Estruturação da plataforma em nuvem;
  • Adequação e homologação do licenciamento Microsoft;
  • Service Desk;
  • Servidores antivírus;
  • Backup em nuvem.

Tudo isso só foi possível, a partir de uma equipe robusta, formada por arquitetos, analistas e o NOC – Centro de Operações de Rede. Juntos, atenderam com maestria o desafio de restabelecer e normalizar o ambiente em 48 horas.

Quais foram os principais resultados para a empresa?

Agora que você já entendeu como a rede Mania de Churrasco foi atendida pela equipe Qualiserve IT Experience, entenda quais foram os principais resultados.

Uma das maiores diferenças que alcançamos, foi um conjunto de melhorias que envolveu mais estabilidade, controle e confiança para a área de TI de empresa.

Mas, essas não foram as únicas vantagens percebidas. Logo que atualizamos todas as máquinas, a equipe da rede de churrasco atingiu níveis mais elevados de produtividade. Isso porque, nós otimizamos seus endpoints.

Conseguimos ainda, reduzir o tempo de indisponibilidade de rede da matriz para apenas 3 horas. Ainda assim, essa parada foi motivada por manutenções pré-programadas, sem nenhum dano a operação dos restaurantes.

Esse foi um projeto que atendeu as 78 lojas da rede. Mas, não parou por aí. Na matriz, por exemplo, a equipe de TI ganhou tempo e segurança, para focar em projetos grandes e cruciais para a expansão do negócio.

E então, você já se sente seguro sobre o que é cloud computing e quais são os reais benefícios dessa solução? Nossa equipe está a disposição para te orientar na melhor estratégia de nuvem sob medida para a sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e garanta bons resultados para você também!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op