×
Compartilhar Inscreva-se

Online Database Service: 3 motivos para investir na disponibilidade de rede

icones saltando para fora da tela de um notebook

Nos dias atuais, toda empresa precisa contar com um Online Database Service. Ele possui diversas finalidades muito úteis, seja para o controle de processos internos como, por exemplo, dados dos colaboradores, financeiros, de clientes, entre outros. Mas, dependendo da sua aplicação, requerem certos tipos de organização de informações específicas.

Para você entender melhor esse conceito, quais são seus tipos, benefícios e motivos para investir, acompanhe a leitura!

O que é Online Database Service?

Quando traduzimos pro português, Online Database Service quer dizer Serviço de Banco de Dados. E, um banco de dados nada mais é do que um conjunto de dados que são utilizados com propósitos específicos. Eles podem ser registros de documentos, lugares, pessoas, vídeos, imagens, entre outras coisas.

Mas, seu uso principal é para o controle operacional de empresas. Ou seja, ajuda no manuseio de estoque do seu negócio, registro de pagamento, cadastro de clientes, e muitas outras funções.

Hoje, o banco de dados, também, está sendo utilizado para análises e estudos. Como, por exemplo, dados geográficos, operações de big data, análise das redes sociais, entre outras aplicações que utilizam o banco de dados.

Tipos de Banco de Dados

Basicamente, há dois grupos de banco de dados que podemos dividir em: servidor de buscas, relacional e não relacional. Eles possuem diferentes formas de abordagens para lidar com os dados. E agora, vamos te mostrar seus tipos principais e indicação de uso. Confira abaixo:

Servidor de buscas

Mesmo não sendo considerados como um banco de dados em si, os servidores acabam sendo uma outra alternativa para as empresas que gastam muito tempo procurando documentos e informações. Ele é um modelo não relacional para realizar o armazenamento e foi desenvolvido com um alto desempenho para recuperar dados.

Suas grandes vantagens, além da alta eficiência com buscas, é a escalabilidade no volume de dados. O seu grande desempenho nas buscas, é consequência da implementação de específicas técnicas de recuperação de informações que os bancos mais tradicionais acabam não tendo.

Indica-se o seu uso, para as empresas que têm uma maior experiência com a busca de dados. Ele pode ser utilizado, também, em aplicações específicas, como por exemplo: análise de conteúdo, processamento de linguagem natural, entre outros.

Relacional

O modelo relacional é o mais tradicional dentre todos os bancos de dados do mercado. Baseia-se nas relações de tabelas com colunas e linhas, armazenadas e controladas através de um SGBD (Sistema Gerenciador de Banco de Dados).

Suas principais vantagens, é que são muito bem estruturados e contam com suportes teóricos bem consolidados da computação. Além disso, nele, os dados são armazenados facilmente e, também, recuperados através de SQL (Structured Query Language). Além disso, são capazes de serem restritivos ao seu acesso e, também permitem a utilização em camadas.

Esse modelo é bastante recomendado para os dados que são muito estruturados, que precisam de integridade e possam automatizar os seus processos internos. Dentre eles, seus principais são: SQL Server, Oracle, MySQL, entre outros.

Orientado a documentos

Este modelo não é relacional. Todos os seus dados são armazenados em documentos, como JSON, XML, entre outras. Nele, não há tabelas e, sendo assim, os seus esquemas de armazenamento são muito flexíveis. Cada arquivo pode contar com diferentes tipos de dados, sem comprometer a sua estruturação.

Por conta de sua flexibilidade no armazenamento de dados, os usuários são capazes de manipular as informações com bastante facilidade. Pois, ele não requer a necessidade de um prévio conhecimento das estruturas do banco. Assim, esse modelo permite que estruturas novas sejam criadas sem que afetem outros documentos. Além disso, ele facilita também, o escalonamento horizontal.

Sendo assim, recomenda-se esse modelo para os protótipos rápidos, análise de dados e gerenciamento de conteúdo. Alguns exemplos desse tipo de banco de dados são: CouchDB, MongoDB, entre outros.

Como escolher o Online Database Service ideal?

armazenamento de computadores

Primeiramente, você deve definir a estratégia de dados de sua empresa. E, para isso, você precisa fazer uma análise do seu modelo de negócios, verificando quais as necessidades atuais de transações que devem ser feitas.

Uma indústria, por exemplo, precisa de um banco de dados relacional para realizar suas transações de comprar e, também, atualizações de estoques.

Dados estruturados ou desestruturados

Uma pergunta que você deve fazer, é se os dados da sua empresa são estruturados ou desestruturados. Os estruturados são os que podem ser colocados em colunas e linhas, sendo representados através de uma tabela. Além disso, são muito fáceis de serem organizados e identificados. Um exemplo prático disso, são os cadastros de clientes e a planilha de pagamento.

Por outro lado, os dados desestruturados não possuem modelos específicos de informações, podendo ser coletados de maneiras diferentes. Alguns exemplos são: documentos, redes sociais, imagens, entre outros.

Volume de dados

Saber o volume de dados da sua empresa, também é uma informação muito importante. Se o volume de dados for muito grande, é preciso utilizar um banco de dados escalável, capaz de suportar grandes quantidades de dados, sem que sofra com os impactos no seu desempenho.

Hoje, você encontra escalonamentos de Tera, Giga e Petabytes, que permitem que os usuários façam ajustes de acordo com as suas necessidades.

Dessa forma, para decidir a quantidade de dados, você precisa considerar o atual volume e, também, o futuro, para escolher um banco de dados flexível e robusto.

3 motivos para investir na disponibilidade de rede

Agora que você já viu mais sobre o Online Database Service e banco de dados, vamos te apresentar 3 motivos para investir na disponibilidade de rede. Confira:

1 – Credibilidade

Uma empresa que conta com um Online Database Service, acaba ganhando mais credibilidade no site e no seu sistema, perante os seus clientes. Além disso, acaba evitando que os dados armazenados sejam perdidos durante algum processo, por exemplo.

2 – Maior produtividade

Um outro bom motivo para fazer esse investimento, é o aumento da produtividade e de segurança. Já imaginou, seus colaboradores ficarem parados durante uma parte do dia, porque o servidor está indisponível? Com certeza, isso acaba não sendo nada produtivo para seu negócio. E, com um Online Database Service em sua empresa, você pode evitar isso.

3 – Alinhamento dos setores

Com seus dados armazenados em um único local, os setores acabam ficando mais alinhados. Afinal, quando quiserem e precisarem de alguma informação, saberão exatamente onde está. E, também, traz uma visão mais clara sobre seus dados e documentos.

Como você pode ver, realizar o investimento em uma solução como essa, só vai trazer benefícios ao seu negócio. Então, se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog e conferir mais matérias como essa!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op