×
Compartilhar Inscreva-se

Como utilizar o Power Apps para otimizar os processos do seu negócio?

celular com power apps

Uma dúvida de muitas empresas, é como utilizar o Power Apps para beneficiar o seu negócio. Ele pode até, não ser tão conhecido como os demais softwares da Microsoft, mas, certamente, é muito útil para a criação de aplicativos personalizados focados em seus dados e todos os sistemas do negócio, a fim de atender as expectativas da empresa.

Essa plataforma permite que os usuários desenvolvam aplicativos profissionais. E, eles podem ser equipamos com inteligência artificial também, a fim de torná-los mais inteligentes e eficientes. Além disso, colaboradores com diferentes níveis de habilidades técnicas podem criar suas aplicações próprias, para tornar todos os processos de um determinado setor mais fáceis, seja o de vendas, financeiro, TI, RH, entre outros.

Ou seja, o Power Apps é uma forma inteligente de uma empresa aumentar a sua produtividade, organizar melhor os seus projetos, envolver clientes ou, também, fazer qualquer outra ação que você possa pensar.

Então, se você quiser saber como utilizar o Power Apps e os benefícios que essa plataforma pode trazer a sua empresa, continue a leitura. Nesse texto, você vai descobrir tudo isso!

O que é o Power Apps?

O Power Apps é uma plataforma de dados, serviços e conectores, capaz de permitir que o seu negócio desenvolva aplicativos empresarias de forma simples e ágil. Sendo assim, a sua empresa pode automatizar processos mais demorados que acabam tomando muito tempo dos seus colaboradores, compartilhar informações, entre outras funções.

Não é preciso ter muito conhecimento sobre programação para criar um aplicativo no Power Apps. Pois, essa plataforma trabalha seguindo a lógica “no-code”. Ou seja, você não precisará criar códigos para desenvolver um aplicativo.

A interface desse programa é muito simples de ser utilizada, pois, usa a técnica de drag-and-drop. Sendo assim, basta você arrastar e soltar para concluir as ações como, por exemplo, adicionar campos de texto ou imagens em seu software. Os aplicativos que são criados na plataforma, também acabam funcionando em vários sistemas como Android, iOS e navegadores da internet.

Mas, não se esqueça que o Power Apps é voltado apenas aos aplicativos empresariais. Sendo, dessa forma, focado no uso interno e exclusivo da empresa. Ou seja, não é possível, por exemplo, utilizá-lo para desenvolver aplicativos voltados aos consumidores do seu negócio.

Como utilizar o Power Apps?

Quando você começa a trabalhar com o Power Apps, a primeira coisa é isolar aquele problema que você quer resolver. Após isso, comece a observar o seu atual fluxo de trabalho e desenvolva estratégias em um aplicativo para suprir todas as necessidades que você está enfrentando.

Mas, se você não consegue pensar em nada, fique tranquilo. Agora, vamos te mostrar algumas ideias de como utilizar o Power Apps. Confira:

Fácil entrada de dados

Bom, se você já trabalhou ou conhece alguns CRMs como o Dynamics ou Salesforce, já deve ter a noção de que a entrada de dados acaba sendo um processo mais demorado.

É claro que pode parecer rápido preencher os perfis individuais, por exemplo. Mas, quando você acaba multiplicando isso por 100 ou até 1.000, facilmente você pode enxergar para onde vai grande parte do tempo dos seus colaboradores.

Ainda mais, que esse não é um trabalho nada satisfatório. É um grande desafio manter seus funcionários empolgados e motivados em trabalhar com tarefas mais pacatas como, por exemplo, a entrada de dados. Mas, o lado bom é que você pode desenvolver um aplicativo capaz de ignorar tudo isso.

Assim, você acaba reduzindo a chance de erros que podem acontecer com a entrada de dados feita de forma manual. E, também, deixa todo o processo bem mais prático e eficiente.

Torne melhor a experiência dos seus clientes

Não há nenhum tipo de negócio que não possa ter ganhos com a criação de uma melhor experiência para seus clientes. E, hoje em dia, as marcas estão começando a ter essa percepção, finalmente.

E por isso, as organizações estão incorporando o UX (User Experience) em tudo. Desde as suas estratégias de marketing até na maneira como seus clientes compram os seus produtos ou serviços.

Através do Power Apps, é possível criar um aplicativo bem robusto. Permitindo assim, que os seus clientes construam uma relação mais envolvente com a sua empresa. Além disso, eles podem fazer compras através do app, e ficar por dentro das novidades, eventos e receberem notificações sobre lançamentos de novos serviços ou produtos da sua marca.

Com toda essa facilidade que o Power Apps proporciona, é possível, até mesmo, adicionar ao seu aplicativo, elementos que facilitam a experiência do cliente, de acordo com os dados coletados sobre o seu comportamento.

Gaste menos tempo compartilhando arquivos

Se a sua empresa possui diversos departamentos, provavelmente, você tem arquivos espalhados por toda parte. Mesmo que você possa utilizar uma plataforma de armazenamento de dados como, por exemplo, o OneDrive, acaba não ajudando quando os seus arquivos precisam ser compartilhados além do Microsoft Teams.

Você pode gastar muito menos tempo com a comunicação e o compartilhamento de arquivos, com o desenvolvimento de um aplicativo “one drop”. Ou seja, uma plataforma que é capaz de compartilhar arquivos em diversas plataformas, de uma vez só.

Isso, além de economizar o seu tempo no compartilhamento, também acaba facilitando a localização daqueles arquivos que você precisa, com poucos cliques. Esse recurso é muito útil, principalmente, para as empresas que trabalham com o envio de contratos de clientes e, também, com a apresentação de materiais com frequência para possíveis clientes.

ícone de nuvem e indústrias

Quais são as vantagens do Power Apps?

Bom, agora que você já viu algumas maneiras de como utilizar o Power Apps, chegou a hora de conhecer as suas vantagens.

Utilizando o Power Apps em seu negócio, é possível criar um aplicativo bem mais rápido que um aplicativo padrão, onde você teria que começar a programar do zero. Além disso, como já falamos, essa plataforma é capaz de automatizar os seus processos. E dessa forma, sobra mais tempo para os seus colaboradores se dedicarem a atividades mais importantes.

Mas, há outros benefícios além desses. E, agora, vamos te mostrar algumas outras vantagens em utilizar o Power Apps. Confira:

Acessibilidade

Todo aplicativo criado no Power Apps, pode ser facilmente acessado de qualquer tipo de dispositivo como: tablets, computadores, celular com sistemas Android, iOS e o Windows. Essa é uma grande vantagem, pois, os seus colaboradores podem trabalhar de qualquer lugar, estando conectado com a internet.

Ainda assim, é possível desenvolver um aplicativo através do Power Apps, capaz de funcionar sem a necessidade de estar conectado a internet. Mas, é importante lembrar que, quando utilizarem o programa desse modo, nem todas as suas funções ficarão disponíveis.

Integração

Os aplicativos que são frutos do Power Apps, podem conectar-se com diversas plataformas, como o Gmail, Office 365, Dynamics 365, SharePoint, entre outras. E, isso é muito bom, porque acaba permitindo que os documentos da sua empresa sejam transferidos facilmente de um programa para outro. E, dessa forma, você agiliza o trabalho da equipe.  

Compartilhamento

Após a criação de um aplicativo, é preciso compartilhá-lo com os seus colaboradores. Mas, como fazer isso? Essa é uma outra vantagem bem simples que essa plataforma permite. Basta você acessar a tela de compartilhamento do aplicativo criado, procurar pelo nome dos profissionais que vão utilizá-lo e selecionar para compartilhar o software com eles.

E o Power Apps acaba facilitando o desenvolvimento de aplicativos empresariais, fazendo com que as tarefas do dia a dia se tornem mais práticas, rápidas e possam ser realizadas de qualquer lugar. Dessa forma, além de auxiliar na criação dos programas, também colabora com a produtividade das empresas de todos os mercados.

Bom, agora que você já viu como utilizar o Power Apps e quais os seus benefícios para a sua empresa, é preciso ter cuidado para contratar essa plataforma de um fornecedor de confiança. Pois, só assim, você terá segurança e todos esses benefícios para o seu negócio.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe também de acessar o nosso blog. Lá, você poderá encontrar mais conteúdos sobre ferramentas de TI!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op