×
Compartilhar Inscreva-se

Segurança da Nuvem: 5 falhas que colocam sua rede em risco

dados em nuvem com cadeados

A segurança da nuvem é um dos pilares mais importantes de uma empresa. Afinal, nos últimos anos, o Cloud Computing ganhou relevância no mercado e está presente na maioria dos negócios. Mesmo essa tecnologia sendo capaz de elevar a proteção da sua rede, ela também está sujeita a vulnerabilidades.

E, sendo assim, é papel das organizações procurarem medidas para aumentar a sua segurança da nuvem. Muitas pessoas acreditam que isso é uma função exclusiva dos Prestadores de Serviços de TI. Mas, na verdade, é uma responsabilidade compartilhada entre o MSP e a empresa.

Dessa forma, ambas as partes precisam adotar medidas capazes de eliminar todos os perigos que podem afetar essa tecnologia. Afinal, dados importantes são armazenados na nuvem. Mas, para isso, é preciso saber quais são essas falhas.

No texto de hoje, vamos te mostrar quais são elas, para que você possa melhorar ainda mais a sua segurança da nuvem. Então, continue a leitura e confira!

Unificação das Nuvens: o que é?

A unificação das nuvens é um ponto muito importante para a proteção da sua rede. Muitas empresas ainda contam com soluções distintas, que acabam dificultando o gerenciamento da infraestrutura de TI. Cada negócio possui necessidades e dores diferentes.

E, quando uma configuração errada é instalada em uma empresa, ela pode sofrer com falhas em sua infraestrutura, como ataques cibernéticos na nuvem. Sendo assim, unificando da maneira correta as nuvens, com as reais necessidades de uma empresa, é possível aumentar a segurança da nuvem.

Mas, quais são as falhas que você precisa estar atento? Vamos te contar agora!

1 – Erros na configuração

Uma das principais causas de falhas na segurança da nuvem, são os erros em sua configuração. O Cloud Computing foi projetado para trazer muita praticidade, permitindo o fácil compartilhamento de dados. Por isso, é crucial tomar muito cuidado na hora de conceder o acesso aos dados para as partes autorizadas.

As empresas que utilizam infraestruturas baseadas em nuvem, acabam não possuindo uma boa visibilidade e um controle completo das configurações de segurança. Sendo assim, contratar Prestadores de Serviços Gerenciados de TI que sejam capacitados e certificados, é muito importante. Pois, eles oferecerão as ferramentas ideais para resolver o seu problema.

Mesmo com tantos avanços na tecnologia, muitas organizações ainda não se familiarizaram com a segurança em nuvem. Sendo assim, ainda têm muitas dificuldades em avaliar os serviços que um MSP oferece. O primeiro passo, é entender que uma segurança de nuvem é essencial nos dias de hoje. Depois disso, escolha a solução que pode suprir todas as suas necessidades.

2 – Falta de segurança nas APIs

Define-se a API como uma interface de programação. Ou seja, é um conjunto de normas que acaba possibilitando a comunicação entre diferentes plataformas, por meio de uma série de protocolos e padrões. Por meio delas, é possível desenvolver aplicativos e softwares, capazes de se comunicarem com multiplataformas.

Geralmente, os MSPs que trabalham com Cloud Computing, fornecem diversas APIs para os seus clientes, conhecidas também, como interfaces de programação de aplicativos. No geral, elas permitem que sua empresa integre as informações e dados com suas aplicações, de forma prática e eficaz. E, assim, elevando a sua produtividade.

Mas, se as APIs não forem seguras, linhas de comunicação podem ser abertas, facilitando a entrada e a exploração de invasores na nuvem. Esse é um canal muito utilizado por hackers para realizar roubo de dados.

Então, para evitar problemas, é importante que os desenvolvedores responsáveis pela sua infraestrutura, coloquem uma forte autenticação nas APIs, com criptografia, controle de acesso e monitoramento de todas as atividades.

3 – Acessos não autorizados

código fonte na tela do computador

Diferente da uma infraestrutura local de uma empresa, as implantações com base em nuvem podem ser acessadas pela internet pública, de qualquer lugar e a qualquer hora.

Mesmo que isso seja um ponto muito positivo, quando pensamos na acessibilidade para os colaboradores de tal empresa e seus clientes, pode também ser um gargalo para que invasores tenham acessos não autorizados aos dados e recursos da sua empresa.

Então, para ter uma total segurança da nuvem, é crucial que o Prestador de Serviços de TI te ofereça as ferramentas certas para impedir o acesso não autorizado, assim como o roubo de identidade.

Uma das maneiras mais práticas de fazer isso, é com uma autenticação em dois fatores. Ou seja, ao tentar um login em sua rede, serão pedidas a senha principal e, também uma verificação em seu aparelho celular ou e-mail, para que o acesso seja liberado.

4 – Gestão ineficaz

Quando falamos sobre segurança na nuvem, uma das falhas mais comuns hoje em dia, é a gestão ineficaz de acesso.

Resumindo, com o gerenciamento de acessos e uma boa gestão, você consegue garantir que os colaboradores realizem somente as tarefas delegadas à sua função. Sendo assim, ele terá acesso apenas a dados específicos que serão úteis ao seu trabalho.

Mas, ainda há diversas empresas que concedem aos seus funcionários um acesso padrão, sem pensar na necessidade específica de cada usuário.

Você ainda pode ter que lidar com outros desafios para ter uma correta segurança na nuvem. Como, por exemplo, um ex-funcionário que ainda possui um usuário ativo em seu sistema, tendo acesso a diversos dados em sua infraestrutura.

Então, para combater esse mau gerenciamento em sua empresa, precisa-se desenvolver um sistema de governança de dados para todas as contas de usuários em sua rede.

Elas precisam estar diretamente vinculadas aos serviços do provedor central da empresa. Ele então, será responsável por monitorar todos os acessos da empresa.

5 – Servidores desatualizados

Não é porque os seus servidores são baseados em nuvem, que você não precisará aplicar patches ou atualizá-lo para suas versões mais recentes.

Utilizando servidores desatualizados, você acaba comprometendo bastante a segurança da nuvem em sua empresa. É muito importante estar sempre atento ao gerenciamento de patches. Contratando um MSP qualificado, ele pode realizar esse trabalho automaticamente, deixando sua proteção sempre em dia.

A Qualiserve é uma empresa qualificada e certificada, pronta para atender todas as suas necessidades de TI, de forma prática e eficaz. Aqui, você pode encontrar um parceiro que realmente se preocupa com a segurança da sua empresa, oferecendo as soluções adequadas de acordo com as suas dores. Entre em contato com nosso time, clicando aqui, e saiba mais!

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode ter acesso a diversos outros conteúdos sobre gestão de TI, serviços gerenciados, segurança, inteligência de dados e outros assuntos!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op