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10 maiores problemas de TI que fazem a sua empresa perder dinheiro

Otimizar o retorno financeiro (ROI), reduzindo custos e aumentando os investimentos em recursos estratégicos nas diversas áreas corporativas ainda é um dos principais desafios das empresas, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Sabemos que o lucro é objetivo da maioria das corporações, mas o grande dilema é descobrir como minimizar os desperdícios de recursos que fazem as empresas perderem dinheiro.

Os investimentos inteligentes em Tecnologia da Informação continuando amplo crescimento, segundo os dados da pesquisa Anual do Uso de TI no Brasil da Faculdade Getúlio Vargas, os investimentos entre 2021 e 2022 chegaram a 8.7% da receita das empresas.

Ao pensarmos nos dispositivos de uma empresa, como desktops e notebooks, por exemplo, quando começam apresentar problemas de forma recorrente, devemos analisar que essa situação não atinge apenas o time de TI, mas também todo o ciclo produtivo da empresa, que fica comprometido, aumentando custos e reduzindo a produtividade.

Essa é uma situação que pode gerar desespero em empresários, no entanto não é a única. Por isso, listamos abaixo 10 problemas de TI que podem impactar negativamente as pequenas, médias e grandes empresas.

Os 10 maiores problemas de TI: Eles ocorrem na sua empresa?

Separamos aqui apenas 10 problemas de TI, mas a lista poderia ser maior. Nosso foco será nos problemas que causam maior impacto nos setores produtivos da empresa e consequentemente geram prejuízos, como queda de produtividade e perdas financeiras. Confira.

1.     Rede interna lenta

A conectividade se tornou algo vital para as organizações. Seja em diferentes tipos de dispositivos, uma conexão lenta praticamente inviabiliza as operações, impactando: a comunicação interna, o uso de sistemas e principalmente a relação direta com os clientes e fornecedores.

2.     Atualizações de software

Nas empresas as atualizações de software demandam planejamento e a validação do que está sendo atualizado. A correção de bugs ou a inclusão de novas funcionalidades pode gerar grandes consequências no ciclo produtivo da organização e até mesmo comprometer a segurança da informação. É muito comum, por exemplo, softwares apresentarem erros de funcionamento ou alguns componentes de máquinas deixarem de funcionar após as atualizações automáticas.

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3.     Problemas com a impressora

A impressão de documentos é um processo estratégico em seu ciclo produtivo, como por exemplo para empresas de contabilidade que precisam guardar muitos comprovantes impressos dos clientes, ou até mesmo os escritórios de advocacia que lidam com processos e precisam de documentos físicos. Por isso, é fundamental que as impressoras estejam sempre em pleno funcionamento.

4.     Problema de senhas e acessos (login)

Falar sobre login e senhas nos remete a segurança da informação, e por isso, quando não são gerenciados da forma correta, podem levar a diferentes tipos de vulnerabilidades como ataques virtuais e roubo de dados e informações. Além disso, ao ter problemas relacionados a senhas, o funcionário passa a ter restrições de acesso à rede e aos sistemas internos da empresa, impactando diretamente em sua produtividade.

5.     E-mails que não são recebidos

Como você sabe o e-mail ainda é uma poderosa ferramenta de comunicação corporativa. O fato de não os receber impacta na comunicação interna, no diálogo com os clientes, e principalmente, na conversão de novos negócios. A falta de sincronização de e-mails pode causar grandes impactos financeiros na empresa.

6.     Dificuldade de acesso remoto

A mobilidade é um atributo totalmente estratégico para os negócios atualmente. A dificuldade de acesso aos sistemas da empresa quando o colaborador está trabalhando fora dela, gera ainda mais  impacto na rotina e na produtividade. Muitas equipes, como de vendas e de suporte, por exemplo, trabalham remotamente mas precisam de informações que estão na rede da empresa.

7.     Wifi com senhas fracas

Voltamos às questões relacionadas à segurança da informação. A configuração de redes Wifi com senhas fracas também resultam em ataques virtuais. Ao acessarem a sua rede, os criminosos virtuais podem acessar suas informações financeiras, informações de seus clientes e de seus colaboradores. Quando isso acontece, a imagem e a credibilidade da sua empresa podem ser afetadas perante o mercado.

8.     Ferramenta com baixa aderência dos usuários

A aquisição de softwares de última geração sem um planejamento adequado, nem sempre resolverá os problemas de TI, afinal, muitas vezes a compra de soluções de tecnologia podem gerar um alto custo de manutenção e baixo retorno do investimento. A falta de planejamento e de entendimento das necessidades dos usuários pode causar uma baixa aderência dos colaboradores e consequentemente se tornar subutilizado.

9.      Internet com grandes oscilações ou sem funcionar                                

Problemas gerados por falhas no roteador podem causar a instabilidade ou perda total de conectividade da empresa, afetando diretamente as operações e gerando impactos financeiros, além de causar a frustração em colaboradores que muitas vezes perdem todo o trabalho que estavam executando.

10. Falta de políticas de segurança da informação

Não podemos esquecer dos casos relacionados aos prejuízos financeiros e perda de posicionamento no mercado em virtude de ex-funcionários roubando a inteligência do negócio. Problemas como esses são resultado da falta de políticas de segurança relacionadas ao controle de acesso dos dados da empresa.

Neste meio tempo, elencamos algumas situações que você provavelmente já deve ter vivido no dia a dia da sua empresa. Muitas vezes, a infraestrutura de TI não é tratada com a prioridade que ela merece, mas quando acontece algum problema, são perceptíveis os impactos que geram diretamente no negócio.

E atenção! Esses problemas não são exclusivos de grandes empresas, eles podem acontecer também com empresas de pequeno e médio porte.

E como podemos prever e antecipar para que esses problemas sejam imperceptíveis ou que sejam detectados antes mesmo de acontecerem?

Monitoramento e Automatização de TI ajuda a reduzir paralizações dos ambientes

Monitorar e automatizar são duas formas de garantir uma visão mais estratégica da sua TI, pois assim é possível prever e minimizar os riscos de problemas de infraestrutura e segurança.

O monitoramento de TI consiste no processo de coletar métricas e informações sobre as operações de hardware, software e rede de um ambiente de TI, garantindo assim, que todas as funções vitais do negócio estejam funcionando corretamente.

A automatização de ações, atualização e avaliação de desempenho ajudam a garantir que a operação se mantenha ativa e não pare por questões básicas, como por exemplo, se houver identificação de ataques à rede, pouco espaço em disco, falta de patch de segurança, etc.

O principal benefício consiste justamente em reduzir os impactos operacionais e financeiros. Em outras palavras, isso quer dizer que o fato de ter uma visão antecipada de situações que podem gerar falhas ou instabilidades no processo produtivo, evita que a organização sofra com perdas financeiras ou tenha a sua imagem comprometida.

Problemas de TI: prevenir ainda é melhor que remediar

O velho ditado acima ainda é bem atual. Problemas relacionados a infraestrutura e segurança da informação que geram impacto direto na produtividade das empresas, podem ser minimizados com o monitoramento e automatização de TI.

Ter uma equipe especializada e dedicada a antecipar e resolver problemas de TI fecha com “chave de ouro” as ações que buscam reduzir os riscos ao comprometimento do negócio e a satisfação do seu cliente.

Se a sua empresa está vivenciando problemas de TI ou situações que impactam negativamente as operações do negócio e na produtividade da sua equipe, entre em contato com a Qualiserve.

Fale com nossa equipe hoje mesmo!

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