×
Compartilhar Inscreva-se

Ataque hacker, o que fazer e quanto tempo sua empresa fica comprometida?

monitores mostram notificação de acesso inseguro

As notícias sobre empresas que sofrem ataque hacker estão cada vez mais frequentes. Desde as pequenas, passando pelas médias e chegando às grandes companhias, devem estar atentas à segurança da informação.

Ao ter sua rede de dados invadida, a empresa pode passar por uma série de prejuízos imensuráveis. E tudo isso, traz efeitos para o negócio como um todo. Às vezes, podendo chegar à falência. Por isso, é crucial que os gestores, diretores e proprietários das empresas estejam atentos a esse assunto.

Os ciberataques têm aumentado com uma velocidade quase incontrolável. Os hackers têm como alvos, toda e qualquer empresa. Inclusive a sua.

Por isso, nesse artigo nós reunimos as principais informações sobre o assunto, para que você conheça as consequências de não investir na sua segurança de dados. Continue a leitura e confira!

O que é um ataque hacker?

Antes de mais nada, você precisa entender o que é um ataque hacker, para saber como proceder da melhor forma possível.

Conhecido também por ciberataque, essas são as definições para momentos em que os hackers invadem um endpoint, ou os sistemas e redes de dados. Assim, ele consegue ter acesso a todas as informações da empresa, podendo roubá-las, sequestrá-las ou, até mesmo, excluir o banco de dados.

Por isso, é essencial estar muito atento ao assunto, para conseguir se proteger e saber o que fazer no caso de um ataque hacker.

Ataque hacker o que fazer?

Antes de tomar qualquer atitude, ao notar uma possível invasão hacker, o ideal é entrar em contato com os especialistas em segurança da informação da sua empresa, para identificar qual o nível de problema e o que deve ser feito, de fato, para conter os danos e recuperar a rede.

Abaixo, nós damos algumas dicas para os primeiros passos:

1 – Identifique os sinais de ataque e comunique a TI

Ao perceber sinais de ataque, comunique imediatamente o departamento de TI da sua empresa. Isso porque, um grande sintoma é o processamento lento dos endpoints (aparelhos conectados à rede de dados da empresa). Assim, os profissionais saberão o que fazer, de acordo com a infraestrutura da empresa.

2 – Notifique o incidente às autoridades

Faça a notificação judicial, junto às autoridades competentes, para a correta investigação do caso. Mesmo porque, a polícia deve ser responsável por coletar as evidências do ataque e encontrar o IP do cibercriminoso.

3 – Identifique as causas (resetar a rede e o aparelho)

Entenda como esse hacker conseguiu ter acesso a sua rede. Nesse ponto, portanto, é crucial ter a ajuda de um especialista no assunto, para que ele faça o mapeamento de forma ágil e correta.

4 – Reduza os danos nos sistemas internos

Faça a contenção dos danos o quanto antes, para não prejudicar setores que não foram contaminados. Por exemplo, endpoints e, até mesmo os dispositivos de wi-fi.

5 – Altere as senhas (desvincule aplicativos e acesso de terceiros)

Altere todas as senhas o quanto antes, para que os hackers não se espalhem pela rede ainda mais.

6 – Acione os equipamentos reservas

Instale os equipamentos reservas para restabelecer as operações o quanto antes.

7 – Reveja sua estratégia de segurança da informação

Entenda quais foram os impactos sofridos pela sua empresa e aplique as medidas de contenção rapidamente. Depois, com base no ocorrido, refaça o que for necessário.

O alvo principal do ataque hacker

Todas as empresas devem ter consciência sobre o risco que correm, e se elas estão entre os alvos principais. Mesmo porque, o banco de dados é o maior ativo de um negócio.

De todo modo, é óbvio que as empresas que não possuem uma estratégia de segurança da informação bem estruturada, correm mais riscos. Porque elas, de certa forma, facilitam muito o trabalho dos hackers.

É crucial, portanto, que as empresas façam as correções necessárias sobre seus pontos de risco e vulnerabilidades. Pois, a falta de atenção sobre esses pontos, contribui para 34% dos casos de violação, segundo o estudo Cybersecurity: One in Three Breaches Are Caused by Unpatched Vulnerabilities. 

Quanto tempo dura um ataque hacker?

Cada caso de ataque hacker é muito particular e, portanto, tem algumas consequências muito específicas. No entanto, existem alguns resultados muito comuns, que podemos notar ao longo da nossa experiência.

Um exemplo muito relevante que podemos levantar aqui, por exemplo, é o fato de que se demora muito para identificar uma invasão. Estima-se que as companhias levem até 279 dias para identificar e conter a violação.

Isso significa que um hacker pode estar agindo agora mesmo, nos seus computadores e aparelhos, sistemas e rede, sem ninguém ter notado.

Quais são os impactos que uma empresa sofre, ao ser atacada?

Confira abaixo, a definição dos três pontos de impactos negativos, causados por um ataque hacker.

Prejuízos à imagem da marca

Toda empresa tem uma marca a zelar e, entre os diversos cuidados necessários, está a segurança dos dados. Em especial, dos clientes, funcionários, fornecedores e parceiros.

Por isso, quando a empresa sofre um ataque hacker, sem dúvidas, ela tem sua reputação arruinada, o que pode resultar na baixa das vendas, perda de clientes e, como consequência, na redução dos lucros.

Lesão financeira

Esse é, sem dúvidas, o maior dos problemas causados por um ataque hacker. Mesmo porque, como já citamos mais acima, eles são muitos e podem aparecer como:

  • Roubo das informações financeiras, como os dados bancários, cartões de pagamento, entre outros;
  • Impossibilidade de seguir com as transações online, o que causa a interrupção de negociações;
  • Roubo dos dados empresariais e até mesmo, de dinheiro;
  • Custos com reparos e manutenções, necessários para recuperar os sistemas e infraestrutura, após o ciberataque.

Consequências legais

Desde que a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPS) surgiu, ela exige que a empresa tenha total controle da gestão da segurança de todos os dados contidos em seu banco de dados.

Uma vez que você sofre invasão e a fiscalização percebe que não foram tomadas as medidas de segurança adequadas, sua empresa fica passível de multas e sanções regulatórias severas.

Quanto tempo uma rede fica indisponível, depois de um ataque hacker?

Cerca de 40% das empresas têm suas operações suspensas, 8 horas após sofrer uma violação. Isso significa que os cibercriminosos conseguem desativar suas atividades tão logo eles tenham acesso ao que precisam.

Isso pode acontecer, a partir do roubo ou do apagamento dos dados. Mas, o tempo que sua empresa fica desativada, a partir daí, vai depender muito da sua estratégia de segurança da informação.

Isso porque, uma das partes principais dessa estratégia é, sem dúvidas, o plano de contenção de danos.

Ou seja, o que sua empresa faz para se prevenir caso tenha os dados roubados. Existem empresas, no entanto, que demoram muitas semanas para conseguir recuperar seus dados e retomar suas operações.

Ataque hacker o que fazer para se proteger?

Com o aumento da frequência e da sofisticação dos ataques cibernéticos, é fundamental que as empresas estejam preparadas para se protegerem contra essas ameaças. Mas por onde começar? O que fazer para se proteger de um ataque hacker?

A primeira etapa é entender que a segurança da informação é um processo contínuo, que envolve a implementação de uma série de medidas preventivas e corretivas. Algumas das ações que podem ser tomadas incluem:

  • Manter o software e o hardware da empresa atualizados, aplicando as atualizações e correções de segurança mais recentes.
  • Realizar backups regulares dos dados da empresa, de forma a garantir a recuperação dos dados em caso de perda ou roubo.
  • Investir em soluções de segurança digital que incluam sistemas de detecção e resposta a incidentes.

A Qualiserve pode ajudar sua empresa nesse desafio. Somos especialistas e sabemos o que fazer para prevenir e resolver ataques hacker. Disponibilizamos um conjunto de ferramentas de segurança para blindar o seu negócio. 

Entre em contato conosco e saiba mais!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op