×
Compartilhar Inscreva-se

Big Data e Inteligência Analítica: conheça as maiores vantagens para empresas como a sua

dados se unindo com big data

O grande motivo das empresas, quando realizam o processo de coleta de dados, é a conversão desse material bruto em informações úteis para seu negócio. Ou seja, para que elas sejam úteis na tomada de decisões e, dessa forma, consigam alcançar todas as suas metas. Mas para isso, é preciso utilizar algumas ferramentas. E, o Big Data e Inteligência Analítica são exemplos disso.

Elas podem auxiliar sua empresa a atingir seus objetivos de maneira prática e eficaz. Então, para te explicar melhor sobre esse assunto e te mostrar as vantagens para o seu negócio, preparamos esse texto. Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é Big Data e Inteligência Analítica?

Primeiramente, vamos falar sobre o que é big data e inteligência analítica. Nada mais é, do que uma detalhada análise de todas as informações que são coletadas pelos sistemas de uma empresa. A essa compilação de técnicas e informações nós damos o nome de advanced analytics, e o seu objetivo é ter dados precisos sobre todos os processos do seu negócio. Ou seja, ter uma base de referências que te ajudarão a planejar estratégias e ações futuras.

Falando de outra forma, esse processo coleta os dados brutos e os converte em informações úteis para a organização. É importante saber, também, que essa coleta pode ser feita não somente através dos processos da empresa. Mas, também, por meio de fontes externas.

Hoje, qualquer aplicativo que você utilizar como, por exemplo: Waze, Instagram, entre outros, coleta dados. E, eles podem ser utilizados para muitos fins. Sendo, um deles, ajudar empresas a serem mais assertivas em suas estratégias de venda.

Por que o Big Data e Inteligência Analítica são importantes?

O big data e inteligência analítica são muito importantes, ainda mais nos dias de hoje. Pois, eles fornecem todo o material preciso, para que a gestão de uma certa empresa consiga tomar suas decisões com embasamento.

Lembre-se de que, somente coletar esses dados e guardá-los, sem nenhuma análise, acaba sendo um processo inútil.

Você precisa ter ao seu lado, ferramentas capazes de realizarem uma avaliação sobre a qualidade desses dados, a fim de saber o que realmente vale a pena manter em seu banco de dados. Dessa forma, uma solução como essa se torna uma aliada muito importante no desenvolvimento de seus projetos, estratégias e objetivos.

Quais são os benefícios do Big Data e Inteligência Analítica?

Bom, agora que você já viu o que é big data e a inteligência analítica, chegou a hora de conhecer quais são os seus benefícios. Confira:

1 – Identificação das necessidades dos seus clientes

Será bem mais fácil, com a ajuda da capacidade de análise que uma ferramenta ideal traz para o negócio, perceber o momento em que há uma certa demanda vinda dos seus clientes.

Vamos supor, por exemplo, que graças a ela, sua empresa descobriu que o vídeo de uma famosa viralizou nas redes sociais, utilizando o seu produto. De imediato, você pode preparar a sua equipe para um possível aumento de demanda. E tudo isso, por conta da coleta de dados e informações analisadas através desse vídeo.

2 – Conheça a real necessidade dos seus clientes

Uma outra vantagem que você pode ganhar em sua empresa, é a ajuda na captação de informações em canais diferentes. Sendo assim, é possível fazer o atendimento dos seus clientes em diversos lugares, além de captar todos os dados das suas demandas. Desse modo, conseguindo atender um maior número de pessoas e, por consequência, obter um lucro maior.

3 – Melhora na gestão

Uma solução de TI, pode ser muito útil nesse momento para administrar todos os processos das operações de sua empresa. Auxilia na prevenção de muitas situações problemáticas de sua rotina como, por exemplo, falhas na logística, produtos perdidos no estoque, falhas na logística e, até mesmo, os gastos desnecessários.

Isso ocorre, pois a gestão do seu negócio terá informações e dados importantes sobre a rotina de toda a sua operação, assim como, uma análise detalhada. Dessa forma, te ajudando a compreender tudo o que está ocorrendo de errado.

pessoas analisando dados

4 – Avaliação de metas

Uma outra vantagem em utilizar o big data e a inteligência analítica, é ter um maior controle sobre os dados. Dessa forma, definir as metas da sua empresa por meio dessas informações precisas, acaba sendo um processo muito mais seguro. Pois, elas são exatas, garantindo que a busca pelos seus resultados seja mais certeira.

5 – Operações aprimoradas

Utilizar esses conceitos pode melhorar as atividades de todos os tipos de negócios no mercado. Porém, uma das mais gratificantes e, também, interessantes, tem sido a utilização das análises para aprimorar as operações físicas da empresa.

Por exemplo, utilizando esses métodos para informar os cronogramas das manutenções preventivas, pode acabar reduzindo a quantidade de reparos caros e, também, todo o tempo de inatividade dos sistemas críticos. Sendo assim, você pode iniciar com a análise de localização, condição, idade, serviço e garantia.

Ou seja, todas as suas operações terão dados certeiros que vão servir como base para sua realização. De modo geral, você também otimiza tempo e dinheiro. Pois, suas ações passam a ser mais assertivas, evitando refações que acabam tomando tempo dos seus colaboradores e, também, o investimento em ter que fazer o trabalho de novo.

6 – Diminuição de riscos

Como você terá muitos dados precisos ao seu dispor para tomar decisões, há uma grande redução de riscos de falhas estratégias. Anos atrás, as ações de um negócio eram baseadas através da intuição dos executivos e gestores, com base em pesquisas de mercado com um número de participantes restritos.

Com o big data e a inteligência analítica, você agora receberá muitas informações que estão disponíveis na internet e, também, nos sistemas de gestão e vendas da sua empresa. Dessa forma, as oscilações de oferta e demanda podem ser rapidamente percebidas, o que evita que haja um delay entre as dores atuais dos seus clientes e as ações de marketing, por exemplo.

Portanto, vimos como esses conceitos acabam sendo muito úteis para transformar as informações que você tem acesso, em dados importantes para suas estratégias e operações na empresa.

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de acessar o nosso blog. Nele, você pode encontrar mais matérias como essa!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op