×
Compartilhar Inscreva-se

Descubra como evitar os ciberataques, e quais são as melhores soluções para empresas

ataque cibernético na rede de dados

Os especialistas em gestão de negócios estão discutindo há algum tempo, um problema cada vez mais comum: os ciberataques. Porque existe um aumento nos casos de invasões às redes das empresas.

Essa ameaça traz para a realidade, portanto, um desafio importante para as empresas. Manter os hackers longe de seus dados tem sido um dos principais focos de todos os setores e portes.

Então, como evitar que sua empresa seja o próximo caso de roubo ou sequestro de dados? Nessa matéria, vamos te explicar como ter uma estratégia de segurança que mantenha seus dados, de fato, seguros.

Por que os ciberataques são uma ameaça para a sua empresa?

Não existe um perfil de empresa especial, que defina o alvo dos hackers. Todas aquelas que, de alguma forma geram dados, viram o centro das atenções.

Além disso, é crucial pensar que os ataques são feitos, na maioria dos casos, de forma silenciosa. E mesmo que apareçam a qualquer momento, algumas vezes pode levar um tempo até serem concluídos.

Então, partindo desse ponto, podemos afirmar que, se você ainda não investiu na segurança de dados da sua empresa, há grandes chances de um hacker estar atuando agora na sua rede, de forma maléfica.

Segundo a pesquisa Coveware’s Q4 Ransomware, esse ataque causa uma média de 16,2 dias úteis de inatividade para as empresas infectadas. Ou seja, esse é um tempo que traz muitos prejuízos para os negócios em geral.

Por exemplo: os problemas com os prazos de entrega, a insatisfação dos clientes, os dados à imagem da empresa, perda de competitividade do mercado e, até mesmo a falência.

Se proteger contra ciberataques, reduz os riscos dos usuários de rede

Muitos negócios adotaram a cultura do trabalho híbrido, em especial, pós-pandemia. Mesmo porque, após o isolamento social da pandemia do Coronavírus, pequenas e médias empresas notaram que o trabalho remoto pode manter a eficácia produtiva.

No entanto, esses acessos podem trazer uma série de problemas, tanto para a segurança dos usuários, quanto para a rede de dados da indústria.

Entre os principais desafios da segurança da informação, para esse novo cenário, estão:

  • Os aparelhos usados para acessar a rede não contam com a proteção do firewall corporativo;
  • Roteadores domésticos low-end são a porta de entrada para a conexão com a internet;
  • Os usuários de rede usam seus dispositivos pessoais ou compartilhados com a família, para acessar a rede da empresa;
  • Muitos dos usuários acessam as pastas de trabalho, através do VPN.
dois homens em frente ao monitor fazendo analise

Por que esses são os desafios contra os ciberataques das empresas?

Esses são os pontos de vulnerabilidade da TI, sobre os acessos remotos. Assim, para excluir esses problemas, é crucial saber qual é o risco real que cada um desses pontos representa. Continue a leitura e entenda:

  • Uso de endpoints particulares: os riscos de infecção ou roubo de dados através de e-mails, sites maliciosos ou softwares desatualizados;
  • Dispositivos de rede caseiros: os dispositivos IoT podem não ter segurança, bem como, os computadores podem estar com a proteção obsoleta;
  • Rede de wi-fi caseira: não oferece proteção com níveis de segurança ideais para acesso à rede. Como, por exemplo: senha segura, controle de acessos, entre outros;
  • Falta de filtro aos e-mails domésticos: não existe proteção para os usuários finais e a verificação desses e-mails;
  • Ausência de estratégia de segurança: em casa, poucas pessoas investem no monitoramento para malware de forma ideal;
  • Documentos salvos: o excesso de dados salvos nos endpoints, sem o upload na nuvem, pode resultar na perda definitiva dessas informações.

Como se proteger contra os ciberataques e quais soluções aplicar?

Agora que você já conhece algumas das possíveis falhas da sua rede, confira como é possível corrigir e eliminar esses riscos.

Crie políticas de segurança da informação corporativas

É muito comum que o vazamento de dados aconteça por falhas humanas. Isso significa que, o uso incorreto das informações se dá a partir das condutas perigosas dos usuários de rede.

Por isso, a criação de uma política interna de segurança é crucial, para fazer o controle de acessos dos dados. Mesmo porque, existe uma série de dados que devem ser mantidos sob sigilo. Entre os exemplos, podemos citar as informações do setor de Recursos Humanos, comercial, entre outros.

Por isso, é função dessa política interna garantir que cada usuário tenha acesso apenas aos dados que, de fato, são do interesse de suas atividades.

Além disso, as medidas aplicadas a partir dessa política otimizam a operação do negócio.

Mantenha os sistemas atualizados

Mesmo porque, cada vez que um sistema recebe um upgrade, é para se manter protegido contra os cibercrimes.

Os malwares estão sempre em evolução e, por isso, é crucial que a tecnologia usada na sua empresa esteja no mesmo nível, para atestar a proteção dos seus dados.

Para além da segurança da informação, a atualização desses softwares permite ainda, o acesso a novas funções, agregando às vantagens competitivas do negócio.

No entanto, esse é um dever da empresa que desenvolve e fornece o sistema. Mas, é crucial ter alguém que acompanhe esses upgrades, para garantir que as atualizações sejam, de fato, aplicadas.

Atenção aos endpoints pessoais usados

Como já citamos acima, é muito comum que os funcionários que adotaram o modelo home office de trabalho, ou até mesmo o híbrido, use seu próprio aparelho para acessar a rede.

É obrigação da empresa, então, garantir que esse uso seja uma ação segura, tanto para o usuário quanto para a rede. Essa é a melhor forma de eliminar as vulnerabilidades da infraestrutura de tecnologia.

Além disso, cuidar desses endpoints é crucial para quem trabalha à distância, pois:

  • Aumenta a disponibilidade de rede;
  • Garante a colaboração e a eficiência;
  • Permite um acesso remoto seguro;
  • Quantifica a experiência digital;
  • Automatiza a tecnologia para suportar o trabalho remoto.

Reunindo essas três ações, é possível garantir que a sua rede esteja segura, além de permitir o uso fluido das aplicações. Os usuários de rede estarão engajados com as melhores práticas de proteção de dados e de uso correto da TI.

Esse é um desafio para a sua empresa? Então, passe a considerar a contratação de uma empresa especialista no assunto e eleve a performance da sua operação. Você pode entender mais sobre, nos artigos de nosso blog. Clique aqui e confira.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op