×
Compartilhar Inscreva-se

Mobilidade em segurança: como proteger dispositivos remotamente?

Nos últimos meses, fomos forçados a adaptar a forma como vivemos e desempenhamos nossas atividades pessoais e profissionais. O distanciamento social intensificou uma tendência que já se fazia presente nos últimos anos: o trabalho remoto.

Adequar a jornada dos colaboradores e mensurar seus níveis de entrega foram os principais desafios no início deste período repleto de incertezas. Porém, a segurança dos dispositivos utilizados pelos colaboradores em seus novos ambientes de trabalho também passou a ser um tópico de extrema importância para as empresas.

Projeções indicam que um montante superior a US$ 6 trilhões será movimentado a partir de danos cibernéticos até 2021.

Alarmante, certo? Pois bem, os mais recentes relatórios das empresas McAffee e Positive Technologies mostram que a pandemia do novo coronavírus se tornou uma oportunidade para hackers invadirem e roubarem informações a partir da propagação de notícias falsas sobre vacinas ou e-mails e notificações enganosas sobre auxílios governamentais, por exemplo. 

Estes ataques já eram registrados antes de qualquer crise de saúde, mas sua efetividade, especialmente contra dispositivos móveis sem os devidos firewalls, softwares atualizados e redes seguras, fez com que o Brasil figurasse entre os cinco países que mais registraram campanhas phishing no mundo entre março e maio de 2020, período com maior índice de isolamento social no país.

Agora que você já sabe qual é o atual cenário, continue o nosso artigo e confira como você pode controlar, monitorar e proteger dispositivos móveis.

 

Gerencie e monitore as atividades

Com os smartphones, tablets e notebooks pessoais participando cada vez mais da rotina de trabalho dos colaboradores, o aumento de brechas na segurança é inegável. Assim, a aplicação de uma solução de gerenciamento de dispositivos móveis passa a ser essencial.

A sua equipe de TI terá controle sobre quais dispositivos serão adicionados a rede segura da corporação e também poderá bloquear remotamente o acesso de qualquer dispositivo, caso algum colaborador tenha seu dispositivo furtado ou perdido.

Além disso, cada dispositivo terá acesso apenas aos arquivos necessários para desempenhar suas atividades, restringindo as informações que cada colaborador conseguirá acessar.

 

Incentive o uso de VPNs

Utilizar redes virtuais privadas é a forma mais segura de acessar os dados da empresa sem expô-los a vulnerabilidades. Educar os colaboradores a utilizar uma VPN ao ingressar no ambiente de informações da corporação permite que os dispositivos utilizados não se tornem uma porta de entrada para possíveis invasões, ocultando o IP e protegendo os dados.

 

Antivírus

Diferentemente do que muitos pensam, os antivírus não são softwares exclusivos para notebooks e desktops. Smartphones e tablets também necessitam da proteção e, conforme se tornam dispositivos até mais usados que os computadores mais tradicionais, precisam de uma atenção especial. Oriente seus colaboradores a instalarem os antivírus e recomende as melhores opções do mercado que já são utilizadas dentro da empresa.

 

Gerenciador de senhas

No ambiente pessoal, é comum que os usuários utilizem a mesma senha para diferentes acessos. Essa tendência gera uma grande oportunidade para hackers que, ao descobrirem a senha de um acesso, podem penetrar em outros serviços.

A utilização de um software que cria senhas com padrões randômicos e forte medição é uma opção favorável para dispositivos móveis utilizados para o trabalho. 

 

Autenticação em dois fatores

Já que segurança nunca é demais, adicionar camadas de autenticação em dois fatores, onde o colaborador precisa inserir um código secundário para acessar o ambiente de informações da corporação, aumenta a proteção aos dados sensíveis.

Nesse cenário, uma hipotética violação da senha não seria o suficiente para um hacker invadir o seu sistema, uma vez que a autenticação de dois fatores enviará o código para um segundo dispositivo móvel pertencente ao colaborador.

 

COMO A QUALISERVE PODE TE AJUDAR?

Trabalhamos em total conformidade com a Lei de Proteção de Dados (LGPD) e utilizamos as soluções mais avançadas e seguras do mercado para implementar nossas medidas preventivas e aumentar a segurança do seu ambiente de TI. 

A Qualiserve está no mercado de tecnologia há 15 anos, e é reconhecida e certificada para desenvolver ações e serviços em ambientes de TI, garantindo a escalabilidade dos resultados do seu negócio com segurança e eficiência. 

Entre em contato com os nossos especialistas e invista agora nessa parceria.

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op