×
Compartilhar Inscreva-se

Ataque cibernético: como proteger sua rede dessas invasões?

monitor-expondo-códigos-de-programação

Um ataque cibernético pode ser a causa de muitos prejuízos para a sua empresa. Ou seja, é responsabilidade da gestão de TI investir na total proteção de rede do negócio.

Você já deve ter visto em outros conteúdos, em especial, dentro do nosso blog, que os ataques cibernéticos vem aumentando cada vez mais. E isso traz um sinal de alerta para empresas de todos os tamanhos: se você ainda não investiu em proteção, pode estar com o invasor atuando na sua rede nesse exato momento.

Por isso, nessa matéria, vamos falar sobre como você deve analisar a sua infraestrutura e aplicar a proteção na empresa, contra esses ataques. Continue a leitura e programe a defesa da sua rede!

Sobre a ocorrência de um ataque cibernético

As invasões mal intencionadas podem acontecer de diversas formas. Mesmo porque, estamos vivendo em plena era de transformação digital. Todos os dias, nos deparamos com novos casos de empresas que tiveram seus dados roubados ou sequestrados.

E não existe um limite: todos os negócios estão em risco! De acordo com os estudos da Accenture’s Cost of Cybecrime, do total dos ciberataques contra empresas, 43% são contra as pequenas e médias, enquanto apenas 14% estão, de fato, prontas para se defender.

Ou seja, é notável que os hackers estão atentos às falhas de todos os portes e setores.

E então, como se proteger dessa exposição? Esse questionamento, parte da preocupação de ter a certeza que sua empresa sofrerá grandes prejuízos, a partir de uma invasão, que pode acontecer a qualquer momento.

Entenda como esse ataque cibernético pode acontecer

A tecnologia que contribui para o crescimento de sua empresa, pode ser usada para atrapalhar, na mesma proporção. O que devemos fazer, portanto, é a manter a agilidade na proteção da rede e garantir que os hackers não alcancem a maturidade digital da sua rede.

Para isso, entenda abaixo como funcionam as engenharias usadas pelos invasores:

Phishing, Smishing e Vishing

São aquelas tentativas que chegam por meio das fontes confiáveis e contatos pessoais. Por exemplo: e-mail, mensagem no Facebook, telefone pessoal ou pop-ups. Por isso, parecem trazer um conteúdo confiável. No entanto, são fraudulentos.

Baiting

Nesse, o hacker infecta o dispositivo com um malware, através de algum aparelho de memória, como um HD, por exemplo. Assim, ele cria uma isca, para que o usuário fique curioso, seja pego pela “isca” abrindo o conteúdo e assim, infecta o computador.

cartão-de-crédito-com-anzol

Pretexting

Aqui, os hackers podem usar da estratégia de phishing e vishing, para fingir ser o contato de uma pessoa de confiança da vítima. Com isso, ele coage a pessoa, para obter os acessos a dados e informações, bem como, sistemas críticos.

Spear Phishing

É um nível de phishing mais elevado. Porque, nessa categoria, o hacker personaliza a abordagem, para atingir as vítimas de forma específica. Ele consegue, além de personalizar, filtrar o público selecionado.

Scareware

Nessa técnica, o invasor faz parecer que seu computador já está infectado. Então, sugere um download de antivírus, para resolver o problema. Mas, é nesse download que ele confirma a invasão.

Watering Hole Attack

Essa é uma das estratégias mais aplicadas pelos hackers, nas empresas. Trata-se, portanto, da infectação dos sites acessados pelos usuários da empresa, com malware. Isso porque, seu objetivo é conseguir invadir um dispositivo local, com acesso à rede.

Quid Pro Quo

Aqui, o hacker propõe uma troca de informações sensíveis, a partir de uma oferta. Esse ataque acontece muito, através de ligações ou e-mails. Entre os casos mais comuns, está a prática de o invasor se passar por outro funcionário, com dificuldade de acesso. Com isso, ele consegue os códigos que facilitem a desativação dos sistemas de segurança e a instalação de malwares.

Piggybacking ou Tailgating

Essa é a técnica mais agressiva de todas, pois é física. Ou seja, é usada para acessar lugares seguros, para obter informações confidenciais e os ativos valiosos.

Honey Pot ou Honey Trap

Por fim, esse é o tipo de golpe mais comum em pessoas físicas, pois a vítima é atraída por uma proposta de relação amorosa. A consequência desse tipo de golpe é a chantagem, violação e até mesmo, difamação.

Estratégia de proteção contra o ataque cibernético

1. Aposte no controle de segurança e reduza a exposição da sua rede

Antes de mais nada, é crucial entender que, para todos os meios usados pelos hackers, existe um tipo de proteção. No entanto, existem caminhos práticos para reduzir a exposição.

  • Uso de firewalls de limite e gateways da internet: aqui, falamos sobre defesa de perímetro de rede. É a aplicação do proxy da web, ou da filtragem da web, bem como, a verificação do conteúdo e das políticas, para detecção e bloqueio de downloads, acessos a domínios suspeitos, bem como, o impedimento da comunicação dos dispositivos de usuários diretamente com a internet;
  • Gerenciamento de patches: invista na correção das vulnerabilidades, a partir da atualização dos seus softwares. Assim, elimina a possibilidade de possíveis ataques através de bugs de softwares;
  • Configuração de segurança: faça a restrição das funcionalidades de todos os dispositivos que possuem acesso à rede, bem como, os sistemas operacionais e aplicativos necessários para a operação do negócio;
  • Senhas e controle de acesso: garanta a existência de uma política de senhas que esteja em pleno funcionamento, além do limite das permissões de acessos dos usuários, a partir de privilégios mínimos.

2. Quebra de padrão do ataque cibernético

Ter ação urgente sobre a interrupção dos ataques cibernéticos o quanto antes é crucial, para limitar os impactos negativos, bem como, o nível dos danos à empresa.

Muitas vezes, os hackers aplicam ataques em diversos níveis, em um mesmo tempo. De todo modo, isso é feito com técnicas muito comuns e fáceis de usar. Por isso, a utilização dos controles e processos de segurança são capazes de minimizar esses ataques, fazendo com que sua rede seja um alvo difícil.

3. Faça um estudo da sua estratégia de segurança da informação

Todo gestor sabe o quão difícil é manter a empresa segura. No entanto, é crucial manter o mapeamento da segurança da informação atualizado.

Essa é uma estratégia que aponta possíveis falhas e riscos, dentro dos recursos usados na sua empresa. Garanta que esse monitoramento seja constante, sobretudo, para as necessidades diárias do seu negócio.

E então, como está a estratégia de proteção contra os ataques cibernéticos? Fique atento, pois sua empresa pode sofrer um a qualquer momento!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op