Multicloud e Nuvem híbrida: entenda as diferenças

Multicloud e nuvem híbrida

A cloud computing está sendo cada vez mais adotada pelas empresas brasileiras por tornar suas rotinas mais ágeis. Esse aspecto faz com que os profissionais de TI busquem um maior entendimento sobre recursos ligados a essa tecnologia, como por exemplo a multicloud (nuvem múltipla) e a nuvem híbrida.

Ter esse conhecimento é indispensável para definir a melhor infraestrutura de TI a ser adquirida. Afinal, o processo de tomada de decisão deve ser feito com base em informações confiáveis e com respaldo técnico.

Neste artigo, vamos abordar características marcantes da multicloud e da nuvem híbrida para ajudá-lo a utilizar esses recursos com mais eficiência. Confira!

Entenda o que é nuvem múltipla

A própria denominação de nuvem múltipla já traz uma ideia de que se trata: a utilização de mais de uma nuvem, ou seja, os serviços de cloud computing são executados por mais de um fornecedor.

Adotar a multicloud significa ter a possibilidade de conseguir o melhor desempenho de cada provedor considerando elementos, como a performance e o custo.

O emprego dessa tecnologia é caracterizado pela integração de vários serviços de nuvens públicas e privadas. Para você melhor entender como funciona a multicloud, vamos apontar algumas vantagens que esse modelo proporciona. Acompanhe!

Ter mais autonomia de uso

Um dos grandes benefícios da nuvem múltipla consiste em contar com os serviços de fornecedores distintos, o que evita a dependência excessiva de um provedor. Esse fator engloba as questões de desempenho e de negociação dos valores do contrato, por exemplo.

Contar com mais de um fornecedor também é válido para se ter um suporte mais qualificado quando houver anomalias. Nenhuma empresa quer ficar com os sistemas paralisados por muito tempo, afinal, isso representa perda de receita e de clientes.

Contar com um atendimento personalizado

Outro item que torna a multicloud uma boa alternativa para as empresas é a possibilidade de escolher o melhor provedor para projetos considerados estratégicos, ou seja, de grande valor para a companhia no momento.

Essa liberdade permite que a empresa conte com um fornecedor para garantir a segurança dos dados de um portal de serviços e, ao mesmo tempo, invista em outro provedor para o gerenciamento do banco de dados.

É crucial que essas escolhas sejam baseadas em critérios técnicos e levem em consideração a relação custo-benefício. O investimento em TI deve ser feito com responsabilidade para a empresa manter os dados seguros e a saúde financeira.

Obter redundância

A indisponibilidade das informações é um dos maiores receios que uma organização pode ter no cenário atual. O site de uma empresa de grande porte, ao ficar fora do ar por algumas horas, é sinônimo de prejuízos financeiros que dificilmente poderão ser recuperados.

Para evitar essa situação, a multicloud surge como uma excelente opção, pois proporciona a disponibilidade de mais de um provedor para manter os dados com fácil acesso para empregados e demais segmentos do público-alvo. Essa possibilidade de ter mais de um fornecedor para o mesmo serviço é o que caracteriza a redundância.

Contar com um alto nível de segurança

A segurança da informação também é uma das preocupações dos gestores de empresas. Afinal, o vazamento de dados gera danos financeiros e pode acabar com a reputação de uma companhia, algo que não tem como ser mensurado.

A nuvem múltipla permite que as corporações invistam em provedores com grande renome no mercado de TI. Assim, é viável contar com prestadores de serviço extremamente qualificados e que adotam as melhores práticas para evitar que as informações dos clientes sejam alvo de cibercriminosos.

Os fornecedores de multicloud sabem que necessitam adotar soluções avançadas para identificar ameaças e eliminá-las o mais rápido possível. Esse aspecto é primordial para conquistar credibilidade e manter a carteira de clientes.

O ideal é que as políticas de segurança dos provedores de multicloud sejam integradas, o que propicia aos clientes um ambiente mais seguro e com menos riscos de incidentes de segurança da informação.

Saiba o que é nuvem híbrida

A nuvem híbrida se caracteriza por ser uma solução que se destaca pela verticalidade, já que engloba a contratação do mesmo fornecedor para disponibilizar uma nuvem pública e outra privada. Esse modelo híbrido envolve apenas um prestador de serviço.

É possível dizer que é um serviço menos abrangente, se comparado com a multicloud, pois esta última se caracteriza por envolver vários fornecedores que podem contemplar uma ou mais demandas da empresa.

Com a intenção de ajudá-lo a compreender melhor a nuvem híbrida, vamos apresentar vantagens marcantes desse modelo. Continue conosco!

Serviço mais prático e simples

Pelo fato de apenas um provedor ser contratado para a prestação desse serviço, a negociação envolvendo aspectos financeiros e técnicos ocorre de maneira mais simples e prática. Com menos envolvidos nos debates sobre o andamento dos trabalhos, as decisões tendem a ser mais rápidas.

Na nuvem múltipla, existe a possibilidade de contar com mais de um fornecedor, podendo gerar divergências sobre como as ações devem ser realizadas. Já com a nuvem híbrida, essa facilidade de gerenciar o serviço é algo marcante, porque a empresa contratada não precisa se preocupar em assimilar os padrões de atendimento adotados por outros fornecedores no ambiente.

Maior flexibilidade e escalabilidade

Mover dados sensíveis de uma nuvem pública para uma nuvem privada (e vice-versa) é algo mais fácil de ser concretizado quando envolve apenas um ambiente. Esse cenário faz com que a nuvem híbrida tenha maior flexibilidade para a realização de ajustes e alterações no planejamento.

A nuvem híbrida ainda se destaca por oferecer mais condições de ajustes às necessidades de uma companhia, dependendo da demanda. Por contar com apenas um fornecedor, esse modelo facilita a ampliação ou a redução dos serviços de maneira ágil e prática em comparação com outros ambientes.

Negociar com praticidade uma demanda é um aspecto que as empresas valorizam bastante, porque ajuda a adequar o uso de recursos, de acordo com as condições financeiras e a necessidade de gerenciar um alto volume de dados.

Ficou claro até aqui que os dois tipos de serviços (multicloud e nuvem híbrida) apresentam benefícios que podem ser importantes para uma empresa. Portanto, a recomendação é que uma corporação sempre avalie, com muito cuidado, o melhor modelo de infraestrutura de TI para contemplar sua demanda corretamente. Acertar na escolha entre multicloud e nuvem híbrida é essencial para atingir o crescimento sustentável e o respeito do público-alvo!

Se quiser mais informações sobre como funcionam esses dois serviços, entre em contato conosco. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas!

 

Post Tags:
Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO