O que você precisa saber antes de realizar a migração para nuvem

Migração para a Cloud

A tecnologia da cloud computing mudou profundamente o mercado digital e o ambiente corporativo. Devido essa importância, iremos falar a respeito da migração para a nuvem, que oferece mobilidade aos usuários, armazenamento remoto de arquivos, bem como inúmeras outras vantagens ao seu negócio

A migração para a nuvem é um procedimento que compreende várias etapas e envolve diversos profissionais.  Além do agendamento das rotinas, para que ela ocorra da melhor maneira possível, é necessário definir métricas e o melhor método de integração entre a plataforma e os processos internos do seu negócio.

Neste artigo, criamos um guia sobre o que é preciso considerar antes e durante a migração para a cloud. Tudo para que você seja capaz de garantir o retorno sobre o investimento para a sua empresa. Confira!

Migração para a nuvem: o que considerar antes da implantar

A partir do momento que a sua empresa decide investir na cloud computing, o primeiro passo é buscar informações que possam ajudar na escolha da melhor estratégia para inserir esta tecnologia no seu negócio.  Esse cuidado é importante, pois é a base para que a migração para a nuvem seja realizada com precisão e rapidez.

Outro passo igualmente importante durante esse processo de migração é a realização de um diagnóstico profundo e detalhado de tudo o que precisa ser modificado na organização após todas as etapas serem finalizadas.

Caso ainda não tenha feito, crie canais de comunicação, incentive a colaboração de cada setor para analisar, em conjunto, os fluxos de trabalho e encontrar os pontos que precisam de melhoria, além de identificar os objetivos de médio e longo prazo de cada setor.

O trabalho em equipe e o levantamento de dados corretos de cada área serão essenciais para que o gestor enxergue e organize do melhor modo possível as prioridades dos setores e, dessa forma, consiga realizar o melhor direcionamento da migração de todas as informações necessárias para a cloud computing.

Vale ressaltar que a migração para a nuvem é uma grande mudança em relação ao modo tradicional de servidores dentro da empresa e a transição para esta plataforma requer muita atenção e planejamento estratégico.

As mesmas considerações devem ser levadas em conta se a sua organização já tem o serviço de cloud computing e apenas deseja mudar de provedor, por exemplo.

Os cuidados antes da implementação

Mesmo sendo extremamente segura, a cloud computing também requer alguns cuidados. Um deles diz respeito justamente à segurança dos dados. Por isso, antes de realizar a migração para a nuvem, a sua empresa precisa ter um plano muito bem estruturado e métodos bem definidos e detalhados.

Nunca é demais reforçar que um planejamento bem feito evita problemas e custos desnecessários. Com isso em mente, defina as datas da migração para a nuvem de cada setor e com os colaboradores envolvidos.  Essa etapa é importante, pois evita interrupções sem necessidade e diminui o risco de prejuízo na produtividade  de diferentes áreas.

O apoio do profissional responsável de cada departamento é crucial para identificar e organizar as informações sobre os fatores que podem causar danos com a migração. Com esses dados em mãos, a equipe técnica estará preparada para identificar o melhor modo de corrigir o problema e evitar danos ao seu negócio.

Pode parecer algo irrelevante, mas ter uma conexão estável e rápida pode fazer toda a diferença na hora de aproveitar todo o potencial da tecnologia contratada. Lembre-se que a necessidade de acessar servidores remotos será diária.Banner Transformação Digital

O que fazer durante o processo de migração para a nuvem

A etapa da execução é o momento em que a migração realmente acontece.  Se a fase de planejamento foi realizada corretamente, a migração real ocorrerá sem grandes percalços.

No entanto, assim como na fase de preparação, é necessário testar o ambiente também neste período. Somente assim você terá a garantia de que tudo funcionará de acordo com o planejado.

Durante o processo de migração, também é importante contar com o suporte de um time especializado, já que, apesar do planejamento e dos testes, podem ocorrer alguns contratempos nessa fase.

Independentemente de ser um processo complexo ou não, para que a migração ocorra rapidamente e sem grandes falhas, é necessário monitorar todas as atividades constantemente, inclusive avaliando o desempenho de cada equipe.

Também é importante avaliar, regularmente, os imprevistos e problemas enfrentados pelos técnicos durante a migração.  Não deixe de registrar o que deu certo e que não estava apontado no planejamento inicial.

Os procedimentos mencionados contribuem para que as rotinas de migração para a cloud sejam continuamente otimizadas e diminuam a possibilidade de erros e falhas durante a transição entre as etapas.

Quais medidas tomar após migrar para a nuvem?

A etapa final ocorre depois que a empresa inteira tenha migrado para a nuvem.  Nessa fase, é necessário realizar uma auditoria de tudo o que foi feito, identificando as falhas e verificando se os novos serviços foram adequadamente integrados aos processos da organização.

Após a migração para a nuvem, o papel do suporte será ainda mais importante, pois é ele que auxiliará os colaboradores da empresa no melhor uso do novo sistema, garantido que tudo funcione como planejando e eliminando erros e falhas.

Obviamente que “nem tudo será flores”.  Problemas podem ocorrer, assim é importante monitorar o fluxo de dados, além de gerenciar e otimizar processos que podem afetar diretamente a produtividade de todos os departamentos.

Além disso, após o processo de migração para a nuvem, a sua empresa deverá ter instalado todos os serviços necessários para manter a infraestrutura digital com alto desempenho, garantindo a redução de custos e aumento de competitividade no mercado

E agora que você já sabe sobre o que é necessário para a migração para nuvem, saiba que a Qualiserve oferece soluções de alto padrão para que a sua jornada ocorra da melhor maneira possível. Quer saber mais? Agende agora uma reunião com um de nossos especialistas.

Post Tags:
Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO