×
Compartilhar Inscreva-se

O que você precisa saber antes de realizar a migração para nuvem

Migração para a Cloud

A migração para a nuvem oferece diversas vantagens para os negócios, mas, como toda decisão estratégica, requer informações e planejamento adequados para garantir a integridade dos dados e a continuidade das operações. 

Migrando com segurança, sua empresa terá acesso a todos os benefícios decorrentes da migração, como a mobilidade para os usuários e o armazenamento remoto de arquivos, 

Neste artigo, fornecemos um guia completo sobre o que considerar antes, durante e depois do processo de migração para a cloud. Então, conte com a gente para minimizar os riscos e garantir o retorno sobre o investimento para sua empresa!

Falamos sobre:

O que é migração para a nuvem?

Antes de mergulharmos nos detalhes da migração para a nuvem, é importante entender o conceito por trás desse processo. 

A migração para a nuvem envolve a transferência de dados, aplicativos e recursos de TI de servidores locais ou infraestrutura obsoleta para a nuvem, como o Microsoft Azure. Portanto, essa mudança permite que as empresas aproveitem os benefícios da computação em nuvem, como escalabilidade, flexibilidade e acesso a recursos sob demanda.

Leia também nosso artigo: Migração para a nuvem: o que é, qual a importância e como migrar para ter uma visão ainda mais completa sobre como o processo de migrar para a nuvem vai impactar o seu negócio. 

Migração para a nuvem: o que sua empresa deve considerar antes de migrar

A migração para a nuvem é uma decisão estratégica que pode impulsionar o crescimento e a eficiência do seu negócio. Antes de dar esse importante passo e investir na cloud computing, é inteligente considerar alguns pontos-chave que ajudarão a garantir uma transição bem-sucedida:

1. Avalie as necessidades da sua empresa

Compreenda os desafios e objetivos do seu negócio para identificar as áreas que se beneficiarão da migração para a nuvem. Assim, analise as demandas de armazenamento, processamento, segurança e conformidade, bem como as expectativas de escalabilidade e disponibilidade.

O trabalho em equipe e o levantamento de dados corretos de cada área serão essenciais para que o gestor enxergue e organize do melhor modo possível as prioridades dos setores e, dessa forma, consiga realizar o melhor direcionamento da migração de todas as informações necessárias para a cloud computing. Aqui estão algumas dicas que podem ajudar nesse sentido:

  • Crie canais de comunicação;
  • Incentive a colaboração de cada setor para analisar, em conjunto, os fluxos de trabalho e encontrar os pontos que precisam de melhoria;
  • Identifique os objetivos de médio e longo prazo de cada setor.

2. Escolha o modelo de nuvem adequado

Avalie as opções disponíveis, como nuvem pública, privada ou híbrida, levando em consideração as características específicas do seu negócio. Assim também considere aspectos como custos, controle sobre os dados, conformidade regulatória e integração com sistemas existentes.

Vale ressaltar que a migração para a nuvem é uma grande mudança em relação ao modo tradicional de servidores dentro da empresa e a transição para esta plataforma requer muita atenção e planejamento estratégico. As mesmas considerações devem ser levadas em conta se a sua organização já tem o serviço de cloud computing e apenas deseja mudar de provedor, por exemplo. 

A Microsoft oferece uma ampla gama de opções de nuvem, incluindo o Microsoft Azure, que é uma plataforma confiável e escalável. Ao optar pela migração para a nuvem com a Qualiserve, você conta com a expertise da Microsoft, garantindo que suas necessidades de nuvem sejam atendidas de forma eficiente e segura.

Seja para iniciar a jornada para a nuvem ou migrar de provedor, estamos prontos para oferecer soluções personalizadas e um planejamento estratégico adequado para sua organização.

3. Planeje a migração

Estabeleça um plano detalhado para a migração, incluindo uma análise de riscos e um cronograma realista. Identifique as etapas necessárias, defina responsabilidades e assegure-se de contar com o suporte adequado, seja interno ou externo.

Mesmo sendo extremamente segura, a cloud computing também requer alguns cuidados. Um deles diz respeito justamente à segurança dos dados. Por isso, antes de realizar a migração para a nuvem, a sua empresa precisa ter um plano muito bem estruturado, com métodos bem definidos e detalhados.

Nunca é demais reforçar que um planejamento bem feito evita problemas e custos desnecessários. Com isso em mente, defina as datas da migração para a nuvem de cada setor e com os colaboradores envolvidos.  Essa etapa é importante, pois evita interrupções sem necessidade e diminui o risco de prejuízo na produtividade de diferentes áreas.

O apoio do profissional responsável de cada departamento é crucial para identificar e organizar as informações sobre os fatores que podem causar danos com a migração. Com esses dados em mãos, a equipe técnica estará preparada para identificar o melhor modo de corrigir o problema e evitar danos ao seu negócio.

Pode parecer algo irrelevante, mas ter uma conexão estável e rápida pode fazer toda a diferença na hora de aproveitar todo o potencial da tecnologia contratada. Lembre-se que a necessidade de acessar servidores remotos será diária.

O que fazer durante o processo de migração para a nuvem?

A etapa da execução é o momento em que a migração realmente acontece. Se a fase de planejamento foi realizada corretamente, a migração real ocorrerá sem grandes percalços.

Independentemente de ser um processo complexo ou não, para que a migração ocorra rapidamente e sem grandes falhas, é necessário:

Os procedimentos mencionados contribuem para que as rotinas de migração para a nuvem sejam continuamente otimizadas e diminuam a possibilidade de erros e falhas durante a transição entre as etapas.

1. Garanta a segurança dos dados

Implemente medidas de segurança robustas para proteger os dados sensíveis da sua empresa durante todo o processo de migração. Utilize criptografia, autenticação de acesso e monitore continuamente as ameaças potenciais. 

Nesse sentido, para ter mais tranquilidade e evitar contratempos nessa fase, é importante contar com o suporte de um time especializado, como a Qualiserve, e com um provedor que ofereça soluções avançadas de segurança e conformidade, como a Microsoft.

2. Faça um teste minucioso

Realize testes e simulações antes da migração completa para identificar e resolver possíveis problemas. Verifique a integridade dos dados, a interoperabilidade com os sistemas existentes e o desempenho da aplicação na nova infraestrutura.

Somente assim você terá a garantia de que tudo funcionará de acordo com o planejado.

3. Capacite sua equipe

Forneça treinamento adequado para a equipe de TI e outros usuários envolvidos na migração para garantir que eles estejam preparados para lidar com a nova infraestrutura e aproveitar ao máximo os recursos da nuvem.

Também é válido monitorar todas as atividades constantemente para avaliar o desempenho de cada equipe e avaliar, regularmente, os imprevistos e problemas enfrentados pelos técnicos durante a migração. Não deixe de registrar o que deu certo e que não estava apontado no planejamento inicial!

Quais medidas tomar após migrar para a nuvem?

Nessa fase, é necessário realizar uma auditoria de tudo o que foi feito, identificando as falhas e verificando se os novos serviços foram adequadamente integrados aos processos da organização.

Após a migração para a nuvem, o papel do suporte será ainda mais importante, pois é ele que auxiliará os colaboradores da empresa no melhor uso do novo sistema, garantindo que tudo funcione como planejado e eliminando erros e falhas. 

1. Monitore e otimize o desempenho

Acompanhe de perto o desempenho da sua infraestrutura na nuvem, identificando oportunidades de otimização e ajustando recursos conforme necessário. Utilize ferramentas de monitoramento e análise para obter insights valiosos e garantir a eficiência operacional contínua.

2. Mantenha a conformidade

Certifique-se de que os dados e processos na nuvem estejam em conformidade com as regulamentações aplicáveis ao seu setor. Implemente políticas de segurança e privacidade consistentes, faça backups regularmente e mantenha-se atualizado sobre as mudanças nas regulamentações.

3. Esteja preparado para escalar

Após o processo de migração para a nuvem, a sua empresa deverá ter instalado todos os serviços necessários para manter a infraestrutura digital com alto desempenho, garantindo a redução de custos e aumento de competitividade no mercado

Aproveite a flexibilidade da nuvem para expandir seus recursos e capacidade de acordo com as demandas!

A Qualiserve ajuda sua empresa a migrar para a nuvem

Na jornada de migração para a nuvem, contar com o suporte de especialistas é fundamental para garantir uma transição tranquila e segura. A Qualiserve está pronta para auxiliar sua empresa em todas as etapas desse processo, oferecendo conhecimento especializado e soluções personalizadas.

Como Microsoft Gold Partner, oferecemos aos nossos clientes o mais alto padrão de serviços e expertise técnica, com nível de qualidade e suporte incomparáveis.

Agende agora uma reunião com um dos nossos especialistas e saiba mais sobre como podemos ajudar sua empresa a migrar para a nuvem!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op