×
Compartilhar Inscreva-se

O que o relatório ISG Provider Lens 2022 apontou, sobre soluções em BI?

relatórios na mesa com caneta

O ISG Provider Lens™ nada mais é do que uma pesquisa comparativa feita anualmente entre os provedores de serviços. Esse relatório fornece avaliações independentes e de confiança dos fornecedores que estão presentes no Brasil, segmentados por meio do comportamento de mercado. Ele estuda alguns conceitos no mercado e, dentre eles, as soluções em BI.

Ele ajuda na escolha dos parceiros ideais para a sua empresa. É o único meio de avaliação dos provedores de serviços que combina pesquisas empíricas com base em dados concretos e, também, análises de mercado com o auxílio de toda a experiência e de reais observações feitas pela equipe global de consultoria da ISG. Sendo assim, o seu relatório acaba fornecendo importantes insights sobre a contratação de serviços de TI.

E, nesse texto, vamos falar sobre as conclusões tiradas sobre as soluções de BI. Vamos lá?

O que é o relatório ISG Provider Lens?

O ISG Provider Lens está aqui no Brasil desde o ano de 2017. Durante esse tempo, já foram publicados um pouco mais de 240 quadrantes sobre os segmentos principais de tecnologia, por meio de análises detalhadas de mais de 500 fornecedores.

Um dos fornecedores de tecnologia mais bem estabelecidos no mercado mundial é a Microsoft. Contendo milhares de parceiros em sua rede, vêm aumentando, cada vez mais, a sua capacidade e, também, auxiliando as empresas na adoção das tecnologias. Mas, conforme a Microsoft se transformava como uma parte da grande transformação em nuvem, essa rede foi submetida a diversas mudanças tectônicas durantes os últimos cinco anos. Nessa mesma época, a transformação digital tornou-se uma das grandes prioridades no cenário da tecnologia. E assim, hoje o mercado acaba exigindo uma geração nova de softwares, e muitos deles são serviços da Microsoft e de seus parceiros.

Mas, o que o relatório analisa?

A análise do relatório concentra-se em saber como os provedores no Brasil, Austrália, Malásia, Alemanha, Suíça, Singapura, EUA e Reino Unido estão posicionados, por meio da força de seus portfólios e, também, a sua competitividade no mercado.

Mesmo tendo milhares de fornecedores em todas essas regiões, prestando serviços com os produtos da Microsoft, este relatório concentra-se apenas nos concorrentes principais. Ou seja, tanto nas empresas globais, assim como nos fornecedores locais, para cada região que está sendo estudada.

Sendo assim, esse estudo oferece a todos que trabalham com TI, informações importantes que ajudam na tomada de decisão, como:

  • Transparência sobre os pontos fracos dos fornecedores;
  • Transparência de pontos fortes dos fornecedores;
  • Diferenciais competitivos.

As soluções que toda empresa precisa ter

Agora, vamos falar sobre o BI. Também conhecido como Business Intelligence ou Inteligência de Negócios, ele é um conjunto de processos que é sustentado através da tecnologia. Seu intuito é analisar dados e, com eles, apresentar um panorama geral sobre uma empresa específica, tendo o objetivo de apoiar gestores do negócio a tomarem melhores decisões sobre suas estratégias e processos.

O propósito das soluções de BI, não é fornecer uma resposta para determinada pergunta. Mas sim, gerar dados concretos e análises profundas que serão utilizadas como um ponto de partida para que a empresa consiga fazer mudanças positivas em todas as suas áreas.

Sendo assim, é importante entender a importância da cultura do data driven. Ela se fundamenta nas organizações que são orientadas por dados, e mantêm em seu dia a dia, ferramentas e práticas para construir uma base sólida de dados.

Esses dados podem vir de fontes externas como, por exemplo, estatísticas, pesquisas e indicadores econômicos. E, são gerados internamente para o sistema da empresa, através de planilhas e outros documentos, de acordo com as atividades de cada empresa.

Qual a importância das soluções em BI?

celular com power bi

Para que toda empresa mantenha-se competitiva no mercado, é essencial que ela saiba lidar com os seus dados coletados de uma forma bem estratégica. Hoje em dia, não há mais chance para quem se baseia apenas em “achismos”, ainda mais em um ambiente de transformação digital, onde estamos inseridos cada vez mais.

Há um certo tempo, os gestores de um negócio faziam todo o seu processo de análises da empresa, de forma manual. E isso, acabava demorando muito tempo para que as falhas fossem identificadas, além de perder o timing para as oportunidades que surgiam.

Dessa forma, as soluções de BI trazem uma grande economia de tempo e, também, de esforço para toda a gestão e colaboradores. Uma vez que, através da coleta de dados e de sua análise, é possível obter muitas informações úteis para a empresa.

Sendo assim, com o Business Intelligence, os gestores conseguem atuar de uma maneira preventiva, podendo enxergar divergências ou anomalias, ao invés de agir somente corrigindo falhas quando elas surgem. Além disso, o BI acaba otimizando diversos processos de uma empresa, fornecendo parâmetros de comparação, além de possibilitar o compartilhamento de análises feitas entre os setores.

De maneira prática, utilizam ele para: 

  • Trazer uma maior eficiência em seus processos operacionais;
  • Entender melhor o comportamento dos seus clientes e identificar os padrões de compra;
  • Acompanhar as suas vendas e suas finanças de maneira concreta;
  • Descobrir oportunidades novas de negócios;
  • Identificar onde estão seus gastos excessivos e reduzir os custos.

O que o relatório falou sobre soluções em BI?

Sem dúvida, o relatório trouxe algumas percepções sobre as soluções em BI.

O estudo mostrou que investir em soluções inteligentes e baseadas em dados é uma urgência para empresas de diferentes segmentos.

E mais do que isso, revelou que todos os fornecedores desse tipo de serviço, possuem a capacidade de entender quais são os objetivos dos seus clientes, demonstrar seu conhecimento em dados e suas habilidades. E assim, fornecer a orientação necessária aos seus clientes, tendo uma abordagem prática, com atenção em todos os detalhes, para realizar os seus objetivos finais, juntos.

Em relação a isso, Mauricio Ohtani, responsável pelo estudo ISG, ainda destacou a Qualiserve nossos diferenciais neste tema: “Além da especialização em Power BI, a Qualiserve IT Experience também atua com Power Apps e Power Automate.”

Se você ficou interessado e quer saber mais sobre nossa solução para a sua empresa, clique aqui! Você vai ver como uma ferramenta ideal pode transformar o seu negócio, otimizando seus processos e trazendo um maior lucro.

Não deixe, também, de acessar o nosso blog. Nele, você encontra mais conteúdos sobre TI!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op