×
Compartilhar Inscreva-se

10 otimizações que só o business intelligence pode proporcionar para o seu negócio

profissionais analisando dados no computador

Conceito muito utilizado no mercado tecnológico nos últimos anos, o business intelligence é capaz de potencializar as estratégias do seu negócio e tornar as tomadas de decisões mais assertivas.

Neste artigo, falaremos sobre o BI, explicando seu conceito e mostrando benefícios que ele pode trazer para empresas como a sua.

Ficou curioso e quer saber mais?

Então, continue a leitura e fique por dentro do assunto!

O que é business intelligence?

Antes de mais nada, queremos explicar o que é o business intelligence. Então, trata-se da combinação de mineração e visualização de dados, com ferramentas e práticas recomendadas para ajudar empresas a tomarem decisões baseadas em informações importantes para elas.

Com isso, é possível gerar mudanças positivas, eliminar riscos e ineficiências, além de se adaptar rapidamente às tendências da área.

Quando o business intelligence surgiu?

Por mais que o termo pareça moderno e atual, ele foi criado na década de 70 pela empresa de consultoria e desenvolvimento de soluções tecnológicas Gartner Group.

Em meados de 1990 o BI passou a descrever a capacidade das empresas acessarem informações a seu favor, permitindo que o advanced analytics ou, as análises de dado avançadas fossem mais detalhadas e pudessem auxiliar diretamente nas decisões dos negócios.   

Aos poucos, quando os resultados começaram a se mostrar satisfatórios, facilitando a gestão de dados e ajudando no crescimento de diferentes corporações, mais empresas passaram a prestar atenção e investir neste tipo de solução, que pode auxiliar a sua equipe, conforme explicaremos ainda neste texto.

Mas, de um modo geral, o business intelligence ajuda na compreensão das práticas de coleta e uso de dados, fazendo com que as estratégias usadas para um determinado negócio sejam ainda mais objetivas.

Do mesmo modo, permite que esses métodos criados através dos dados, também, sejam monitorados e suas informações transformadas em melhorias.

Benefícios para o seu negócio

Não há como negar que empresas que desejam crescer, devem ter consciência de que o business intelligence se tornou essencial para garantir sua competitividade no mercado.

Um estudo recente da empresa americana de softwares para visualização de dados Tableau, revelou que entre os benefícios mais interessantes do BI estão: criação de estratégias mais eficazes, decisões táticas, economia de tempo e maior produtividade.

Mas, além do que citamos agora, entre as maiores vantagens do BI, podemos destacar:

  • Melhor visão para tomadas de decisão;
  • Redução de custos;
  • Eliminação de retrabalhos;
  • Mais organização;
  • Previsibilidade de crescimento;
  • Fornecimento de informações confiáveis;
  • Análise em tempo real da performance do negócio.

Como você viu, os benefícios são muito atrativos. Pois, com tudo o que listamos acima, sua empresa pode ter os dados que precisa para crescer e se destacar na área em que atua.

foco em dados na tela de um celular e um computador

10 otimizações do business intelligence para o seu negócio

Agora que falamos o que é business intelligence e mostramos alguns de seus benefícios, chegou a hora de mostrar como sua empresa pode ser beneficiada na prática. Confira a seguir:

1 – Melhoria na experiência do cliente

Sem dúvida, o BI ajuda a aumentar a satisfação do seu cliente. Isso porque, você pode ter acesso a todos os dados dele em um único lugar. Assim, consegue entender quais ações podem ter uma influência positiva nesta parceria.

2 – Operações otimizadas

Outra grande conquista do business intelligence está diretamente relacionada à parte operacional da sua empresa. Com este tipo de solução, é possível automatizar tarefas de rotina, melhorando os processos e reduzindo problemas que podem atrapalhar o dia a dia e comprometer a produtividade da empresa.

3 – Departamento financeiro

Com o BI, a saúde financeira de uma corporação, também, é beneficiada. Pois, as informações proporcionam uma visão holística da realidade do negócio, através do acesso a dados históricos, tendências e cálculo de riscos.

Além disso, é possível ter um controle de despesas e receitas, melhorando a gestão financeira e revelando quais investimentos podem oferecer o retorno positivo que você procura.

4 – Planos de marketing

De fato, uma empresa que deseja crescer num mundo cada vez mais tecnológico, precisa concentrar esforços na área de marketing. Com o business intelligence, a performance das estratégias aumenta consideravelmente, já que é possível identificar tendências, analisar o comportamento do consumidor e aplicar e monitorar técnicas essenciais para o mercado digital.

5 – Controle de estoque

O acesso de dados importantes, pode, também, influenciar positivamente em ações como controle de estoques. Então, se você atua em uma empresa que realiza este serviço, saiba que, com a solução certa, você pode automatizar tarefas, antecipar ações e ter relatórios inteligentes para gerenciar ainda melhor essa questão.

6 – Detecção de falhas

Como você viu até aqui, as soluções de BI, permitem que um gestor ou diretor tenha informações essenciais sobre a empresa ao alcance de suas mãos. Portanto, além de tudo o que já falamos ao longo deste texto, a utilização desta tecnologia permite que os profissionais detectem falhas com mais facilidade.

7 – Insights poderosos

Se com o BI é possível identificar erros, com os acertos não é diferente. O business intelligence oferece a chance de visualizar tendências, mudanças e ter ideias eficazes, de forma rápida. Da mesma forma, com informações úteis, os gestores podem enxergar investimentos e novas possibilidades para o negócio.

8 – Prevenção de riscos

Inegavelmente, existem perigos que podem te causar preocupação. E quando falamos sobre ameaças, não estamos nos referindo apenas aos ataques cibernéticos cada vez mais comuns. Mas, o business intelligence, pode ajudar a eliminar problemas, inclusive, financeiros, além de falhas que podem prejudicar a continuidade de um negócio.

9 – Segurança nas decisões

De nada adianta ter acesso aos dados, mas não saber como usá-los. Com o BI, é possível ter confiança na tomada de decisões importantes para a sua empresa. Pois, as informações que podem ser analisadas em tempo real, são seguras e trazem agilidade em ações essenciais.

10 – Sucesso nas vendas

Por fim, o BI pode ajudar a monitorar dados comerciais importantes. Assim, você identifica preferências dos consumidores, sazonalidades e informações indispensáveis para fechar um bom negócio. Ou seja, além de ajudar a eliminar a ociosidade, retrabalhos e identificar riscos que podem comprometer a sua empresa, a solução certa, é capaz de te ajudar a obter os resultados que deseja.

Por isso, ao avaliar ferramentas de business intelligence, você deve apostar em uma solução que seja compatível à sua realidade, além de ser segura e confiável. Além disso, ela deve contar com recursos que permitam que todas as vantagens que apresentamos aqui, sejam conquistadas.

Gostou do nosso texto? Em nosso blog temos muito mais!

Acesse agora e confira conteúdos que podem melhorar a experiência tecnológica da sua empresa!  

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op