×
Compartilhar Inscreva-se

Qual é o melhor tipo de backup para empresas? Entenda as diferenças!

Qual é o melhor tipo de backup para empresas? Entenda as diferenças!

Seja qual for o tamanho ou segmento de atuação da sua empresa, o maior ativo dela não são os produtos em estoque ou os valores em caixa. Atualmente, o bem mais valioso de qualquer empresa é seu banco de dados. É nele que estão armazenadas informações cruciais, como dados dos clientes, registros financeiros, estratégias de negócio e outros dados sensíveis. Por isso, da importância de escolher um tipo de backup para garantir a segurança.

Comumente, muitas empresas investem em medidas de segurança para proteger seus bens materiais, como seguros e sistemas de vigilância, mas negligenciam a segurança dos dados por serem intangíveis. No entanto, a perda de dados pode ter consequências gravíssimas, desde perda de produtividade e confiança dos clientes até prejuízos financeiros e legais.

Uma prática fundamental para garantir a segurança dos dados é o backup, ou seja, a cópia de segurança das informações armazenadas em um local seguro. Mas, utilizar um simples pendrive ou HD não é suficiente.

Existem diferentes tipos de backups, cada um com suas vantagens e desvantagens. Escrevemos este artigo para te ajudar a entender os principais tipos de backups e encontrar a opção que melhor se encaixa no seu negócio e método de trabalho. 

Aproveite a leitura! Se preferir, você pode agendar uma conversa com nosso time e tirar todas as suas dúvidas.

Quantos tipos de backup existem?

Se você está pesquisando sobre esse assunto, provavelmente já se deparou com artigos falando sobre três ou quatro métodos de backup. A verdade é que não dá para mensurar o número exato, mas sim, algumas das categorias mais populares. 

Por exemplo, o backup em nuvem é um dos principais e mais eficientes tipos de backups. Ele pode ser configurado de diferentes maneiras, combinando diferentes técnicas. Pode ser um backup completo na nuvem pública, backup diferencial na nuvem privada e assim por diante. 

A seguir, vamos falar sobre aqueles que consideramos os principais tipos de backup que podem ser utilizados para proteger os dados da empresa: backup completo, backup incremental, backup diferencial, backup espelhado, backup em nuvem e backup 365, esse último, específico para quem utiliza o Microsoft 365.

Cada tipo de backup tem suas próprias características e é importante entender qual deles é o mais adequado para cada situação. 

Vale lembrar que no nosso canal do Youtube temos uma série de vídeos sobre backup. Não deixe de conferir o que nossos especialistas dizem sobre o assunto!

Qual a diferença entre os tipos de backup?

  • Backup completo

O backup completo, também conhecido como full backup, é um tipo de backup que faz uma cópia integral de todos os dados selecionados em um determinado momento. Esse tipo de backup é indicado para quando não há uma rotina de backup pré-existente ou quando se quer garantir a disponibilidade de todas as informações.

Na prática, o backup completo é realizado por meio da cópia de todos os dados de um determinado sistema, seja ele um servidor, um banco de dados ou uma aplicação. Esses dados são salvos em um dispositivo externo de armazenamento, como discos rígidos, servidores físicos, ou na nuvem.

Para realizar o backup completo, é importante que o sistema esteja parado ou que a operação não afete o desempenho do servidor. Isso é necessário para garantir que todos os dados sejam copiados corretamente. Em geral, esse tipo de backup é feito em um intervalo de tempo pré-definido, como diariamente, semanalmente ou mensalmente.

Uma vez que o backup completo é realizado, é possível fazer a restauração de todos os dados em caso de falhas ou perdas. 

Esse processo de restauração é simples e rápido, uma vez que todos os dados foram copiados de uma só vez, mas é preciso garantir que os dados estejam criptografados e que o dispositivo de armazenamento utilizado para guardar o backup esteja protegido contra falhas.

  • Backup diferencial

O backup diferencial, por sua vez, faz uma cópia apenas dos arquivos que foram modificados desde o último backup (seja ele completo ou incremental). 

Esse tipo de backup economiza tempo e espaço de armazenamento e permite uma restauração mais rápida. Ainda assim, é mais lento do que um backup incremental, que copia apenas os dados que foram alterados desde o último backup.

A estrutura do backup diferencial é composta por um backup completo inicial e todos os backups diferenciais subsequentes. 

Um exemplo prático desse tipo de backup seria realizar um backup completo no domingo e backups diferenciais durante a semana. Se um arquivo fosse modificado na segunda-feira, apenas os dados modificados seriam salvos no backup diferencial na terça-feira. Se um arquivo fosse modificado na quarta-feira, o backup diferencial de quinta-feira incluiria todas as alterações feitas desde o backup completo de domingo, além das alterações feitas na quarta-feira.

O backup diferencial é recomendado para empresas que têm um grande volume de dados que não mudam com frequência e precisam de backups frequentes, mas não diários. 

Porém, é importante lembrar que cada empresa tem necessidades únicas e é importante avaliar suas necessidades específicas antes de escolher o melhor tipo de backup para sua empresa.

Clique aqui e conheça as soluções de backup da Qualiserve, empresa que é autoridade no assunto, reconhecida pelo ISG Provider Lens.

  • Backup incremental

O backup incremental é outro método de backup muito utilizado em ambientes corporativos. 

Ele é semelhante ao backup diferencial, mas em vez de fazer backup de todos os dados alterados desde o último backup completo, ele faz backup apenas dos dados alterados desde o último backup, por isso, geralmente é mais rápido que o backup diferencial.

No entanto, a restauração de dados pode ser um pouco mais complexa, já que é preciso restaurar todos os backups incrementais desde o último backup completo para ter uma cópia dos dados.

Para otimizar o uso do backup incremental, é comum fazer backups completos em intervalos regulares e usar backups incrementais para copiar apenas as alterações diárias. Essa estratégia pode economizar espaço de armazenamento e minimizar o tempo de backup e restauração.

É importante ressaltar que, assim como no backup diferencial, o backup incremental também requer um software de backup confiável e uma política clara de gerenciamento de backups para garantir a segurança dos dados. Sua empresa já está atuando em conformidade com a LGPD? 

  • Backup espelhado

O backup espelhado cria uma cópia exata do disco rígido em tempo real, garantindo a continuidade dos negócios em caso de falha.

Esse tipo de backup é realizado através da replicação de dados em um ou mais dispositivos de armazenamento diferentes, proporcionando alta disponibilidade e redundância de dados em caso de falhas de hardware ou outras interrupções do sistema.

O backup espelhado geralmente é utilizado em sistemas críticos, onde a disponibilidade dos dados é fundamental para a continuidade dos negócios. Ele também é comumente utilizado em conjunto com outras técnicas de backup, como o backup completo e o backup incremental, para fornecer uma estratégia abrangente e confiável.

  • Backup 365

Além dos tradicionais backups de arquivos e estruturas, também é necessário proteger os dados que trafegam na nuvem. O Backup 365 existe para recuperar dados perdidos ou corrompidos em contas do Microsoft 365. 

A Qualiserve possui um recurso projetado exclusivamente para isso, o Qualibackup, que ajuda a proteger os dados dos clientes contra perda acidental, corrupção ou exclusão maliciosa

Com o Qualibackup, os usuários podem recuperar facilmente dados de e-mail, calendário,

contatos, OneDrive e SharePoint, mesmo que eles tenham sido excluídos por engano ou

sejam inacessíveis por outros meios. Os dados recuperados são restaurados em seu

estado original, mantendo todas as suas propriedades e metadados.

Quais os tipos de backup em nuvem?

Todos os tipos de backups que detalhamos acima podem ser realizados em servidores físicos ou na nuvem, dependendo dos objetivos do seu negócio.

O backup em nuvem permite armazenar as cópias de segurança em servidores remotos, garantindo a segurança e a disponibilidade dos dados em caso de desastres locais. Além dessa tranquilidade, a migração para a nuvem traz muitas outras vantagens para as empresas, como escalabilidade, mobilidade e economia.

Alguns tipos de backups na nuvem incluem backup na nuvem público, backup na nuvem privado e backup na nuvem híbrido. 

  • Nuvem pública – O backup de nuvem pública é a opção mais econômica, mas também pode ser a menos segura, pois os dados são armazenados em servidores compartilhados.
  • Nuvem privada – O backup de nuvem privada é mais seguro, mas requer um investimento mais alto, pois os dados são armazenados em servidores dedicados.
  • Nuvem híbrida – Já o backup de nuvem híbrida combina os benefícios do backup em nuvem pública e privada, permitindo uma maior flexibilidade e segurança.

Geralmente, a configuração é uma combinação de diferentes tipos de backups, como o backup completo, o backup incremental e o backup diferencial.

Para entender mais sobre as diferenças entre o backup físico e na nuvem, assista também esse vídeo:

Qual o melhor tipo de backup?

O melhor tipo de backup é aquele que atende às necessidades específicas da empresa em relação à disponibilidade, tempo de recuperação, espaço de armazenamento e custos. 

É necessário um diagnóstico detalhado para propor a melhor solução para sua empresa, mas, nos 16 anos de experiência da Qualiserve, o backup na nuvem tem provado cada vez mais ser a opção mais inteligente e estratégica.

Aqui estão algumas das principais vantagens do backup na nuvem:

  • Compatível com todos os sistemas operacionais;
  • Disponibilidade, já que o armazenamento em servidores locais requer manutenções mais frequentes e pode prejudicar o fluxo do trabalho;
  • Maior organização, sem duplicidade de informações;
  • Mais flexibilidade, segurança e colaboração para equipes que atuam de diferentes locais.

Além disso, é essencial adotar o Qualibackup, um recurso valioso para empresas que desejam ter a tranquilidade de saber que seus dados importantes estão protegidos contra perda acidental ou corrupção até mesmo enquanto trafegam no Microsoft 365. 

Se a sua empresa está em busca de uma solução de backup confiável e segura, a Qualiserve pode ajudar. Sabemos como implementar as melhores práticas de backup e garantir a segurança dos dados de sua empresa.

Clique aqui para conhecer o nosso trabalho e veja como podemos contribuir com o seu, transformando a tecnologia em sua aliada estratégica!

Compartilhe

Junte-se a nossa lista de leitores.

Receba em primeira mão dicas e novidades da Qualiserve!

Campo obrigatório
Email inválido

Deseja receber e-mails sobre os serviços da Qualiserve? Você pode cancelar sua inscrição a qualquer momento.

Selecione uma opção.
Ao informar seus dados, você concorda com a Política de Privacidade.

Agora estamos prontos para ajudar você!

Você receberá todos os nossos conteúdos e dicas exclusivas.


© Copyright • Qualiserve - IT Experience •
Política de privacidade • Dev by 2op